móveis sustentáveis

Móveis sustentáveis: conheça os diferenciais da Flexform

Sabemos que sustentabilidade é um termo que dá notoriedade a quem o emprega, afinal, pensar sustentável é algo extremamente positivo. Porém, quando falamos em móveis sustentáveis, estamos indo além. Isso porque, nesse caso, quem fabrica esse tipo de mobiliário está sendo amigo do meio ambiente em vários sentidos, como:

  • não poluindo a natureza com processos de extrativismo vegetal;
  • na comercialização de produtos oriundos do que foi descartado;
  • na reutilização de madeira de reflorestamento;
  • no não desmatamento etc.

Com tudo isso em mente, a Flexform, empresa que se destaca na concepção e fabricação de cadeiras e poltronas, preparou um artigo sobre móveis sustentáveis, como a marca aplica o conceito em seus produtos e seus diferenciais. Enfim, esta será uma leitura “verde” (ecológica). Confira!

O que é sustentabilidade em móveis?

A sustentabilidade em móveis envolve três pilares fundamentais:

  • econômico;
  • ecológico;
  • social.

Segundo André Voros, engenheiro e gerente estratégico de produtos da Flexform, com base nesse entendimento, ao produzir móveis sustentáveis, nossa empresa busca atender a estes três requisitos.

Pilar econômico

No pilar econômico, por exemplo, produzimos móveis que demandam poucos componentes. Dessa forma, ao utilizar menos matérias-primas, o meio ambiente é menos afetado.

Pilar ecológico

No lado ecológico, por exemplo, existe a reciclabilidade, que engloba o uso de fontes renováveis, como as madeiras com certificado FSC, que já vêm de áreas de reflorestamento.

Pilar social

Por fim, na questão social, a Flexform trata seus funcionários com idoneidade, além de pensar no bem-estar e conforto do consumidor final. Já com seus vizinhos e meio ambiente em geral, utilizamos as diretrizes do SMS (segurança, meio ambiente e saúde). É pautado em tudo isso e com muita responsabilidade que produzimos nossos móveis.

Qual é a importância dos móveis sustentáveis?

A sustentabilidade é fundamental para o futuro da humanidade e de todo o planeta. Com isso em mente, no segmento de imóveis, a Flexform utiliza, em seus móveis de madeira, produtos provenientes de áreas de reflorestamento, além de buscarmos materiais com índice de reciclabilidade alto, termoplástico, aço e alumínio. Além disso, há a questão ambiental e o meio social.

Tais móveis costumam custar mais caro devido ao processo de fabricação que envolve certos custos que garantem a sustentabilidade, como a redução da utilização dos recursos da natureza, e jogar uma quantidade menor de resíduos. Todo esse custo é revertido em sustentabilidade, a qual é relevante também para quem entende o valor agregado em um móvel sustentável.

Enfim, os móveis sustentáveis são importantes para o meio ambiente, para fomentar a consciência sustentável nos clientes e para — se um dia tais objetos precisarem ser descartados — não agredirem a natureza.

Como a Flexform aplica o conceito em seus produtos?

Na Flexform, os conceitos “sustentabilidade” e “móveis sustentáveis” são indiscutivelmente aplicados. Isso porque, nos materiais utilizados, 98% de toda matéria-prima usada é reciclável. Ou seja, desde o início do desenvolvimento, utilizamos:

  • menos recursos naturais;
  • matérias-primas que sejam recicláveis;
  • materiais com componentes reciclados em sua composição.

Também ressaltamos que, se antes uma cadeira tinha em torno de 140 itens ou componentes, atualmente, ela passa a ter entre 70 e 80. O resultado é uma redução em seu peso entre 20 a 30%, resultando em móveis mais leves tanto quanto for possível.

Quem sai ganhando? A Flexform, que se mantém eco-friendly, os clientes, que adquirem um móvel sustentável e menos pesado, e, finalmente, o meio ambiente, que agradece a sustentabilidade, entregando-nos uma natureza melhor.

Quais são os diferenciais dos móveis sustentáveis da Flexform?

Os diferenciais da Flexform são bastante expressivos, merecendo destaque:

  • ser sustentável já é um diferencial da empresa, por atender o cliente com o que ele deseja — móvel de madeira — sem, no entanto, agredir o meio ambiente. Aliás, muito pelo contrário, a natureza se torna melhor, ao transformarmos madeira de reflorestamento em móveis sustentáveis;
  • garantia de 7 anos, sendo a única do mercado com essa segurança para o cliente. Esse prazo é válido para o uso correto do produto, como não se sentar no braço de uma cadeira, utilizar o peso máximo das prateleiras dos armários etc.;
  • segue o novo marco regulatório do Inmetro, que pretende ser uma das bases para a reindustrialização do Brasil, reforçando a obrigação dos fabricantes em produzir os componentes dos seus, sempre atendendo aos requisitos da norma;
  • outro diferencial da Flexform é seguir o design europeu, como as inigualáveis linhas italianas;
  • também podemos destacar o conforto — afinal, quem não deseja sentar-se em cadeiras de escritório confortáveis sem sequer pensar em dores na coluna?
  • a alta durabilidade e a garantia de 7 anos são outros dois grandes diferenciais e tanto dos nossos móveis;
  • atender a todas as normas pertinentes à fabricação de móveis sustentáveis, como certificado FSC, rótulo ambiental, ISO 14000 e outros certificados, ou seja, tudo o que é relacionado ao meio ambiente.

Todos os produtos da Flexform contam com o pensamento sustentável desde o início, ou seja, são pautados em sustentabilidade, desenvolvimento e produção sustentável. Podemos, por exemplo, citar aquela que foi a primeira cadeira totalmente desenvolvida pela empresa, já que as anteriores eram concebidas e produzidas em parceria com empresas italianas — o berço do design. Estamos falando da cadeira My Chair, que recebeu esse nome justamente por ser a primeira a ser produzida 100% pela empresa.

A My Chair é um exemplo de produto feito com 80 itens, sua produção atende à norma vigente, ABNT NBR 13962, é mais leve, além de ser um produto 98% reciclável. O encosto é fixado diretamente no mecanismo, enquanto outras cadeiras semelhantes de outras empresas têm uma sustentação de lâmina de aço.

Neste post, você viu que a Flexform é uma empresa que, definitivamente, se atenta para tudo o que é relacionado à preservação da natureza, ao produzir seus móveis sustentáveis. Isso ficou claro na forma de aplicação do conceito sustentabilidade, nos muitos diferenciais da empresa, no fato de as cadeiras serem 98% recicláveis e no lado social — que é totalmente comprometido com o meio ambiente e com os consumidores finais.

Agora que você conhece os diferenciais e o comprometimento sustentável da Flexform, entre em contato para conhecer nossas soluções de venda corporativa e saber mais sobre nossos produtos.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.