Ergonomia 30/09/2024
7 dicas para escolher uma cadeira para programador ideal
Cada vez mais pessoas atuam como programadores, seja de forma direta, como sua carreira principal, ou indiretamente, utilizando código em alguns aspectos da sua rotina. Qualquer que seja o caso, esse trabalho envolve passar várias horas por dia na frente do computador digitando. E, para isso, você precisa contar com a cadeira para programador ideal para você.
Quem trabalha no computador ou no escritório sabe muito bem a importância de investir em uma boa cadeira. Ter o modelo certo para você não é só uma questão de conforto ou estilo, mas também de saúde. Se você fica várias horas sentado na mesma posição todos os dias, o mínimo que você deve buscar é uma cadeira que não te cause dores.
Com tantas opções à sua disposição, pode ser difícil encontrar o modelo ideal para você. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Acompanhe.
1. Ergonomia é a prioridade
Como mencionamos, qualquer pessoa que trabalha sentada na mesma posição por várias horas seguidas sabe muito bem como isso pode prejudicar a sua postura. Se você ficar muito tempo em uma posição ruim, pode começar a sentir dores na coluna e nas pernas. Se os seus braços não estão na altura certa, eles também vão ficar doloridos em pouco tempo.
Por isso é importante buscar cadeiras mais ergonômicas. A altura do assento e do apoio para os braços, por exemplo, devem se adequar melhor ao seu corpo, permitindo que você fique em uma posição mais relaxada. O mesmo vale para o posicionamento das costas. Assim, você pode continuar programando sem se preocupar com possíveis complicações de saúde.
2. Considere a durabilidade
Outro fator importante ao investir em uma cadeira para programador é a sua durabilidade. Considerando que você vai usá-la várias horas por dia, não só quando estiver programando, então ela precisa ser bem resistente. Caso contrário, vai começar a apresentar defeitos bem antes do esperado.
Na maioria dos casos, vale a pena investir um pouco mais em uma cadeira feita com materiais mais duráveis do que seguir para a opção mais barata. Assim, você passa mais tempo sem ter que trocar sua cadeira, além de não ter que lidar com certos defeitos que prejudicam sua ergonomia e seu bem-estar.
3. Verifique todos os ajustes
Outro fator que contribui com a ergonomia de uma cadeira é a possibilidade de ajustar alguns de seus componentes. Por exemplo, o posicionamento dos braços, das costas e altura do assento. Também é comum encontrar cadeiras com rolamento, sendo fáceis de posicionar. Isso às torna mais versáteis e permite um pouco mais de movimento das pernas e do tronco.
Cadeiras ajustáveis são mais eficientes em termos de conforto e ergonomia, já que podem se adequar melhor ao seu corpo. Esse é o caso de muitas cadeiras gamer, por exemplo. Porém, fique atento a essas partes móveis, já que elas também costumam ser os pontos mais frágeis de sua estrutura. Se eles parecerem muito fáceis de danificar, podem não funcionar tão bem com ajustes constantes.
4. Escolha um modelo que combina com seu espaço
Além da funcionalidade, a sua cadeira para programador também deve combinar com seu estilo. E não faltam exemplos de cadeiras duráveis e ergonômicas com uma grande variedade de cores e designs. Mais que suficiente para você encontrar uma alternativa que se encaixe na estética que você criou para seu escritório.
Para os profissionais que trabalham em Home Office, é bem comum personalizar seu espaço de trabalho. Afinal, ele também é um espaço pessoal. Isso ajuda a criar uma conexão maior com o ambiente, além de torná-lo mais agradável aos olhos. Sendo assim, também vale a pena combinar o design da sua cadeira com o resto da sua decoração.
5. Pense no seu conforto
Esse ponto é bem alinhado com o conceito de ergonomia, mas também é algo que você deve levar em conta por si só. Afinal, é você quem vai utilizar essa cadeira a maior parte do dia. Sendo assim, ela precisa te deixar o mais confortável possível ao longo de todas essas horas de trabalho.
Estar confortável enquanto programa também vai impactar diretamente na qualidade do seu trabalho. Ter que lidar com dores ou mudar de posição a todo momento enquanto está digitando pode quebrar sua concentração e dificultar seu desempenho. É sempre mais fácil trabalhar quando você tem um pouco mais de conforto.
Com essas dicas, você já tem um direcionamento melhor para encontrar a melhor cadeira para programador. E se estiver na dúvida, conte com a Flexform para te ajudar. Temos diversos modelos disponíveis, com grande variedade de designs e materiais de alta qualidade.
O que está esperando? Confira o catálogo das cadeiras de escritório da Flexform agora e encontre o modelo ideal!