Veja como ter um home office mais saudável e produtivo!

Veja como ter um home office mais saudável e produtivo!

O home office saudável é uma descoberta cotidiana, entre erros e acertos. Isso porque, quanto mais experiência se tem nessa modalidade de trabalho, mais se ganha noção do que funciona para dar conforto e estabilidade à sua vida.

Para facilitar ainda mais essa jornada, que muitas vezes funciona como um jogo em que você vai passando de fases, e aprendendo melhor os comandos, há alguns segredos ou macetes. Com esse conhecimento em mãos, você poderá acessar todos os privilégios que o formato home office proporciona.

Continue nesta leitura e entenda melhor como criar um bom ambiente para home office, trazendo hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada. Logo, conseguindo ter mais qualidade de vida e até economizar financeiramente. Acompanhe!

Como criar um bom ambiente para home office?

Nem sempre é possível lidar com um cenário perfeitamente estável, sem interrupções, para o trabalho em casa. No entanto, isso não é exclusividade desse tipo de formato.

Afinal, em qualquer ambiente laboral, há desafios que podem aparecer e é preciso ter ferramentas prévias para contornar, minimamente a situação. Separamos logo abaixo aquelas que, definitivamente, você precisa saber.

Escolher um local livre de distrações

O essencial para desenvolver um trabalho com qualidade é conseguir focar. Por isso, prefira um local com espaço, em que se priorize as ferramentas suficientes para otimizar, ao máximo, a sua produção. Se puder, escolha um quarto ou um espaço com uma boa acústica para home office.

Reserve um canto para colocar itens essenciais, como água e materiais de trabalho. Se você tem um bichinho de estimação, antecipe as demandas dele por atenção. Isto é, a depender da personalidade do seu pet, integre ele ao local.

Por exemplo, manter a porta fechada pode funcionar para uns, ou causar um barulho constante, com o cachorro ou gato pedindo arranhando a porta e pedindo para abrir.

Decorar conforme o gosto

Quando mencionamos, no tópico acima, sobre ter apenas itens essenciais no seu ambiente, isso não significa um local que pareça um banheiro de hospital. Isto é, impessoal, com uma única cor e com a sensação de que ninguém habitou o local.

Decorar o ambiente de home office é uma ótima forma de informar ao seu cérebro de que aquele ambiente é importante para você. Logo, ao utilizar de determinados recursos visuais, com objetos, texturas e outras formas, há mais possibilidade de se sentir atraído para utilizar por mais tempo aquele espaço.

Investir em bons móveis

Para decorar bem o local, comece pelo básico. Isto é, aquilo que vai dar conforto imediato para você. Por isso, invista em bons móveis. Isso significa selecionar uma cadeira com apoio cervical e boas opções de regulagem para as medidas do seu corpo, que tenha um bom design, seja confortável e permaneça utilizável ao longo dos anos.

Os móveis são objetos importantes para estimular você a continuar naquele ambiente por mais tempo. Se você têm dúvidas, antes de começara a decorar, pense em um tema que gostaria de ver todos os dias. A partir dele você pode identificar quais são as cores e texturas que o compõem, e assim, adaptar para o seu contexto.

Se você gosta de Star Wars já sabemos que cores escuras, como tons de azul e alguns pontos de luz neon, podem atrair. Aliás, falamos sobre a importância da boa iluminação logo abaixo.

Boa iluminação

Tão essencial quanto uma boa cadeira acolchoada e um lugar livre de distrações, um ambiente iluminado também se adiciona a esse kit básico para um home office incrível. Isso porque é preciso iluminar bem para você visualizar suas ferramentas de trabalho.

A boa iluminação tem três funções, deixar nítido os objetos, trazer conforto para o olhar e decorar o ambiente, para evidenciar cores, espaços e texturas.

Por isso, utilize o abajur, que tem uma iluminação indireta, para iluminar integralmente o local e invista em pontos de iluminação direta para iluminar a sua mesa de trabalho.

Manter o espaço organizado

Você consegue ter um home office saudável e produtivo ao manter o espaço organizado. Para isso, não é exatamente necessário uma faxina todos os dias, ou um esforço que demande boa parte do seu tempo cotidianamente.

Na verdade, a organização de um home office pequeno, começa justamente pelo primeiro tópico deste texto. Isto é, a escolha de um local livre de distrações. Com menos objetos, mantendo apenas o essencial, se torna mais fácil a organização. Pense nisso.

Como ter um home office mais saudável?

Após entender os principais detalhes para criar um bom ambiente, onde seja possível produzir, diariamente, um trabalho de excelência ao qual você sabe que é capaz, ainda temos alguns pontos para revelar, que são mais subjetivos. Confira.

Fazer acordos com a família

Ensine a sua família a se habituar e entender o que é o home office. Basicamente, o maior desafio é deixar claro para todos que você está fisicamente acessível, não significa, de fato, que podem interromper o seu trabalho.

Demandas mínimas com coisas do cotidiano de uma casa geralmente são o motivo das interrupções. Isso sem falar dos sons de música, televisão ou conversa, que podem surgir no momento em que você esteja com o microfone ligado em uma videochamada.

Por isso, faça acordos com a família, para que todos entendam que há momentos em que você precisa de silêncio e não pode ser interrompido.

Atividade física

Exercitar o corpo é essencial para deixá-lo ativo e manter a saúde. Além disso, é uma ótima forma de estimular a saída de casa. Com isso, você não se cansa de passar o dia dentro do quarto. Sem contar que uma atividade física pode de grande ajuda para estabelecer vínculos de amizade, deixando seu cotidiano mais dinâmico.

Como ter uma alimentação saudável no home office?

Além dos exercícios físicos, a alimentação é mais outra forma de manter o corpo preparado para uma rotina de home office. Por isso, organize as refeições que irá comer ao longo da semana, determine horários para se alimentar e escolha opções nutritivas.

Viu como é possível ter um home office saudável? Agora você sabe a necessidade de organizar um ambiente e decorá-lo apenas com o necessário. Somado a isso, ao fazer acordos de convivência com seus familiares e não abrir abdicar da atividade física, por exemplo, você pode ter mais produtividade e bem-estar.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e deixe agora um comentário sobre um hábito que você já faz no home office e que tem dado muito certo!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.