Entenda a importância do descanso ativo no trabalho

Com o ritmo acelerado que o trabalho muitas vezes exige, não investir em conforto e em descanso ativo pode prejudicar a sua produtividade e gerar uma sobrecarga maior sobre o seu emocional. Nesse sentido, contar com uma cadeira de escritório ergonômica e com ações que reduzem os impactos das longas horas de trabalho se torna cada vez mais importante.

A partir de boas práticas e de bons equipamentos de trabalho, é possível reduzir o estresse e as tensões, manter a produtividade alta e ter mais felicidade na rotina profissional. Quer saber mais sobre a importância do descanso ativo e como aplicá-lo no dia a dia? Então, confira este texto!

Qual a importância do descanso ativo no trabalho?

A realização de pausas é essencial para alcançar vários benefícios no cotidiano de trabalho. A seguir, destacamos algumas vantagens de realizar paradas ativas comprovadas por meio de pesquisas. Confira!

Melhora a produtividade

Segundo um estudo publicado na West University of Timisoara, realizar pausas no trabalho de até 10 minutos pode ajudar a reduzir a fadiga, aumentar a energia e, consequentemente, o nível de produção.

Sendo assim, fazer pausas ativas e regulares é um bom meio de aumentar a produtividade e conseguir desempenhar as atividades com mais eficiência ao longo do dia, garantindo que ao final do expediente, todas as tarefas sejam entregues.

Diminui o estresse

Um relatório publicado pela People at Work, do ADP Research Institute, sugere que 67% dos trabalhadores brasileiros sentem que o alto nível de estresse prejudica o desempenho no trabalho.

Nesse sentido, realizar pausas adequadas é uma boa forma de reduzir o foco nos problemas e, desse modo, o estresse gerado por eles. Com a mente mais limpa, é possível encontrar as soluções necessárias para fazer um trabalho de qualidade.

Aumento da satisfação no trabalho

Por fim, a realização de pausas pode trazer mais felicidade e satisfação na hora de realizar as atividades laborais. Isso é o que destaca um estudo da Tork, no qual 94% dos entrevistados afirmam que ficam mais felizes quando são permitidos fazer pausas.

Nesse sentido, para ter pausas ativas e confortáveis, é válido contar com cadeiras de qualidade e com um ambiente adequado para relaxar antes de voltar ao trabalho de maneira eficiente.

Como aplicar o descanso ativo no trabalho?

Agora que você já sabe a importância de realizar pausas, que tal entender quais são as melhores práticas para garantir um descanso ativo durante esse período? A seguir, destacamos algumas dicas.

Faça alongamentos

Fazer alongamentos durante suas pausas rápidas é uma ótima forma de diminuir a tensão do trabalho e garantir que os seus músculos relaxem, evitando possíveis lesões — lembre-se também de contar com uma boa cadeira de escritório ergonômica.

Ao escolher os alongamentos que fará, pode optar pelos mais simples, que podem ser feitos da estação de trabalho sem nenhum problema, como esticar os braços acima da cabeça, tocar os dedos dos pés ou girar os ombros para trás.

Além disso, tenha cuidado ao fazê-los. É importante não forçar demais e manter uma respiração regular. Assim, você consegue aproveitar esses exercícios e os diversos benefícios que eles promovem.

Evite usar o celular

O uso do celular é bem comum quando realizamos pausas sem sair da nossa estação de trabalho. Porém, esse tipo de atitude pode gerar diversos danos e prejudicar a pausa ativa. Por exemplo, ele pode levar a problemas de postura, como a síndrome do pescoço de texto, onde o pescoço fica inclinado para frente por longos períodos.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Behavioral Addictions destaca que o uso do celular nas pausas pode dificultar a recuperação cerebral, o que leva a perda da performance cognitiva durante as atividades laborais.

Evitar o uso desse aparelho também é uma boa opção para oferecer descanso aos olhos e reduzir problemas de visão. Por isso, vale optar por fazer alongamentos e outras atividades e não pegar o celular nas pausas.

Tome uma água

Manter uma garrafa de água por perto para se hidratar durante as pausas rápidas também é uma ótima forma de manter um descanso ativo e recuperar a energia para desempenhar as funções do trabalho com alta qualidade.

Esse passo é essencial, pois a água ajuda a manter o corpo funcionando de maneira adequada, ajuda na manutenção da concentração e ainda provê energia e melhora na saúde geral.

Use uma boa cadeira

Uma boa cadeira ergonômica deve ser projetada para fornecer suporte adequado ao corpo e promover uma postura saudável. Nesse sentido, escolher uma opção que ofereça apoio de cabeça, além dos recursos tradicionais de ergonomia, é muito válido.

Modelos com esse tipo de ajuste tem um benefício adicional ao descanso ativo no trabalho, já que proporcionam suporte extra para a cabeça e o pescoço, ajudando a aliviar a tensão nessa região, especialmente durante longos períodos de trabalho.

O apoio de cabeça permite ajustes personalizados para atender às necessidades individuais de cada usuário, promovendo uma postura mais confortável e alinhada. Essa característica adicional contribui significativamente para reduzir a fadiga muscular e melhorar o conforto durante o trabalho.

Como escolher uma boa cadeira para ajudar no descanso ativo?

Além do apoio de cabeça, vale considerar outros itens indispensáveis para escolher uma cadeira de escritório que ajude no descanso ativo. A seguir, listamos alguns deles:

  • ergonomia — dê prioridade para as cadeiras ergonomicamente projetadas, que ofereçam suporte adequado para a coluna vertebral, lombar, pescoço e cabeça;
  • conforto — avalie o conforto da cadeira na hora de fazer a sua escolha, observando a capacidade dela de distribuir uniformemente o peso do corpo e minimizar os pontos de pressão;
  • materiais — verifique se a cadeira é feita de materiais duráveis e de alta qualidade, que resistam ao uso diário e ofereçam suporte consistente ao longo do tempo.

Vale destacar que as cadeiras de escritório da Flexform oferecem esses e vários outros benefícios que vão ajudar a ter um descanso ativo e alta produtividade na hora de trabalhar.

Ao entender qual a importância de praticar o descanso ativo e como isso pode ajudar a desempenhar as funções profissionais com mais eficiência, fica mais fácil fazer investimentos nessa área. Além disso, vale aplicar todas as dicas que apresentamos ao longo do texto e contar com uma cadeira de escritorio da Flexform para aumentar seu conforto e produtividade.

Quer conhecer os modelos disponibilizados pela Flexform? Então, acesse nosso site agora mesmo e veja em mais detalhes!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.