materiais para cadeira de escritório

Materiais para cadeira de escritório: saiba quais devem ser escolhidos

Quando se fala em profissões que trabalham muito tempo de frente ao computador, é comum que as pessoas pensem no notebook ou computador como o item principal do trabalho. Porém, para que você passe horas com maior produtividade e menos cansaço no corpo, ficar de olho na escolha dos materiais para cadeira de escritório é indispensável.

Afinal, é a cadeira que influencia na nossa postura. Isso significa que, quando ela é bem escolhida, os usuários se sentem confortáveis por mais tempo e podem ter um rendimento mais prolongado, além de terem otimizada a sua qualidade de vida. Quer saber como escolher a melhor cadeira? Saiba que o material utilizado na cadeira influencia diretamente no conforto, na segurança e na durabilidade do produto.

Agora que você percebeu a importância dos materiais para cadeira de escritório, continue conosco e saiba o que considerar na hora da escolha. Confira!

Quais são os principais materiais para cadeira de escritório?

Conforme mencionado, o material da cadeira, que é o equipamento utilizado em boa parte do tempo de muitos profissionais, exerce uma enorme influência na qualidade profissional e do trabalho. Conheça os tipos existentes!

Cadeira de couro

Normalmente são as cadeiras escolhidas para salas de CEOs e executivos de alto padrão, já que se trata de uma material nobre e que oferece um ar de maior sofisticação. Além disso, é ideal para quem busca maior durabilidade e métodos mais fáceis de higienização, especialmente em tempos de pandemia, caso ela for dividida com outras pessoas.

Cadeira de estofado sintético

O estofado sintético tem características semelhantes ao couro, o que se mostra como uma opção alternativa mais econômica para substituí-lo. Assim, você conta com um material de fácil limpeza, com ar de sofisticação, toque confortável e que ainda concentra temperatura adequada tanto para ambientes frios como quentes.

Cadeira de tecido

A cadeira de tecido também se mostra benéfica, assim como o revestimento sintético, especialmente devido ao preço mais acessível. Porém, ela não é de fácil limpeza, como as outras versões. Ainda assim, ela oferece durabilidade, variedade de estampas e cores, seja o tecido em poliéster ou lã.

Cadeira com tela

Se a sua prioridade é escolher uma cadeira que permita uma maior ventilação, a cadeira em tela/vazamento, normalmente feita de plástico, bambu, madeira ou sintético, é a melhor opção. Junto disso, o material se destaca pelo design e pela ergonomia, que tende a ser mais confortável e evitar dores na coluna, principalmente aqueles que possuem apoio lombar ajustável.

Como avaliar os materiais para cadeira de escritório?

Você já conheceu os principais tipos de materiais utilizados em cadeiras de escritório. Chegou o momento de entender os critérios essenciais que devem ser considerados na avaliação desses materiais.

Acabamento

O acabamento da cadeira diz muito sobre o padrão de qualidade da empresa que vai fornecer o item. Assim, analise atentamente e procure por desgastes ou arranhões em todas as superfícies da peça. Se a compra for online, pesquise bem a avaliação e o feedback de outros compradores, além de conferir com cautela todas as especificações do produto.

Tecidos e almofadas

Os tecidos naturais — como algodão, lã ou couro e linho — são preferíveis aos sintéticos — como nylon e acrílico —, quando o assunto é aumentar o conforto, a segurança e a durabilidade da cadeira. Quanto às almofadas das cadeiras, quando existirem, a recomendação é que você prefira as removíveis e firmes, que tendem a ser mais duráveis que as fofas, além de facilitar a higienização.

Espuma

As espumas laminadas, compostas por lâminas de baixa densidade, oferecem maior maciez, mas têm a durabilidade reduzida. Enquanto as espumas injetadas, que são as mais comuns atualmente, são inseridas com o formato de encosto ou assento, e isso proporciona maior resistência e durabilidade à cadeira.

Ergonomia

Assentos com tamanho adequado ao do usuário permitem que ele mantenha a coxa inteira apoiada, o que evita problemas com dores nas costas. Também é recomendado que o encosto tenha um sistema de ajuste, que permita inclinaçãoe regulagem de altura.

Quais são os tipos de cadeira para escritório?

Para entender qual é o material mais adequado, é indispensável considerar o tipo de cadeira para escritório. A seguir, você confere os principais deles.

Cadeiras operacionais fixas

É comum a presença dessas cadeiras em mesas executivas. Elas apresentam uma enorme variação de tamanho, acabamento, modelos, com braço ou sem braço etc. São utilizadas como interlocutor e atendimento.

Cadeiras operacionais giratórias

Cadeiras de regulagem mínima para o uso no escritório. Regulagem de altura e giro da concha, mas sua categoria pode elevar até regulagens de altura e inclinação do encosto, profundidade do assento e altura do apoio lombar.

Cadeiras de polipropileno

Essas cadeiras são comumente vistas em áreas de lazer da empresa ou para visitantes. Porém, existem versões que valorizam mais a durabilidade e a ergonomia, o que permite que elas sejam utilizadas por mais tempo, sem que isso traga desconforto para o usuário.

Cadeiras presidente ou diretor

Já falamos sobre o material de couro, que normalmente é utilizado nas cadeiras para presidentes ou diretores de uma empresa. Isso porque essas cadeiras tendem a exigir materiais mais nobres, como o mencionado, além de espuma de alta qualidade e acabamentos mais sofisticados. Além disso, elas costumam apresentar um encosto maior.

Cadeiras de recepção ou longarina

Como o próprio nome sugere, são cadeiras que ficam em recepções e salas de atendimento. Normalmente, ficam duas ou mais cadeiras juntas, o que gera um melhor custo-benefício. Como você pôde perceber, existem uma série de critérios que devem ser levados em conta na escolha de materiais para cadeira de escritório.

Seguir essa etapa com atenção é fundamental para comprar um produto com maior conforto, segurança e durabilidade. Nesse sentido, a Flexform, além de oferecer tudo isso —oferece um produto certificado por uma certificadora global que é destaque no mercado internacional, a UL Brasil.

Gostou do nosso post? Então aproveite todas as dicas que trouxemos aqui para acessar o site da Flexform e escolher a cadeira com base nas informações fornecidas e na sua necessidade.

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.