Revitalização de ambientes: é possível fazer isso sem obras?

Revitalização de ambientes: é possível fazer isso sem obras?

Com o passar do tempo, a mesma disposição de móveis e outros itens em casa ou no escritório acaba criando certa monotonia. Por isso, as pessoas precisam fazer mudanças para dar um novo ar ao local, mas nem sempre é viável ou necessário investir em obras grandes e dispendiosas.

Para resolver essa questão, é recomendável apostar em revitalização de ambientes como alternativa. Mas de que forma fazer isso? É isso que vamos ver neste artigo! Continue a leitura.

Como é possível revitalizar o ambiente sem obras

Se você já não suporta mais olhar para as mesmas coisas e sente que já passou da hora de mudar tudo, sem gastar muito nem começar uma nova reforma, há diversas opções simples, mas que podem produzir efeitos incríveis no resultado. Você pode melhorar não apenas a estética dos seus espaços, mas a qualidade de vida e o bem-estar de todos que circulam pelo lugar. Vamos conferir algumas sugestões?

Mude os móveis de lugar

Essa estratégia é bastante usada, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a arrastar móveis grandes e só trocam os mais leves e menores. Experimente, então, mudar os maiores de lugar, e você verá quanta transformação isso pode proporcionar em um ambiente. Com uma modificação mais significativa, tudo fica diferente, incluindo o funcionamento do espaço e as sensações que ele provoca. Por isso, é importante focar no resultado usando os móveis para setorizar e delimitar os espaços, como estantes e poltronas.

Também é interessante não concentrar todos os móveis grandes na mesma área, mas espalhá-los pelo ambiente. Além disso, as peças mais volumosas devem ficar próximas das paredes maiores ou em locais mais distantes da circulação de pessoas. Assim, você garante uma proporção mais harmônica e não obstrui a atmosfera do local.

Realoque os acessórios

Uma boa forma de rearranjar ambientes é ajeitar os acessórios, limpando e eliminando a bagunça. Mas é possível ir além disso, reorganizando os elementos de maneira a valorizar cantos e paredes específicas. Isso tende a chamar mais atenção para áreas que antes não tinham nenhum atrativo. No entanto, em vez de espalhar objetos de forma aleatória, procure agrupá-los de acordo com suas funções, criando um sentido de organização.

Utilize papel de parede

O bom e velho papel de parede nunca esteve tão atual. É uma ótima alternativa para quem precisa dar uma repaginada em um cômodo da casa ou do escritório, sem precisar lidar com os temidos inconvenientes de uma reforma. E o melhor de tudo: não há necessidade de contratação de mão de obra especializada para fazer o trabalho. Você pode fazê-lo e se divertir com isso.

O mercado oferece uma extensa variedade de modelos, que vão desde as imitações de revestimentos até os mais simples. Então, basta um pouco de paciência e tempo, com as devidas instruções do fabricante em mãos. Dessa forma, você desfruta de opções práticas que transformam e dão vida nova a antigos espaços. E, no lugar de plaquetas de pedra na parede, com todos os percalços de gastos, sujeira e mão de obra, você compra um revestimento com os produtos indicados para fixação das placas, e a sua parede com textura estará lá, linda e nova.

Mudanças feitas dessa maneira são mais rápidas e não interferem tanto em sua rotina. Além disso, o custo de um papel de parede é incomparavelmente menor que o gasto com tudo o que seria necessário para colocar em prática projetos convencionais para revestimentos.

Use luminárias

Luminárias também são opções versáteis e práticas para fazer mudanças incríveis. No mercado, você encontra diversos estilos e tamanhos, que podem transformar totalmente a atmosfera dos seus ambientes ou apenas dar um charme a mais, dependendo da sua intenção. Para a revitalização de ambientes com esse tipo de recurso, você pode optar por luminárias clássicas, modernas, pendentes, arandelas, abajures, lustres e trilhos de luzes.

Outra possibilidade muito bacana é simplesmente trocar a cor das lâmpadas. Com luzes de cores diferentes, você muda completamente a sensação do ambiente, uma vez que cada uma influencia o estado das pessoas de uma determinada forma, sabia?

Na sala de estar, por exemplo, a iluminação com tons mais quentes, como o amarelado, pode criar um ambiente mais acolhedor e intimista. Já as lâmpadas com luz branca deixam o local mais claro e tendem a manter as pessoas mais alertas.

Invista em mobiliário novo

Adquirir um móvel novo é, definitivamente, algo muito bom e revigorante. Essa é uma alternativa que pode dar uma completa repaginada em qualquer ambiente, levando um novo aroma, um estilo diferente para a sua casa. Além disso, é uma oportunidade de experimentar novas tendências.

Então, para quem gosta de diferencial e exclusividade, nada melhor que apostar em um bom planejamento do mobiliário para aproveitar melhor os espaços e levar mais versatilidade para o lar ou o local de trabalho. No entanto, móveis não planejados também oferecem excelentes opções para melhorar o astral dos seus espaços.

Aposte em uma pintura nova

Uma nova pintura nas paredes ou no imóvel todo também é uma ótima pedida para mudar completamente os ares dos ambientes. As combinações são incontáveis, incluindo a pintura de uma parede em um tom distinto das demais ou mesmo do teto, para dar uma sensação de amplitude ou rebaixamento da altura do cômodo.

Tudo depende da estrutura do local, do tamanho da janela e da quantidade de elementos presentes no cômodo. Contudo, sem dúvida, uma camada de tinta nova é capaz de renovar qualquer lugar.

Inclua plantas e objetos decorativos

Nada mais apropriado para revitalizar ambientes que incluir plantas neles. Essa é mais uma tendência que está super em alta e tem um poder incrível de deixar qualquer lugar mais leve, arejado e festivo. É, também, uma das mais baratas maneiras de promover mudanças internas.

A variedade de espécies, de cores e tamanhos é imensa e, com a combinação correta, devidamente posicionada nos pontos-chave dos ambientes, você faz da sua casa um jardim aconchegante e tranquilizador. Então, para fazer um bom trabalho com plantas, procure dedicar algum tempo pesquisando as melhores para ter dentro de casa e arrase nos arranjos.

Para finalizar a sua revitalização de ambientes, complemente com objetos decorativos, como quadros, esculturas e até alguns livros dispostos em locais estratégicos. Fica um charme.

Se você gosta de ficar por dentro de novidades e quer saber mais sobre móveis para casa e escritório, entre em contato e converse com a nossa equipe!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.