Escritório 01/11/2022
Confira 8 dicas de decoração de escritórios
A decoração de escritórios tem sido cada vez mais levada a sério pelos empreendedores dos mais variados ramos de negócio. Hoje, já sabemos que os espaços influenciam imensamente na produtividade dos colaboradores, uma vez que tudo o que guarnece os ambientes pode contribuir para o melhor ou o pior de cada um, dependendo de como o local é estruturado para trabalhar.
Considerando que passamos grande parte do nosso tempo dedicados ao trabalho, seja em casa ou em um escritório corporativo, é fundamental que esse ambiente seja inspirador e confortável. E uma das maneiras mais eficientes e práticas de levar mais qualidade ao trabalho das pessoas é investir em uma decoração estimulante.
Os elementos que compõem um conjunto decorativo vão desde os funcionais até os estéticos, que também têm uma função muito importante para promover o bem-estar dos funcionários. Pensando em tudo isso, separamos oito dicas que podem tornar o local de trabalho mais convidativo, aconchegante e com a cara dos colaboradores da empresa. Que tal conferir?
1. Incorporação de cabos e fios de aparelhos eletrônicos
Começando por um ponto prático na decoração de escritórios, nada mais desagradável que ter fios e cabos emaranhados e visíveis nas mesas e pendurados pelas paredes, não? Isso causa poluição visual e impressão de desorganização. Portanto, é interessante recorrer aos projetos decorativos específicos de marcenaria e elétrica a fim de conectá-los de forma adequada, camuflando-os ou fazendo-os desaparecer.
2. Uso de plantas no escritório
A vegetação é comprovadamente benéfica para qualquer tipo de ambiente. Em escritórios, ela pode ser muito útil para ajudar a renovar o ar e contribuir para o isolamento acústico, além de proporcionar mais bem-estar com suas cores, texturas e variedades.
Além disso, as pessoas tendem a passar o tempo que precisam nesses espaços com mais satisfação quando eles são decorados com projetos biofílicos. Os elementos naturais são poderosas ferramentas para promover felicidade em qualquer lugar.
3. Escolha da cadeira ideal
Os elementos decorativos com apelo visual agradável são muito importantes, mas, além deles, o conforto físico conta muito na hora de sentar-se diante de uma mesa de escritório. Por isso, é essencial escolher uma cadeira ergonômica ajustada à tela do computador, respeitando a altura do seu corpo e permitindo que a sua cabeça permaneça reta e confortável.
Mais uma referência que não pode ser esquecida é o posicionamento das suas pernas, que devem formar um ângulo de 90 graus nos joelhos com os pés apoiados no chão. Se esse ajuste não puder ser feito corretamente, um apoio para os pés ajuda a regular o ângulo ideal. Além disso, você pode optar por uma cadeira contendo apoio para os braços, que também precisam ficar apoiados, formando um ângulo de 90 graus.
4. Biombos para esconder a bagunça
Muitas vezes, o espaço do escritório é restrito e não tem condições de acomodar todos os itens de maneira ideal para manter uma perfeita organização. Sendo assim, vale recorrer a estratégias como biombos, que podem ajudar a esconder itens e aquela baguncinha difícil de disfarçar.
Além de ser útil para camuflar, esse tipo de objeto pode servir como divisória e dar um toque decorativo interessante, dependendo do estilo do escritório.
5. Organização do ambiente
E por falar em bagunça, se o seu escritório tem espaço suficiente para acomodar todos os itens e móveis, não há por que deixar de fazer isso da melhor forma. Sendo assim, você pode optar pelo uso de nichos, gaveteiros, caixas organizadoras e cestos. Esses itens costumam ser simples, práticos, funcionais, baratos e são muito interessantes para solucionar qualquer problema de desorganização.
O mais bacana das caixas organizadoras e dos gaveteiros é a sua possibilidade de otimizar melhor os espaços, ajudando até mesmo na circulação interna e na decoração. Assim tudo fica muito mais agradável de se olhar e é mais fácil encontrar cada coisa de que você precisa. Para tanto, basta etiquetar as caixas e os nichos em categorias, o que ajuda a visualizar os itens mais rapidamente, sempre que você estiver procurando algo.
Caixotes de madeira também são excelentes alternativas. Além de sustentáveis, garantem um estilo único, organizado e charmoso para o décor do escritório.
6. Iluminação natural
A possibilidade de manter contato visual com o lado externo de um escritório pode ser um recurso de descompressão para quem passa o dia todo dentro de um edifício ou de uma casa. Portanto, serve como inspiração e fonte de luz solar, que é tão vital para todos nós.
Sendo assim, aproveite ao máximo o benefício das janelas e de sua iluminação natural, optando pelo uso de cortinas ou persianas que minimizem reflexos fortes do sol em determinados horários do dia. Por isso, evite cortinas que escureçam o interior do prédio. O mais indicado são os modelos mais claros e, de preferência, transparentes, para promover mais conforto visual ao longo do dia.
7. Cores adequadas
Em primeiro lugar, é importante observar a paleta de cores que compõem a identidade visual da sua marca. A partir desse ponto, você poderá trabalhar as variações ideais para o seu espaço em conjunto com a sua personalidade e o propósito do seu negócio.
No entanto, existem algumas adaptações que se adéquam melhor a espaços pequenos, por exemplo. Contudo, é sempre bom privilegiar a tranquilidade, o conforto e a produtividade, independentemente das cores da marca.
Vale lembrar, no entanto, que as tonalidades mais quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, são ótimas para proporcionar mais dinamismo nos ambientes, já que estimulam a criatividade e a energia. Já as cores mais frias, como bege, azul e cinza, conferem mais tranquilidade, foco e concentração.
8. Organizadores de mesa
Voltando a esse assunto tão primordial em ambientes de trabalho, vale reforçar a importância da organização também para os espaços individuais. Assim, os organizadores de mesa são itens indispensáveis para separar os incontáveis objetos que cercam as pessoas em suas mesas pessoais.
Esses espaços geralmente são compostos por suporte para blocos de anotação, porta-lápis, escaninho e outros elementos que ajudam a manter as coisas mais usuais do seu dia a dia a poucos centímetros do seu alcance. Lembre-se de que ter tudo no seu devido lugar faz toda a diferença para o melhor aproveitamento do tempo e para a produtividade.
Para tanto, você pode adquirir kits prontos, assim como montar a mesa da maneira mais prática para você, de acordo com cada uma das suas tarefas diárias. Pense na possibilidade de adaptar cachepôs e copos que, com um toque de criatividade, convertem-se em ótimos porta-trecos e porta-lápis. Com isso, mesmo uma quantidade grande de itens pode ocupar espaços de forma racional, organizada e decorativa.
Viu como não é complicado fazer a decoração de escritórios de forma personalizada, funcional e com a cara das pessoas que trabalham no local? Além disso, pode ser uma tarefa divertida e motivadora.
Quer saber mais sobre decoração de ambientes de trabalho? Aproveite e confira quatro erros que você deve evitar em layouts de escritórios!