acabamento de cadeira

6 dicas para escolher o melhor acabamento de cadeira para escritório

O acabamento de cadeira para escritório é um detalhe que pode garantir maior durabilidade, ergonomia e beleza para o local de trabalho. O momento da escolha do material, realmente, oportuniza uma boa experiência para o rendimento de melhores dias no emprego. Afinal, é nesse móvel que se permanece a maior parte do tempo. Então, tudo que se quer é preservar sensações que passem longe do desconforto.

Dessa forma, após a leitura deste texto, você saberá quais são as seis melhores dicas para escolher o acabamento de cadeira para escritório. Afinal, é preciso estar por dentro de como, efetivamente, determinadas questões podem impactar profundamente o bem-estar durante a utilização da poltrona. Vamos lá?

1. Pense nas suas necessidades

A variedade de cadeiras disponíveis no mercado é pensada em função também das inúmeras formas de utilizar esse objeto. Assim, há quem as use para ficar apenas duas horas por dia, em um único turno ou aqueles que se sentam durante um dia inteiro. De qualquer modo, para todo contexto, há características que precisam ser mais valorizadas que outras. E, por isso, é necessário estar atento ao que priorizar.

Dessa forma, pensar nas suas necessidades aumenta as chances de que a compra seja bem-sucedida no longo prazo. Por exemplo, nem sempre uma cadeira com muito acolchoamento será tão interessante quanto se pensa em um primeiro momento. Se a pessoa que a usará for magra e muito alta, o melhor é encontrar uma cadeira que consiga acomodar bem a lombar, mesmo que não tenha tanto estofado.

A dica é notar o conjunto de vantagens. Por isso, elenque em um caderno ou folha de papel quais são as suas maiores prioridades. Há muitas pessoas que tem um excesso de suor, apesar do ar-condicionado. Isso, no longo prazo, pode desencadear o aparecimento de cisto pilonidal (inflamação no cóccix). Logo, escolher uma cadeira telada pode evitar o agravamento desse quadro.

2. Fique atento aos materiais

Não existe um material perfeito para todas as situações, corpos e formatos. Contudo, é possível utilizar das melhores formas cada tipo de tecido e material no geral. Uma exemplificação disso é se o ambiente for aberto e receber maresia. Logo, cadeiras com acabamento em metal devem ser objeto de maior cuidado para que não aconteça o enferrujamento. Nesse caso, a pedida menos custosa se encaixa na escolha com resina termoplástica.

Por isso, observe as texturas e cores disponíveis em assentos com tapeçaria ou em tela. Uma cor branca pode ser ótima para um escritório médico, porém requer cuidados de limpeza redobrados para que não amarele ao longo do tempo. Por outro lado, uma cor azul pode ser ótima para deixar o ambiente alegre e jovial. Portanto, veja nas especificações de cada cadeira quais são os materiais existentes e pesquise antecipadamente.

3. Considere a durabilidade

Durabilidade é a capacidade de um material resistir de modo relativamente integral à passagem do tempo. O ato de sentar e levantar, além de movimentar as rodinhas, caso a cadeira as tenha, gera um atrito que, a depender do material, pode desgastá-lo de uma maneira mais rápida.

Portanto, desconfie de cadeiras que prometem durabilidade definitiva ou algo parecido. Afinal, toda peça está sujeita ao desgaste. Mas há aquelas que, apesar disso, conseguem manter um bom desempenho das funções. Uma boa maneira de saber a questão da durabilidade é observar os selos de certificações. Eles atestam que a cadeira passou por uma série de testes de resistência.

Adicionalmente, também observe o tempo de garantia. Por ele, você poderá ficar mais seguro nesse investimento. Afinal, saber, exatamente, se a cadeira vai conseguir suprir todas as suas principais expectativas, é algo que será alcançado apenas com o hábito do uso.

4. Priorize o custo-benefício

Encontrar a melhor fusão entre o preço e a qualidade do acabamento da cadeira é outra dica acertada para uma compra qualificada. Afinal, infelizmente, cadeiras não são para sempre, mas podem permanecer com você tempo o suficiente para o investimento realmente ter sido válido. Como falamos, é preciso elencar as suas prioridades individuais para que, assim, seja possível encontrar o melhor custo-benefício.

5. Não se esqueça da ergonomia

Definitivamente, cadeira e coluna são duas palavras que deveriam ser sinônimos. Ou seja, a cadeira é boa? Então, a coluna também vai ficar boa! Ou vice-versa. É muito grande a quantidade de pessoas que adquirem problemas nas articulações em função da utilização de cadeiras inadequadas para o seu corpo.

Ter cuidado com a saúde do profissional começa pela prevenção de doenças e pela qualidade de vida no cotidiano do trabalho. Assim, priorize a ergonomia da sua cadeira. Observe se a altura do encosto das mãos e da coluna está adequada para as dimensões do seu corpo.

Também é válido notar se as rodinhas da cadeira se movimentam bem pelo espaço e qual o tamanho da base para que seja possível fazer um ângulo de 90º nos joelhos, mantendo uma boa postura. Antes de realizar a compra, teste a cadeira, para ter mais segurança de suas características.

6. Combine com o restante do ambiente

A estética também é um elemento que pode ampliar a sensação de bem-estar. Por isso, ao procurar um acabamento de cadeira que dialogue com as cores do ambiente, por exemplo, você facilita a criação de uma harmonia. Logo, um local mais integrado também pode proporcionar mais concentração e aconchego.

Pensando em longo prazo, uma cadeira que combine com o restante do ambiente facilita a vontade de permanecer naquele local. Por isso, a estética também não pode ser deixada de lado no momento da escolha de uma ótima cadeira. Nesses momentos, é preciso observar quais são as cores do ambiente. Se você tem dúvidas sobre qual a melhor cor, opte por tons sóbrios, como o preto.

É fundamental saber a importância de ter atenção à durabilidade dos materiais, ao custo-benefício e à ergonomia aliada às suas necessidades, sem deixar de notar a cor e o formato da cadeira para combinar com o ambiente. Dessa forma, você pode escolher, com mais autonomia, ótimas cadeiras de escritório.

Então, quer saber qual o lugar para conseguir adquirir uma boa peça? A Flexform tem uma ótima variedade de itens, com acabamentos de cadeiras diversos, que você pode conferir e aproveitar em uma experiência de conforto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.