Arquitetura, Escritório 15/05/2025
Como escolher móveis considerando a identidade visual da empresa?
A identidade visual da empresa é um dos principais guias na hora de montar um projeto de arquitetura. Isso porque não adianta usar os materiais mais bonitos ou de melhor qualidade, se o resultado não vai falar com a marca. Sendo assim, é preciso esse cuidado na hora de criar.
Neste post, entenda o que é o conceito de identidade visual e qual a sua importância. Saiba também como escolher móveis para a empresa com base nisso. Por fim, descubra quais móveis são os melhores, de acordo com o estilo da empresa. Boa leitura!
O que é identidade visual?
Para a decoração de sua casa, você segue um ou mais estilos preferidos, que refletem seus gostos e personalidade, certo? Dessa forma, quem visita o local conhece mais sobre você, por meio de cada elemento: desde as cores nas paredes até os móveis da sala.
No caso da identidade visual da empresa é mais ou menos isso. Ela trata de todos os elementos visuais que, combinados, dão a “cara” da organização. Assim, seu objetivo é que, ao serem vistos, façam com que a pessoa identifique de imediato que se trata dessa companhia.
Como é composta?
A identidade visual é composta por diferentes elementos que, juntos, formam a representação visual da marca. Entre os principais, destacam-se:
- Paleta de cores
- Logotipo
- Tipografia (fontes)
- Símbolos e grafismos
- Mascotes ou ícones personalizados
Qual a importância da identidade visual da empresa?
A identidade visual da empresa apoia a marca, ajudando-a a se tornar conhecida. Por isso, deve ser única para que a empresa não seja confundida; especialmente com a concorrência. Isso porque cada elemento vai comunicar quem ela é, diferenciando-a.
Se você pensar em várias marcas, alguns elementos da identidade são tão enraizados, que nem é preciso esforço para identificar de quem falam. Por exemplo, o símbolo de uma maçã mordida basta para se lembrar da Apple. Já um letreiro em “M” amarelo é suficiente para saber que ali deve ser um McDonald’s.
Dessa forma, a identidade deve ser desenvolvida com cuidado e com base em uma pesquisa. Afinal, a empresa não vai querer que sua identidade seja igual à de outra companhia, ainda que de outro ramo.
Além disso, a identidade precisa ser repetida com frequência e se manter. É claro que, ao longo dos anos, conforme a organização ganha destaque, seus elementos podem ser simplificados, como foi com o logotipo da Apple. Porém, a sua essência deve ser a mesma.
Como escolher móveis de acordo com a identidade visual?
Em um projeto, temos a liberdade criativa de um lado e a identidade a ser respeitada de outro. Assim, para se chegar a um equilíbrio na escolha dos móveis, é importante seguir algumas dicas. Confira!
Conheça os valores
Os valores de uma empresa também são fundamentais e orientam a identidade visual. Da mesma forma, também devem orientar um projeto, para que seja congruente com a essência da decoração.
Por exemplo, se uma empresa tem em seu “DNA” a criatividade, a arte e a experimentação, escolher móveis sóbrios, sem estilo ou com linhas muito rígidas pode fazer o ambiente parecer deslocado. Pelo contrário, ao escolher peças multifuncionais e coloridas, cada móvel pode se encaixar melhor no conceito valorizado.
Alinhe as cores
As cores são muito importantes para a identidade. Tanto que as empresas definem uma paleta para suas marcas e, geralmente, seguem com elas por anos. Portanto, para escolher bons móveis é importante respeitar este aspecto.
É claro que seguir à risca apenas os tons escolhidos não é uma necessidade, mas trabalhar com base nisso ajuda a não fugir do necessário.
Por exemplo, uma empresa tradicional, que valoriza tons frios e tem azul como cor principal, pode explorar diferentes tonalidades. Inclusive, optando por tons neutros, como branco e cinza, que combinam. Porém, não será o mesmo se você definir algo em rosa-choque, que foge da proposta.
Considere o estilo do mobiliário
O estilo dos móveis também reforça a identidade. Por exemplo, linhas retas remetem à ordem e tradição, enquanto formatos arredondados favorecem espaços relaxados e criativos. Desse modo, é importante buscar equilíbrio, considerando onde esse móvel será usado e com qual finalidade.
Opte por móveis que reforcem a imagem corporativa
Alguns móveis colaboram para afirmar a imagem corporativa, inclusive, influenciando na forma como os clientes percebem a empresa. Por exemplo, é por isso que algumas cadeiras de escritório contam com tipos, como a cadeira do diretor ou a cadeira presidente. Cada uma tem um estilo que reforça a posição de quem vai ocupá-la.
Dessa forma, é possível trabalhar com esse conceito para escolher o melhor móvel, tanto pelo aspecto visual, quanto pela funcionalidade.
Combine com o restante da decoração
A empresa já conta com uma decoração. Portanto, um projeto de escolha de novos móveis deve considerá-la, a fim de combinar com os elementos existentes. Dessa forma, é possível analisar melhor o espaço, saber quais cores escolher e os tipos de móveis para comprar.
Priorize o conforto e ergonomia
Cada pessoa em uma empresa tem uma função, e isso também guia a escolha dos móveis. Por exemplo, programadores passam horas sentados. Por isso, mais do que uma cadeira bonita, é preciso um modelo ergonômico e confortável.
Assim, pensar em como cada peça será usada, e por quem, ajuda a definir qual modelo vai colaborar com o conforto e saúde da pessoa. Dessa forma, os móveis serão aliados do trabalho, não peças prejudiciais.
Observe a qualidade
Na escolha de móveis corporativos, outro aspecto importante é priorizar opções de qualidade. Isso também reforça a identidade da marca, mostrando que a empresa valoriza seus colaboradores e se preocupa com a qualidade dos ambientes onde eles atuam. Aliás, isso ajuda com que a equipe valorize esse detalhe da organização, aumentando sua credibilidade.
Quais móveis combinam com cada estilo de empresa?
É possível escolher uma variedade de móveis, com base no estilo que a empresa tem. A seguir, confira alguns exemplos!
Estilo tradicional
As empresas de estilo tradicional costumam atuar com processos bem definidos, em áreas complexas, como Direito e Finanças. Assim, podem precisar de escritórios individuais para sua equipe, com mesas e cadeiras ergonômicas. Além disso, armários são outras peças importantes, devido ao armazenamento de arquivos ou documentos importantes.
Estilo criativo
As organizações que atuam no campo criativo, como agências de marketing, ou têm a criatividade como fator, podem contar com ambientes amplos e versáteis. Assim, mesas coletivas, cadeiras coloridas e mesas individuais dinâmicas, com ajuste de altura, são móveis valorizados nesses espaços.
Estilo tecnológico
As companhias cujo foco de trabalho ou identidade seja tecnológico podem contar com espaços focados. Trabalhando com o digital, armários para arquivos podem ser dispensáveis. Porém, mesas compactas, para uso de notebook, e cadeiras confortáveis, são importantes. Além disso, para áreas de descanso, sofás e poltronas ajudam a relaxar numa rotina nem sempre estável.
A identidade visual da empresa é uma das bases que sustentam a marca. Por isso, deve ser repetida e conhecida. Assim, é importante que todos os outros elementos, como a escolha dos móveis, levem ela em conta. Dessa forma, é possível fazer escolhas que atendam às necessidades da organização e sejam congruentes com sua essência.
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