Conheça 5 tipos de decoração para incluir nos projetos

Entender quais são os tipos de decoração é uma parte essencial para oferecer projetos que atendam as demandas dos clientes e ofereçam uma expressão da personalidade, preferências e estilo deles.

Com uma infinidade de tipos de decoração disponíveis, desde o minimalismo até o clássico, é preciso entender o que cada estilo oferece na hora de criar uma narrativa visual única e transformar o ambiente em um reflexo autêntico de quem o habita.

Quer saber mais sobre os principais tipos de decoração? Então, continue a leitura e confira este texto em detalhes!

Por que é importante conhecer os tipos de decoração?

Ao conhecer os diferentes tipos de decoração, você tem as ferramentas necessárias para entregar projetos incríveis e alcançar as seguintes vantagens:

  • Aumento da satisfação — esse conhecimento permite oferecer opções que atendam às preferências individuais de cada cliente
  • Melhora na orientação — também ajuda a aconselhar clientes sobre seleção de materiais, cores e mobiliário
  • Permite adaptar projetos — é possível incorporar os estilos em diferentes contextos, desde residências até escritórios comerciais
  • Estimula a criatividade — esse entendimento dos estilos alimenta sua criatividade, permitindo desenvolver um trabalho único e expressivo
  • Incorpora tendências — por fim, permite incluir as tendências de mercado e oferecer projetos modernos aos clientes

Caso deseje aproveitar cada um desses benefícios, é válido aprofundar o seu conhecimento sobre os tipos de decoração de casas.

Quais são os principais tipos de decoração?

Existem diversos estilos de decoração de interiores que podem ser usados em seus projetos a fim de atender as demandas dos clientes. Por isso, listamos os principais tipos, a seguir.

1. Escandinavo

O estilo escandinavo é conhecido por sua abordagem minimalista, funcional e aconchegante. Na hora de escolher a cor dos móveis e itens decorativos, ao optar por esse estilo você deve usar tons neutros, principalmente branco, cinza e bege, que ajudam a ampliar os espaços e refletir a luz natural.

Também é comum a aplicação de elementos naturais, como madeira clara e pedra, trazendo uma sensação de calor e conforto. Já os móveis são constituídos com linhas limpas e simples.

Vale lembrar que esse estilo opta por peças de design funcional, como cadeiras e mesas com pernas afiladas, além de muitas vezes incorporar aspectos ergonômicos para priorizar o conforto e a praticidade.

2. Industrial

O estilo industrial é mais um dos tipos de decoração de casas que você pode usar em seus projetos. Ele tem suas raízes trazidas por fábricas e armazéns, por isso, é fortemente caracterizado pela exposição de elementos estruturais, como vigas de aço, tubulações e tijolos, criando uma estética urbana e crua.

Já os móveis também seguem essa mesma linha, com foco em usar opções de madeira, metal e até mesmo concreto. Assim, pode-se aproveitar a mistura de texturas e acabamentos para criar um contraste interessante e adicionar profundidade ao espaço.

Vale lembrar que os objetos decorativos e a iluminação também tem um papel importante na hora de aplicar esse estilo. Para isso, é comum utilizar luminárias pendentes de metal, lâmpadas expostas e arandelas industriais, proporcionando uma iluminação direta e funcional.

3. Minimalista

Outro estilo comum na hora de fazer a decoração de interiores é o minimalismo. Ele tem como principal característica a busca por simplificar e despojar os espaços de elementos desnecessários, criando ambientes calmos e equilibrados.

Nesse sentido, é comum a inclusão de móveis com linhas limpas, formas geométricas simples e cores neutras, como os oferecidos pela Flexform. A organização do ambiente também desempenha um papel importante nesse estilo.

Por isso, é preciso incluir itens que ajudem a construir espaços de armazenamento integrado e oculto a fim de manter o espaço livre de desordem. Os objetos decorativos também são selecionados com cautela e incluídos em pouca quantidade para não gerar sobrecargas visuais.

4. Clássico

O quarto estilo que vamos apresentar é o clássico, que tem como principais características a elegância e o detalhamento refinado. Esse design remete aos períodos antigos, como o Renascimento e o Barroco, evocando uma sensação de luxo e sofisticação.

Os móveis incorporados nos espaços são ornamentados e ricamente detalhados. Nesse sentido, é comum ter sofás com estofamentos mais chamativos e poltronas com acabamentos em madeira.

Vale lembrar que a simetria e o equilíbrio são importantes na disposição do mobiliário nesse tipo de decoração. Além disso, é comum a inclusão de tecidos mais luxuosos, como veludo e seda.

5. Moderno

Por fim, vale mencionar o estilo de decoração moderno. Essa abordagem contemporânea apresenta características bem semelhantes ao minimalismo, já que também emprega linhas limpas e formas geométricas simples.

Porém, além de prezar pela funcionalidade, o design moderno busca incorporar a tecnologia e a inovação na hora de fazer a decoração de casas. Nesse sentido, é comum optar por móveis que utilizam alguma tecnologia na intenção de facilitar a vida das pessoas.

Vale lembrar ainda que as cores empregadas nesse tipo de decoração tende para cores mais neutras, como branco, cinza e preto. Porém, você pode incluir itens com tons vivos e ousados a fim de valorizar o contraste e criar pontos focais.

Como a Flexform pode ajudar a implementá-los?

Contar com a Flexform é uma ótima maneira de aplicar cada um desses estilos de decoração nos projetos de seus clientes. Isso porque a nossa linha home conta com uma extensa gama de móveis de alta qualidade que abrangem desde o minimalista até o clássico.

Dessa forma, você tem opções de personalização que podem ser usados para adaptar as peças às necessidades específicas dos seus clientes e aos estilos de decoração desejados por eles. Esse cuidado garante entregas de qualidade excepcional.

Vale lembrar que os móveis da Flexform são reconhecidos pela sua alta durabilidade e pelo emprego de materiais de qualidade, tornando-se mais um diferencial que você pode oferecer aos clientes.

Ao compreender quais são os tipos de decoração e as suas principais características, fica mais fácil incorporá-los em seus projetos. Além disso, contar com móveis de qualidade, como os disponibilizados pela linha home da Flexform, vai ajudar a aumentar a satisfação dos clientes e a demanda pelo seu trabalho.

Quer saber mais sobre as nossas opções? Então, entre em nosso site agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.