escritório do futuro

Escritório do futuro: veja as principais tendências

Dizer que os ambientes de trabalho já não são mais os mesmos é chover no molhado. Desde que aconteceu o isolamento social, provocado pela pandemia de Coronavírus, as empresas se viram diante de um novo e grande desafio: pensar em novos modelos de funcionamento, mais seguros e versáteis. O que muita gente não sabia naquela altura era que isso aceleraria a incorporação do escritório do futuro.

Hoje, no entanto, estamos diante de novas demandas e tendências para os ambientes corporativos. A grande questão é se você está preparado para projetar esses espaços de forma satisfatória, criativa e eficiente. Quer saber mais? Então aproveite a leitura!

Por que é importante ficar atento às tendências?

Se analisarmos a evolução dos escritórios, desde aqueles ambientes fechados e escuros até o modo como os conhecemos hoje, entenderemos que esses ambientes estão sempre mudando. Assim como os móveis, a decoração e a pintura das paredes, esses ecossistemas também se transformam no que diz respeito à mensagem que transmitem.

Os escritórios estão deixando de ser um ambiente estressante, com cargas de trabalho exaustivas, excesso de barulho e falatórios. Diante das mudanças de um mundo globalizado, os espaços corporativos têm se tornado mais criativos, agradáveis e acolhedores.

Ficar atento a essas mudanças e tendências é o que vai permitir a você fazer uma leitura mais acertada a respeito das demandas, necessidades e expectativas das pessoas que utilizarão esses locais. Por isso, acompanhar as novidades é uma oportunidade e tanto para satisfazer esse novo mercado e, é claro, se diferenciar da concorrência.

O que esperar do escritório do futuro?

Okay, os escritórios estão mudando. Mas você sabe o que está diferente, exatamente? De longe, essas transformações podem parecer intangíveis, no entanto, ao olhar com calma para elas, percebemos que elas afetam diretamente o modo como esses espaços são projetados. Quer ver só?

Novos modelos de trabalho

Felizmente, a pandemia trouxe consigo a possibilidade dos trabalhos híbridos, que podem ser executados tanto do escritório quanto de casa, ou de qualquer outro lugar. Com isso, as demandas por espaços físicos amplos e abrangentes diminuíram. Sem tantas pessoas usando a empresa paralelamente, os ambientes corporativos podem começar a ser projetados em tamanhos menores.

Mais flexibilidade e mobilidade

Estar presente é mais importante do que estar fisicamente em todo lugar. Isso é válido desde uma reunião de equipe até uma negociação com aquele cliente do outro lado do mundo. Por isso, em vez de investir em grandes salas de reuniões, as empresas estão preferindo optar por dispositivos tecnológicos que ofereçam uma boa qualidade de áudio e imagem, por exemplo.

Combinação entre integração e privacidade

As paredes entre as salas são cada vez menos necessárias, mas não totalmente dispensáveis. O isolamento entre as mesas de trabalho é uma iniciativa valiosa para a integração dos times e trocas de experiência. No entanto, também é preciso pensar em espaços específicos que proporcionem privacidade e silêncio para resolver questões mais importantes.

Alta tecnologia e economia de recursos

A alta tecnologia tem sido uma forma de otimizar as rotinas empresariais. As videoconferências tomaram um espaço importante antes ocupado pelas reuniões presenciais, por exemplo. Além disso, as empresas estão cada vez mais ligadas em alternativas para economizar recursos de forma responsável, como investir em projetos com captação de luz solar, água da chuva e melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural.

Possibilidades e alternativas

Os projetos para o escritório do futuro precisam ser flexíveis, funcionais, abertos a novas possibilidades e alternativas. Isso significa que um colaborador deve contar com a liberdade de pegar o seu notebook e ir a ambientes totalmente diferentes, sem precisar sair do escritório. Nesse caso, uma boa decoração e projetos ousados fazem toda a diferença.

Por que contar com móveis versáteis e funcionais?

Dentro de todas essas tendências existe uma demanda em comum: móveis versáteis e funcionais, que ajudem a acompanhar o ritmo de equipes criativas, dinâmicas e exigentes. Se um dia a robustez e o requinte estiveram no topo da decoração empresarial, hoje isso é lembrança.

Os profissionais querem ambientes cada vez mais inspiradores, leves e descontraídos. Móveis que ocupam pouco espaço, mas que podem assumir diversas funcionalidades. Mesas e cadeiras que podem ser arrastadas daqui para lá. Pufes, sofás confortáveis, mesas enormes e compartilhadas…

Tudo isso facilita a interação entre as pessoas, um trabalho mais relaxado e uma maior conexão com os valores por trás do negócio. Aliando todas essas soluções às ferramentas tecnológicas, conectividade e agilidade, o ambiente fica perfeito.

Isso não significa que não existirá demanda por móveis mais formais. Como você viu, ainda haverá necessidade de estabelecer alguns cômodos mais sóbrios e prontos para reuniões mais sérias. E é preciso considerar essa questão também.

Porém, o normal da rotina de trabalho é que, quanto mais adaptável um ambiente for, melhor. Se um colaborador passa muitas horas diante do computador, por exemplo, é importante fornecer uma mesa ajustável, que ele possa usar tanto sentado quanto em pé.

Se o escritório é composto de muitas mesas e cadeiras, é relevante pensar em um espaço de descanso, mais informal e confortável, com várias almofadas, tapetes macios e cores convidativas. Assim, vão se costurando diferentes ambientes dentro de um mesmo escritório, com possibilidades para descansar e produzir sem perder o foco.

Outras tendências a serem consideradas são:

  • a rotação na ocupação dos espaços de trabalho, o hot desking;
  • a incorporação de uma biblioteca corporativa física;
  • a criação de ambientes preparados para receber animais de estimação, os escritórios pet friendly;
  • a inclusão de uma área verde no projeto, ideal para desacelerar;
  • e a decoração de um espaço exclusivo para jogar conversa fora, um cantinho para o coffee time.

Como você deve ter percebido, as demandas das novas gerações são bem diferentes daquelas criadas até aqui. Por isso, agora é hora de acompanhar de perto as novas possibilidades e ficar de olho nas novidades que estão dando certo mundo afora.

Contar com móveis de qualidade, versáteis e multifuncionais sempre será uma boa ideia, afinal, eles podem ser adaptados aos mais diversos estilos de projetos. Além disso, você pode usá-los como base para decorações com diferentes pegadas.

Não se esqueça que se você curtiu esse conteúdo, ele também pode ser útil para outras pessoas. Então não guarde a informação só para você, compartilhe sobre o escritório do futuro em suas redes!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.