tipos de cadeira para cozinha

Tipos de cadeira para cozinha: veja aqui!

Na hora de escolher a mobília para sua casa, um dos ambientes mais importantes são os espaços abertos. Afinal, é neles que as pessoas circulam e recebem visitas. Por isso, é essencial considerar bem os tipos de cadeira para cozinha, a fim de montar um espaço adequado para as suas necessidades e que combine com o seu lar.

A seguir, confira quais são os vários tipos de cadeiras que você pode escolher. Saiba também algumas dicas importantes para definir as opções para sua casa. Boa leitura!

Quais são os tipos de cadeira para cozinha que você pode ter na sua casa?

As cadeiras não são todas iguais. Afinal, elas variam em tamanho, formato, materiais, acabamentos, entre outras características de seu design que as tornam únicas. Por isso, vale a pena conhecer alguns tipos, antes de decidir qual usar. Confira a seguir!

Cadeiras coloridas

Foi-se o tempo em que mesa de madeira deveria ter cadeiras de madeira. Atualmente, o design possibilita usos mais criativos dos móveis, a fim de criar combinações exclusivas.

Para isso, as cadeiras coloridas são uma forma de destacar o ambiente com cores contrastantes, mas sem deixar o visual total desequilibrado. Além disso, elas são uma maneira de mostrar bastante estilo.

Cadeiras estofadas

Combinando tanto com mesas quanto com bancadas, os modelos estofados trazem conforto para a cozinha. Ideais para refeições em família, longas conversas à mesa e para receber visitas para jantar, elas também podem ter tecidos e cores em destaque, como o veludo vermelho, para conferir ainda mais elegância ao espaço.

Cadeiras de alumínio

As cadeiras de alumínio são versáteis e combinam com diferentes estilos de decoração. Além disso, elas podem contar com estofados, terem apenas a estrutura ou pernas em alumínio, bem como usar a combinação de outros materiais, o que traz mais detalhes às peças.

Cadeiras de madeira

Dentre os tipos de cadeira para cozinha, os modelos de madeira são os mais tradicionais. Afinal, são usados há séculos, sejam estofadas ou não. Além disso, atualmente elas se destacam fortemente em alguns conceitos, como o rústico. Porém, nada impede que elas combinem com espaços mais modernos, inclusive, sendo pintadas de várias cores.

Cadeiras de aço

As cadeiras de aço têm um estilo que lembra o conceito industrial. Porém, nem por isso são pesadas. Dependendo de seu formato e design, elas podem inclusive trazer leveza à cozinha. Além disso, seu destaque é a facilidade de limpeza.

Como escolher as melhores cadeiras para a sua cozinha?

Agora que você conhece alguns tipos de cadeira para cozinha, confira as dicas que separamos para você saber qual é a melhor para a sua casa!

Defina onde elas serão colocadas

O lugar onde as cadeiras são colocadas também influencia em qual modelo você vai usar. Por exemplo, no caso das cadeiras, como elas chegam a cerca de 50 cm, atendem bem mesas e bancadas de cerca de 70 cm. Já as banquetas podem alcançar os 75 cm, por isso, podem ser usadas para bancadas de 1 metro ou mais.

Dessa forma, você garante que quem vai se sentar para comer fique em uma posição confortável, sem estar muito abaixo ou muito acima do nível da mesa ou bancada. Aliás, pensando em ergonomia, assim como com as cadeiras de rodízio dos escritórios, é preciso considerar o encosto para que a pessoa não fique numa posição ruim na hora de comer.

Opte pelas de fácil manutenção

Se a sua cozinha é uma área separada da sala de jantar, é possível trabalhar com dois estilos diferentes de cadeira. No primeiro ambiente, dado o risco de sujar, receber umidade e até gordura, a cadeira pode ser mais simples de limpar. Já na sala de jantar, os modelos estofados são bem-vindos.

Porém, se o espaço é um só, como nas cozinhas americanas, vale encontrar opções intermediárias que facilitem a manutenção, sem perder o conforto. Nesse caso, os modelos de madeira, por exemplo, são bastante úteis, pois têm design leve, acolhedor e são fáceis de limpar.

Pense no tipo de decoração

Outro aspecto que influencia bastante nos tipos de cadeira para cozinha que você vai usar é a decoração. Isso porque ela guia o estilo que a cozinha vai ter. Portanto, os materiais, as cores e as peças precisam seguir certos padrões.

Por exemplo, para quem faz questão de um estilo minimalista, as cadeiras de madeira estofadas com espaldar alto podem quebrar o conceito todo, já que têm um visual mais “pesado”. Nesse caso, modelos de metal seriam uma boa alternativa.

Considere a disposição dos móveis

Pensar nos outros móveis também é importante. Isso porque não adianta montar uma bela mesa e bancada com lindas cadeiras, mas não conseguir abrir a geladeira e os armários para cozinhar.

Sendo assim, é essencial observar os móveis que já estão na cozinha para que os espaços sejam medidos. Com isso, você vai saber quais cadeiras pode usar naquela área.

Já se a cozinha estiver sendo montada, é interessante também pensar nessas peças antes de dispor todo o projeto. Se possível, deixe espaço sobrando para garantir mais liberdade de escolha, ou então, tenha em mente o estilo que deseja, antes de fazer as combinações de bancadas e armários.

Leve em conta o tamanho do ambiente

O espaço total que você tem na cozinha também vai influenciar nos tipos de cadeira. Aliás, isso não só para locais pequenos, que precisam de cadeiras compactas. Afinal, o contrário também acontece. Ou seja, se a sua sala de jantar é muito grande, escolher cadeiras de pouca presença pode deixar um visual vazio.

Assim, cadeiras mais robustas, com cores fortes e tecidos, que possam combinar com as cores nas paredes e outras peças de decoração, ajudam a compor o ambiente e “preencher” toda a área, sem a necessidade de exagero ou de usar muitos móveis.

Não importa qual seja o espaço que você tenha em casa, conhecer os tipos de cadeira para cozinha é essencial para criar um ambiente harmonioso, acolhedor e com seu estilo. Na cozinha americana, por exemplo, o estilo e o espaço são os requisitos a serem considerados para a escolha. Já em uma sala de jantar ampla, a criatividade ajuda a trazer mais estilo ao cômodo por meio das cadeiras. Independentemente de qual seja seu caso, considerando nossas dicas, você vai conseguir chegar a uma boa escolha para o seu lar.

Além das dicas, também vale a pena conhecer os nossos modelos de cadeiras para sala de jantar. Confira no site e descubra quais combinam com você!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.