cloffice

Já ouviu falar em cloffice? Veja como apostar nesse conceito

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas foram levadas ao home office, mesmo não tendo condições de criar um ambiente apropriado para o trabalho em casa. Mesmo agora, algumas delas mantêm total ou parcialmente essa forma de trabalho, mas o problema com a adequação ainda existe. Assim, um interessante conceito foi adaptado para essa nova realidade: o cloffice.

Neste post, você vai entender de onde veio essa ideia e por que ela está se tornando uma tendência, além de saber as principais características do estilo. Por fim, vai descobrir como adequar esse conceito à sua realidade e montar seu próprio cloffice. Boa leitura!

O que é cloffice e por que é uma boa aposta?

O termo cloffice é uma junção das palavras em inglês closet, que quer dizer guarda-roupas, e office, que significa escritório. Ou seja, é um misto de estação de trabalho com armário. O conceito foi popularizado por blogueiros, que adaptaram o espaço dos closets para trabalhar. Mas foi retomado e tornou-se tendência desde o início da pandemia, quando muitas pessoas precisaram levar o trabalho para casa.

Nesse sentido, a ideia se torna cada vez mais procurada por ser uma solução que usa bem o espaço da casa, sem necessidade de reformas. Inclusive, tem sido adotada por quem segue o estilo minimalista. As principais características do cloffice são:

  • adaptabilidade a espaços pequenos;
  • adequação a qualquer cômodo disponível;
  • aproveitamento de prateleiras e nichos para expandir os espaços;
  • criação de um ambiente personalizado, que pode ser aberto ou escondido;
  • possibilidade de ter um escritório funcional, sem muitos móveis e objetos.

Como criar seu próprio cloffice?

Essa é uma solução ideal para quem precisa de uma estação de trabalho em casa. Afinal, você pode criar o seu próprio escritório em um cantinho personalizado, sem a necessidade de gastar muito dinheiro. Assim, deixa de trabalhar na mesa da sala de jantar, em meio ao barulho da casa, e pode aproveitar melhor o seu home office. A seguir, confira as dicas que separamos para você montar seu cloffice.

Escolha um bom local

Você não precisa de um grande closet para montar seu cloffice. Por exemplo, é possível usar o espaço de um guarda-roupa, uma estante embutida na parede ou até uma despensa para criar o seu. Nesse caso, o que mais importa é optar por um local em que se possa trabalhar em silêncio, sem muito fluxo de pessoas e com boa claridade.

Ajuste a iluminação

Ficar perto da janela é uma boa para seu cantinho de trabalho, pois é uma fonte natural de luz. Contudo, é preciso alguns cuidados nesse caso. Afinal, se você ficar perto demais, os reflexos podem interferir no conforto visual.

Por outro lado, ficar longe de janelas pode tornar o cloffice escuro, então ajuste a iluminação conforme for necessário. Usar abajur, colocar spots ou até instalar várias lâmpadas no espaço são boas formas de atender às necessidades de luz. Nesse caso, é preciso cuidado com o posicionamento para não criar sombras indesejadas, além de fazer a instalação adequada.

Delimite espaços

O cloffice deve ser um espaço pessoal, criado para atender à sua necessidade de um escritório. Sendo assim, é importante delimitá-lo em relação ao restante do cômodo, para que seu cérebro entenda que aquele local de trabalho é diferente da outra parte do ambiente, principalmente se for no quarto.

Além disso, a delimitação ajuda a esconder uma possível bagunça ou mesmo suas coisas pessoais, no caso de reuniões com chamada de vídeo. Portanto, o ideal é que o cloffice conte com uma porta, seja ela de correr, vazada ou inteiriça. Também é possível fazer uso de outros tipos de divisória.

Use cores claras e neutras

Quanto à paleta de cores, você pode usar qualquer tom que desejar. Porém, cores claras e neutras são muito indicadas para o cloffice por refletirem melhor a luz. Além disso, como se trata de um ambiente fechado e reduzido, essas tonalidades são boas para que o espaço pareça maior.

Você não precisa se limitar aos tons de branco e gelo tradicionais. Mesmo cores como o rosa bebê, o amarelo claro e até um verde bem clarinho podem ser boas opções. Outra forma de deixar o cloffice interessante é combinar vários tons.

Já em relação aos tons mais fortes, a dica é deixá-los para objetos específicos de decoração, para serem apenas detalhes pontuais e não algo que se sobressaia. Assim, você garante equilíbrio e pode tornar sua estação de trabalho neutra e relaxante para manter a concentração.

Opte por móveis planejados

Os móveis planejados existem para atender a espaços pequenos. Afinal, eles são feitos na medida disponível e podem cumprir com a utilidade esperada. No caso do cloffice não seria diferente. Na falta de armários ou na busca por um espaço maior, você pode construir um módulo na parede de sua casa, que pode ter uma profundidade maior, bem como ser feito com nichos, prateleiras e portas que ajudem a resultar em um excelente escritório.

Decore conforme seu estilo

Os objetos de decoração no cloffice ajudam a dar mais personalidade e deixá-lo mais bonito. Algumas possibilidades são:

  • porta-retratos com fotos suas e da família;
  • itens decorativos;
  • bonecos de coleção;
  • quadros motivacionais;
  • varais de recados.

Outra opção ideal para o cloffice são as plantas, que ajudam a dar um toque mais natural no ambiente. Nesse caso, elas podem ser escolhidas conforme as espécies que melhor se adaptam à sombra. Se optar por espécies como os cactos, é importante sempre tomar o cuidado de colocá-las ao sol.

Escolha a cadeira certa

Por fim, um item ideal que não pode faltar no seu mini escritório é a cadeira certa. Afinal, mais do que bonita e resistente, ela precisa ser confortável e ergonômica. Assim, você garante não só que ela se adapte ao espaço necessário, como também que não seja um problema para sua saúde.

O cloffice não surgiu na pandemia, mas atendeu muito bem às necessidades de quem precisou ter uma rotina home office nesse período. Ele pode ser adotado por qualquer pessoa que queira uma estação de trabalho no ambiente doméstico, mas não tem espaço suficiente. Dessa forma, sem gastar muito, você pode adaptar o espaço que tem para criá-lo, personalizando um cantinho ideal para colocar suas ideias em prática.

Gostou deste post e quer acompanhar nossos conteúdos? Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e LinkedIn. Venha nos seguir!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.