Veja o que significa ESG e sua importância!

Veja o que significa ESG e sua importância!

Nos últimos anos, o público está cada vez mais ciente do papel das empresas dentro da sociedade. Isso inclui seus impactos na população, em sua equipe e também no meio ambiente. Ao mesmo tempo, os próprios negócios estão levando em conta como seu trabalho impacta nesses aspectos. É daí que surge a necessidade de saber o que significa ESG nas empresas.

Você talvez já tenha ouvido falar desse termo. Considerando as mudanças mais recentes dentro das empresas, é importante que você adote essas práticas em seu dia a dia, desde o planejamento de processos até a aquisição de materiais e ferramentas.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é ESG, quais são seus fundamentos e quais são suas vantagens para a empresa. Acompanhe.

O que significa ESG?

ESG é uma sigla que significa “Environmental, Social and Governance” (Governança Social e Ambiental). Trata-se de um conjunto de práticas e princípios que servem para orientar um negócio para ser mais sustentável. Quanto mais dessas práticas são adotadas, mais amigável sua empresa é para o meio ambiente e para o espaço social ao seu redor.

A adoção de práticas sustentáveis nas empresas e nos mais variados projetos de arquitetura é um tema recorrente desde a década de 1970, mas começou a ganhar mais força no começo dos anos 2000. O termo, em si, se consolidou em 2004, quando foi citado em uma publicação do Pacto Global junto ao Banco Mundial.

Quais são os pilares do ESG?

Como mencionamos, esse termo engloba uma série de práticas que visam à sustentabilidade da empresa em todas as frentes. Ou seja, ela deve manter suas atividades sem causar prejuízo à sociedade.

Para atingir esse objetivo, ela utiliza três pilares norteadores. Veja aqui quais são.

Ambiental

Naturalmente, um dos pontos de partida do ESG é garantir que um negócio seja ecologicamente correto, sem causar danos ao meio ambiente ou trazer problemas no futuro como parte de suas atividades.

Mesmo que sejam extraídos recursos naturais, estes devem ser repostos na mesma medida, de modo que o ciclo de produção possa ser mantido indefinidamente. Quando falamos em arquitetura, esse é um ponto mais que relevante.

Essa é uma questão importante no mundo atual, onde a escassez de recursos naturais é uma preocupação recorrente. Sendo assim, é papel das empresas encontrarem formas de utilizar esses recursos de maneira mais eficiente.

Social

Além de ser sustentável do ponto de vista ecológico, a empresa também precisa cumprir sua responsabilidade social. Ou seja, ela deve trazer benefícios para a população com a qual atua, o que inclui tanto seus clientes quanto seus fornecedores e colaboradores.

Essa tarefa também pode assumir várias formas. Primeiro, é necessário considerar o impacto da empresa no dia a dia das pessoas, como seus produtos e serviços afetam sua rotina e qualidade de vida. Além disso, também existe a questão da economia colaborativa, da inclusão e da representatividade, oferecendo espaços seguros e sem discriminação.

Governança

Por último, o ESG leva em conta boas práticas de governança, as quais promovam maior transparência e eficiência. Inclui desde a geração de relatórios financeiros mais completos e abertos até a manutenção de uma boa rentabilidade. Afinal, a sustentabilidade do seu modelo de negócio também envolve a continuidade da sua empresa.

Quais são os benefícios do ESG para a empresa?

Investir em ESG é uma questão de responsabilidade social da empresa, mas também traz uma série de vantagens para seu negócio. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Contribui com a reputação da empresa

Graças à maior acessibilidade da informação e da tecnologia digital, o público geral está mais atento ao impacto das empresas na sociedade e no meio ambiente. Sendo assim, eles também ficam mais criteriosos com relação às empresas com as quais fazem suas compras.

Ter boas práticas de ESG, tanto no dia a dia da sua companhia quanto na hora de criar projetos, também é uma forma de construir uma reputação positiva e atrair esse público mais consciente. Algo importante para o crescimento do seu negócio a longo prazo.

Promove a redução de custos

Otimizar as despesas é uma tarefa constante em qualquer empresa. Quanto menos recursos forem desperdiçados no dia a dia, maior tende a ser o retorno para a empresa no fim das contas. E muitas dessas boas práticas de governança também ajudam nesse ponto.

Por exemplo, reduzir a quantidade de lixo e resíduos em seus projetos faz uma grande diferença em seu impacto ambiental, mas também diminui a quantidade de material utilizado no dia a dia. Como resultado, seus gastos recorrentes também diminuem.

Ajuda na fidelização de clientes

Fidelizar clientes é uma das prioridades de qualquer companhia. Quase sempre, esse público fecha negócio mais rápido e com maior índice de satisfação. Algo que também contribui com a reputação da empresa, já que esses clientes são seus maiores evangelizadores. E é bem mais fácil conseguir fidelizar seu público adotando boas práticas sociais.

Cria um negócio mais transparente

Seja na hora de lidar com o público, seja com parceiros de mercado ou com investidores, é necessário priorizar a transparência das suas ações. Muitas das práticas de ESG envolvem justamente disponibilizar informações relevantes para esses grupos, estabelecendo uma relação de confiança.

Além de também ajudarem na captação e fidelização de clientes, essas práticas também são necessárias na hora de estabelecer novas relações de mercado. É bem mais difícil conseguir a cooperação de novos parceiros se não há transparência em suas ações e atitudes.

Modelo de trabalho mais sustentável

Sustentabilidade é a palavra de ordem dentro dessas práticas. Do ponto de vista ambiental, isso significa minimizar seu impacto negativo no meio ambiente, extraindo menos recursos e nunca mais do que pode ser reposto naturalmente. Caso contrário, não seria possível manter suas atividades indefinidamente.

O mesmo vale do ponto de vista social e de gestão. O impacto da empresa na sociedade também precisa ter um saldo positivo, reduzindo problemas locais. Da mesma forma, todas essas ações devem auxiliar na saúde financeira da sua empresa, para que ela possa continuar funcionando.

Agora que você entende o que significa ESG, é hora de adotar esses princípios em seu negócio. Toda empresa hoje tem um grande impacto na manutenção do meio ambiente e no desenvolvimento da sociedade. E assumir essas responsabilidades também traz vantagens para você.

Este artigo ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância do ESG nas empresas.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.