faxina em escritório

5 pontos de atenção ao fazer uma faxina em escritório

Os escritórios precisam ser bem organizados e limpos para que as tarefas realizadas sejam bem-sucedidas. As salas higienizadas e agradáveis, fazem com que os colaboradores trabalhem com mais motivação e aumentem a produtividade durante o expediente.

A limpeza facilita a rotina de quem trabalha ou transita pelo escritório, mas nem sempre é fácil manter tudo impecável. A faxina em um escritório requer atenção e cuidados específicos para que a sua realização não atrapalhe as demais atividades e ocorra com agilidade.

Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos de atenção ao fazer uma limpeza em escritório. Gostaria de compreender a importância o ambiente limpo e organizado? Acompanhe a leitura deste post!

Entenda a importância de manter o escritório limpo e organizado

É muito importante manter o ambiente de trabalho higienizado, contudo, a limpeza não está relacionada somente à inexistência de sujeira. Um escritório limpo é bem cuidado e livre de substâncias que prejudicam os colaboradores. A poluição visual, por exemplo, atrapalha e transmite uma imagem negativa da empresa.

Veja a seguir motivos para deixar tudo em ordem em seu escritório!

Conforto

Os colaboradores que chegam para trabalhar em um escritório desorganizado perdem o estímulo para iniciar as suas tarefas. A necessidade de abrir várias pastas ou mexer em pilhas de papel faz com que eles percam tempo.

No entanto, ao entrar em um escritório organizado, as pessoas se sentem mais confortáveis e isso impacta positivamente na experiência de estar no ambiente de trabalho.

Credibilidade

A desorganização prejudica a credibilidade do escritório, especialmente quando recebe clientes para a realização de reuniões ou oferta de serviços.

Os parceiros que desejam conhecer os gestores antes de fechar uma negociação, por exemplo, e encontram o ambiente mal arrumado têm uma impressão muito ruim sobre o negócio. A desorganização é associada ao estilo de vida e aos hábitos dos profissionais.

Cultura

A organização do escritório naturalmente é associada aos valores e à cultura das empresas. Quem entra em um local pela primeira vez terá aquela primeira impressão que impacta de forma negativa ou positiva.

Um local bem cuidado contribui para a imagem do negócio e permite que os colaboradores encontrem com facilidade o que precisam para trabalhar com eficiência.

Saúde dos trabalhadores

Escritórios com sujeira e poeira em excesso possibilitam a rápida proliferação de vírus, bactérias e todos os tipos de microrganismos. As lixeiras cheias ou os restos de alimentos atraem insetos e isso prejudica a saúde e a qualidade de vida dos profissionais, pode gerar afastamentos decorrentes do desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Produtividade

Os colaboradores saudáveis desempenham melhor as suas atribuições. Todavia, o trabalho em ambientes mal conservados reduz a produtividade de todos os seus usuários.

Haverá a perda de tempo na procura de materiais e até no desvio de obstáculos. Mantenha os escritórios limpos e incentive os trabalhadores para que sejam organizados e produtivos.

Retenção de talentos

Ambientes empresariais desorganizados e sujos são incômodos para muitos colaboradores. O descaso com a higienização dos escritórios transmite a ideia de que tem algo de errado com a empresa e de que os gestores não se importam com o bem-estar dos trabalhadores. Consequentemente, alguns profissionais perdem o interesse de continuar fazendo parte do negócio.

Relações interpessoais

As pessoas normalmente são afetadas pelos fatores do ambiente ao seu redor. Um escritório bem higienizado influencia nos sentimentos e nas relações entre os colaboradores.

Ao chegar para trabalhar em um local bem conservado, os profissionais se sentem mais alegres e a convivência entre os times melhora consideravelmente. O clima organizacional, por sua vez, é uma prioridade dos líderes.

Conservação dos equipamentos

Não é apenas o uso incorreto que produz defeitos nos equipamentos. O acúmulo de sujeira afeta o funcionamento das máquinas que não são limpas da maneira que deveriam ser. A falta de limpeza ou a sua realização de modo inadequado levam os escritórios a perder parte de seus investimentos, a gastar com manutenção ou aquisição de novos produtos.

5 principais pontos de atenção ao fazer uma faxina no escritório

Os gestores precisam definir horários e determinar os dias para a limpeza dos escritórios conforme as rotinas dos colaboradores.

A higienização é muito importante, mas os barulhos produzidos durante a sua execução podem interferir e atrapalhar as tarefas dos demais profissionais. Observe abaixo os aspectos que devem ser observados durante as faxinas em ambientes corporativos!

1. Mesas de trabalho

As mesas devem ser organizadas e nas cadeiras não podem permanecer manchas decorrentes do uso de canetas ou derramamento de café.

Sempre que elas surgirem, é necessário fazer a remoção com agilidade porque o tempo torna essa tarefa mais complicada. Utilize um limpador multiuso juntamente com um pano que deverá ser umedecido para remover os sinais.

2. Atenção às lixeiras

Fique atento às lixeiras já que alguns materiais são recicláveis como os papéis e os plásticos. Separe recipientes específicos para a colocação de lixo orgânico e outros para os insumos recicláveis. Cada mesa ou estação de trabalho deverá ter a sua lixeira e ela deverá ser esvaziada todos os dias no final do expediente.

3. Vidros e janelas limpos

Os vidros e as janelas não devem ser negligenciados durante a realização da limpeza. Tenha atenção nos móveis, nas persianas e cortinas para que estejam limpas.

A higienização desses locais pode ser trabalhosa em virtude do acúmulo de pó ou das chuvas, mas precisa ser realizada rotineiramente. Se não quiser utilizar limpa-vidros, aplique álcool sobre as superfícies.

4. Equipamentos eletrônicos

Computadores, monitores, notebooks, televisores, impressoras, scanners, telefones, mouses e outros equipamentos eletrônicos do escritório precisam ser limpos com cuidado.

Não poderá entrar líquidos em suas estruturas, bem como o uso de produtos inapropriados poderão danificar os aparelhos ou causar manchas. Use pano de microfibra em telas, cotonetes e pequenas escovas para os teclados.

5. Pisos e carpetes

Existem muitos produtos e equipamentos para limpar pisos e carpetes disponíveis no mercado. Cada tipo de piso exige o uso de utensílios de limpeza e produtos apropriados para a sua higienização. Procure limpar esses locais quando não houver circulação de colaboradores e se for preciso coloque placas para sinalizar que eles estão escorregadios.

Esses são os principais pontos de atenção ao fazer uma faxina em escritório! Não se esqueça de cuidar da porta de entrada, retirar as marcas, limpar as maçanetas com álcool e remover as teias de aranhas.

Aplique todas as dicas fornecidas neste conteúdo e aproveite todos os benefícios de uma sala limpa e bem organizada. Quer obter mais informações relevantes para garantir o sucesso do seu negócio? Assine a newsletter e observe a sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.