paisagismo corporativo

6 dicas para criar um projeto de paisagismo corporativo incrível

Ter plantas no escritório não é uma novidade. Afinal, além de serem usadas para a decoração, muitas espécies são úteis para a saúde do ambiente e das pessoas. Mas muito além de colocar um ou outro vaso nos espaços, é importante criar um verdadeiro projeto de paisagismo corporativo.

Neste post, confira as vantagens de investir nessa solução para sua empresa. Veja também 6 dicas para montar um projeto incrível e conheça as principais tendências da área. Boa leitura!

As vantagens de criar um projeto de paisagismo corporativo

Um projeto de paisagismo corporativo vai bem além de colocar algumas plantas na recepção da empresa. Pelo contrário, ele é desenvolvido para integrar as plantas aos ambientes, com o objetivo de torná-los não só mais bonitos, mas melhores.

Isso porque determinadas concentrações de plantas ajudam a diminuir o ruído em ambientes, o que é importante em áreas de trabalho, especialmente as de conceito aberto. Além disso, ter plantas por perto ajuda a melhorar o humor das pessoas, inclusive reduzindo o estresse.

Por sua vez, espécies que purificam o ar, como a jiboia ou o lírio da paz, podem ser excelentes em empresas localizadas em grandes centros urbanos ou que usam muito o ar condicionado, deixando os espaços mais secos.

Sendo assim, um projeto de paisagismo corporativo ajuda a aproveitar todas essas vantagens. Nesse caso, ele vai determinar como integrá-las da forma correta ao espaço, auxiliando em como podem funcionar na decoração e como deve ser sua manutenção, para que as plantas também fiquem saudáveis.

6 dicas para fazer um paisagismo corporativo incrível

O paisagismo em empresas pode ser uma área incrível, pois envolve projetos dinâmicos, que podem ser moldados conforme as necessidades da organização. A seguir, confira 6 dicas que separamos para você planejar o seu!

1. Faça uma pesquisa aprofundada

Primeiro, é preciso estudar bem o local e definir as suas necessidades para saber quais plantas usar e como devem ser colocadas. Nesse sentido, é importante entender como se dá o fluxo das pessoas, seu tempo de permanência na empresa e seus hábitos. Além disso, buscar referências de outros projetos ajuda a se chegar a um melhor resultado.

2. Considere a realidade da empresa

Cada empresa é diferente e pode ter estruturas igualmente distintas. Sendo assim, antes de aplicar tendências é importante estudar o espaço e os objetivos do projeto para definir o que é melhor. Além disso, é importante entender a dinâmica das pessoas para que o projeto não interfira no fluxo de movimentação.

3. Leve em conta a vegetação regional

É claro que você pode trazer plantas de outras regiões em um projeto de paisagismo corporativo. Porém, a recomendação é que se use espécies nativas de cada região. Isso porque além de se adaptar melhor, seja em áreas internas quanto externas, você pode até usar o projeto para incentivar a preservação de espécies. Além disso, também é possível evitar o conflito entre várias plantas pelo mesmo ambiente.

4. Crie jardins verticais e paredes verdes

Nem toda empresa tem espaço disponível para vasos com plantas, árvores ou arbustos. Nesse sentido, as paredes ajudam muito, já que você pode criar jardins verticais nas sacadas ou ainda paredes verdes em quase todos os espaços. Para isso, vale usar plantas em vasos e jardineiras, mas também quadros e placas com algumas espécies, se não for possível ocupar a parede inteira.

5. Mantenha árvores preservadas

Se a empresa já tem árvores, arbustos ou outras plantas é muito importante buscar preservá-las e inseri-las no projeto. Afinal, não faz sentido fazer um paisagismo corporativo retirando espécies que não oferecem riscos e estão saudáveis. Nesse sentido, vale também criar qualquer espaço ao redor dessas plantas para incorporá-las e trazer autenticidade ao espaço.

6. Combine com fontes de água

As fontes de água também são bastante conhecidas por criar ambientes relaxantes, especialmente em jardins. Sendo assim, você pode usá-las em um projeto corporativo para torná-lo ainda melhor. Nesse sentido, vale ter cuidado e procurar formas de reaproveitar a água utilizada.

Além disso, escolha lugares de descanso dos colaboradores para sua instalação. Por exemplo, é possível criar um jardim no terraço da empresa, com redes e bancos tornando-o um refúgio para quem está na hora do almoço, o que contribui para o bem-estar. Já em ambientes internos, as fontes não são muito recomendadas, pois podem relaxar demais e induzir a sonolência.

As principais tendências do paisagismo corporativo

Agora que você sabe como montar um projeto de paisagismo corporativo, vale a pena conhecer algumas tendências da área para aplicá-las na empresa. Confira a seguir!

Paredes verdes

As paredes verdes já são feitas há alguns anos e continuam em alta, tanto em empresas quanto em locais públicos, como shoppings. Nesse sentido, elas podem ser feitas por plantas artificias ou, de preferência, naturais, garantindo um visual estonteante e único, o que ajuda na decoração.

Árvore preservada

Uma árvore preservada é uma planta natural que passa por um processo de estabilização. Nesse caso, ela é ideal para empresas localizadas em edifícios e que não contam com pátios, ajudando a criar um ponto de referência para a natureza mais impactante.

Moss wall 

A parede de musgo que pode ser moldada de diversas maneiras é chamada de moss wall. Nesse caso, ele é uma espécie estabilizada, proveniente da Suécia ou Noruega e que tem a vantagem de não exigir manutenção, podendo durar cerca de 8 anos. Assim, você pode adotar a ideia para painéis, ou mesmo paredes inteiras, mostrando o aspecto sustentável da organização.

Em uma empresa nos preocupamos com a decoração, especialmente em relação aos móveis, mas a implementação correta de áreas verdes também é tão importante quanto. Afinal, elas não só tornam os espaços mais bonitos e saudáveis, garantindo o bem-estar dos funcionários, como também melhoram a imagem da empresa, favorecendo seu posicionamento sustentável. Sendo assim, você pode criar um projeto de paisagismo corporativo incrível com as dicas que passamos e tornar a organização um lugar melhor em equilíbrio com a natureza.

Falando em equilíbrio de espaços e bem-estar, acesse o nosso site e confira como os móveis da Flexform podem ajudar na saúde dos colaboradores!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.