moveis para arquitetos

Móveis para arquitetos: 8 dicas para escolher no projeto!

Em um projeto arquitetônico, existem muitas decisões a serem tomadas para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Sendo assim, entre os detalhes mais importantes estão os móveis para arquitetos. Afinal, sua escolha deve ser feita com muito cuidado, pois eles têm a capacidade não só de complementar a decoração, mas também de trazer funcionalidade ao espaço e melhorar a ideia inicial para aquele ambiente.

Neste post, confira 8 aspectos que é preciso levar em conta na hora de escolher os móveis do seu projeto. Veja também por que a Flexform é a parceria ideal para você. Boa leitura!

Como escolher móveis para arquitetos com 8 dicas?

Para começar a escolher bons móveis para arquitetos, você precisa se preparar com antecedência. Isso porque não basta apenas seguir o projeto que você idealizou, mas também pensar em outros fatores que podem interferir nessa escolha. Veja 8 deles a seguir!

1. Defina o estilo da decoração

O estilo da decoração é um dos primeiros pontos que você deve considerar para os móveis. Afinal, apesar de você conseguir adaptá-lo, cada um tem algumas características próprias, que precisam ser seguidas.

Por exemplo, o conceito industrial envolve espaços abertos, sem muitas divisórias. Além disso, também inclui materiais mais “frios”, como metal e cimento. Portanto, os móveis também podem seguir essa linha para reforçar essa identidade.

2. Aposte em móveis funcionais

Funcionalidade é uma característica essencial para o sucesso de um projeto arquitetônico. Afinal, não adianta escolher uma peça que atenda ao conceito do estilo e seja bonita, mas que a pessoa não consiga usar. Por exemplo, um armário que é alto demais ou um guarda-roupa que não pode ser aberto no quarto.

Sendo assim, pense nas melhores escolhas para o ambiente que está sendo construído ou renovado, considerando como cada peça vai ser usada e, de preferência, por quem. Dessa forma, é possível tomar decisões mais acertadas.

3. Faça um planejamento completo

Da mesma forma que é preciso pensar no uso dos móveis, também é necessário fazer um planejamento completo daquele espaço. Nesse caso, ele acontece de duas formas.

A primeira é pensar em todos os elementos que você quer usar naquele cômodo, inclusive os de decoração. Além disso, é importante definir onde você quer que cada móvel fique, começando dos maiores até os menores. Dessa forma, é mais fácil chegar a uma lista de opções para o seu cliente.

Outro ponto importante é considerar o espaço a ser criado em relação aos outros cômodos, para que você faça boas escolhas de móveis e mantenha a identidade do local. Nesse caso, isso é ainda mais essencial se você não fizer o planejamento de uma casa ou escritório inteiro, mas apenas de uma área.

4. Priorize a ergonomia

Pensando nos móveis para arquitetos, a ergonomia é outro aspecto fundamental. Afinal, as pessoas que usam o local querem se sentir confortáveis. Por isso, priorizar essa característica é extremamente importante.

Por exemplo, em uma empresa, ela vai fazer toda a diferença. Isso porque os funcionários podem ter mais produtividade com móveis ergonômicos, como no caso das cadeiras de escritório. Além disso, é uma forma de mostrar a preocupação da empresa com a saúde e bem-estar deles.

Já em uma casa, espaços como salas, quartos e home office também precisam de móveis assim, para que a pessoa se sinta bem e possa exercer as atividades, seja trabalho, lazer ou estudo, de forma melhor.

5. Opte por materiais sustentáveis

A sustentabilidade não é só um conceito que está na moda. Pelo contrário, muitas empresas e pessoas valorizam sua aplicação e tomam medidas para implementá-la em seus espaços. Aliás, é comum que elas procurem por empresas que também sigam esses padrões.

Portanto, investir em móveis para arquitetos que atendam a esses requisitos de sustentabilidade, com peças de qualidade, mas que poupem recursos em sua produção e explorem novos materiais, é um diferencial para apresentar a seu cliente. Aliás, se for uma empresa e ela mesma tiver o compromisso de ser mais sustentável, a parceria com você pode ser ainda mais valorizada.

6. Use peças planejadas

Uma boa dica na hora de escolher os móveis de um espaço é pensar nas opções planejadas. Afinal, elas são criadas sob medida para atender as necessidades do seu cliente, considerando materiais e formatos de sua preferência. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de uma empresa para fazer a execução dessas peças.

Outra opção é contratar um marceneiro, que vai criar cada móvel de forma mais artesanal. Nesse caso, o ganho se dá ainda mais porque a peça será realmente exclusiva, não seguindo um molde pré-definido.

7. Considere o gosto do cliente

Muitos arquitetos podem fazer escolhas pelos clientes, especialmente se a pessoa não entende muito sobre o assunto e confia plenamente no profissional. Mas nesse processo, há o risco de você escolher tudo com base em sua visão do que é melhor e mais bonito.

Assim, como os gostos são pessoais, é possível que a pessoa, depois do projeto pronto, fique decepcionada com o que foi definido, até falando sobre isso depois de tudo pronto. Dessa forma, para evitar esses riscos é necessário prever e impedir esse tipo de reação. Para isso, a melhor forma é entender bem o gosto do cliente, e principalmente o que ele não gosta, para tomar boas decisões.

8. Escolha bons fornecedores

Alguns móveis, como as cadeiras, você vai encomendar com fornecedores específicos. Por isso, é preciso atenção. Mais do que olhar o preço do produto, é essencial escolher o que tem melhor custo-benefício.

Ou seja, móveis que apresentam a versatilidade de se adaptar nos espaços que você vai criar, bem como tenham qualidade e durabilidade para que o cliente fique satisfeito e o espaço seja atendido por um bom tempo.

Por que contar com a Flexform para a escolha dos seus móveis?

Diante de todas essas dicas que passamos, você pode contar com a Flexform para realizar o seu projeto. Afinal, desde a década de 1990 desenvolvemos móveis para arquitetos inovarem em suas criações. Para isso, investimos fortemente em qualidade e até criamos nosso próprio Laboratório, Galileo, que atende todas as certificações nacionais de segurança e ergonomia, além de poder realizar ensaios internacionais.

Falando em atuação internacional, além de garantir a qualidade de nossas cadeiras e móveis, também não podemos deixar o design de lado. Por isso, realizamos parcerias com designers internacionais para manter sempre a inovação de nossos produtos.

Para complementar os nossos produtos e reforçar nossos valores, também buscamos matérias-primas sustentáveis, garantindo peças com 98% de materiais recicláveis, que ajudam o meio ambiente e o posicionamento de sua empresa dentro do conceito de ESG.

Os móveis para arquitetos não são apenas detalhes de decoração, mas dão a identidade e a funcionalidade a um espaço. Por isso, é importante escolhê-los com cuidado. Nesse caso, você pode seguir as 8 dicas que passamos para pensar bem, antes de tomar uma decisão. Além disso, vale a pena contar com a Flexform para encontrar soluções sustentáveis e certificadas, para valorizar ainda mais o seu projeto.

Quer conhecer todas as soluções que temos para casas e empresas? Fale conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.