como escolher cabeceira

Saiba como escolher cabeceira para seu quarto!

Se você ainda não sabe como escolher cabeceira para o seu quarto, temos uma informação importante para compartilhar. Ter uma peça dessa pode ser o caminho mais fácil para organizar o seu espaço, favorecendo a vontade de passar mais tempo por ali. A cabeceira é um recurso visual e utilitário que pode ser a solução para compor um local exclusivo e conforme a sua personalidade.

Pensando nisso, após a leitura deste texto você saberá as informações fundamentais para escolher cabeceira para o quarto. Com isso, terá mais autonomia para acertar nas suas escolhas ao entender sobre cor, altura, função e opções de mercado da cabeceira. Acompanhe agora!

O que é uma cabeceira?

O contato entre a parede e a nossa cabeça precisa de algum conforto para evitar diferenças térmicas e até mesmo pancadas. A cabeceira, como o próprio nome já antecipa, diz respeito a uma parte onde se repousa a cabeça, podendo ser acessória ou já integrada à cama. Sua função primária aconteceu justamente para isolamento do frio. No entanto, atualmente, percebe-se o uso estético em diálogo com o funcional.

Qual é a diferença entre painel e cabeceira?

Há uma confusão, principalmente no momento da compra, entre os usos de painel e cabeceira. Apesar deles serem tomados como sinônimos e até funcionarem de forma semelhante, é importante saber as diferenças. Dessa forma, você pode ficar mais consciente de como utilizar melhor cada possibilidade.

No caso do painel, ele ocupa menos espaço com relação à cabeceira. Basicamente, ele tem entre 1,8 e 2cm de espessura. A cabeceira já apresenta um número entre 5 e 8cm. Por isso, o painel é uma opção para quem necessita ocupar menos volume. Uma cabeceira já apresenta um porte maior.

Além disso, a cabeceira pode vir acoplada à cama, não necessitando de fixação na parede. O painel, como o próprio nome já estabelece, é uma peça que funciona como uma moldura para a cama. Logo, há opções feitas em MDF, revestidas com couro, tecidos e lâminas de madeira personalizadas.

Como escolher cabeceira para o quarto?

Uma dica importante, que vale não apenas para a escolha da cabeceira, mas para qualquer outra questão sobre decoração para o lar: anote tudo o que você deseja, de forma detalhada, para o local. Com isso em mente, ficará mais fácil obter boas combinações.

Por exemplo, se você deseja ter um quarto que possibilite a sensação de tranquilidade, tenha referências da cultura geek e ainda seja prático, já é um bom começo para, no mínimo, saber o que não escolher. Logo, uma paleta de cores azul ou cinza pode solucionar o sentimento de paz.

Além disso, para a praticidade, móveis multifuncionais e de fácil manutenção. As referências geek podem aparecer em quadros, luminárias, tapetes, roupas de cama e até a cor da cabeceira. Confira logo abaixo os pontos essenciais para ter mais autonomia nas suas escolhas e conseguir obter a peça de cabeceira ideal para o seu quarto.

Cor

A psicologia das cores já indica a importância de saber escolher bem esse aspecto para um ambiente. Afinal, elas influenciam a percepção do espaço. Tons vibrantes como vermelho e laranja estimulam a mente, dando vitalidade e energia para o local. No entanto, é preciso usar com moderação, pois pode cansar visualmente ao longo do tempo. Preto remete à elegância e sofisticação. Branco é um tom neutro.

As possibilidades cromáticas podem fazer a diferença na escolha da cabeceira para o quarto. Isso porque esse objeto pode ser o elemento de cor que faltava no ambiente. Afinal, se o quarto tem apenas paredes brancas, o uso de uma cabeceira colorida ficará em destaque.

De outro modo, para quarto minimalista, com cores mais limitadas, a cabeceira pode trazer dinamicidade com relação às formas e texturas. Se a ideia é seguir uma paleta branca e cinza, a cor da cabeceira pode se integrar de forma sutil ao ambiente, com destaque para a forma desse móvel.

Altura

Uma cabeceira pode ter diversos tamanhos, afinal, como mencionamos, o objeto também é estético. Dessa forma, a escolha da altura da cabeceira vai influenciar nos volumes do ambiente, podendo dar a sensação de amplitude o achatamento. Uma opção contemporânea bastante utilizada é a associação de cores da cabeceira prolongando-se na parede e “invadindo” parte do teto.

O resultado é um efeito visual original, que brinca com as formas do ambiente. É como se fosse criado um móvel maior a partir da cabeceira da cama. A sensação de continuidade, além de demarcar visualmente, também pode guiar a visão, organizando o entorno do espaço.

Por exemplo, se a cama estiver alinhada, nas mesmas dimensões, do comprimento da mesa do home office. Se a cor se manter em um mesmo padrão, haverá mais coerência visual, dando uma sensação de ordenação. Por exemplo, uma cabeceira e faixa de tinta até o teto preta, seguido da cama nesse mesmo tom, uma cadeira gamer preta e uma mesa preta.

Função

A cabeceira pode ser um ótimo porta objetos, sabia? Atualmente, há muitas formas de aproveitar as funções desse objeto. Um clássico é a fixação de fotografias, o uso de adornos com tecidos e até a inserção de algum boneco ou pelúcia.

Opções de mercado

O comércio de cabeceiras está cada vez mais abrangente, com opções para todos os bolsos e gostos. A Flexform, por exemplo, oferece cabeceiras de qualidade, com formatos variados.

Agora você já sabe como escolher a cabeceira ideal. Afinal, essa peça é uma forma importante de organizar o quarto, demarcando os espaços e auxiliando na sensação de ordem, algo tão importante para quem tem uma rotina de home office.

Além da cabeceira, há outras opções, como cadeiras, puffs, bancadas e outros artigos para deixar o seu espaço do jeito ideal para você. Pensando nisso, visite agora a loja online da Flexform e escolha a melhor opção para o seu quarto e casa.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.