como ser um gamer

Como ser um gamer de sucesso? Descubra por onde começar!

Dentro das inúmeras carreiras que o mundo das tecnologias nos proporciona, algumas novas vêm surgindo e tomando um lugar muito inusitado, como a de gamer. No entanto, para fazer disso uma profissão de sucesso, é preciso organizar a rotina.

A dedicação ao mundo dos jogos, geralmente, não é barata. Para que tudo saia com a qualidade necessária, sempre é importante pensar bem nos investimentos. Claro que os equipamentos eletrônicos são a principal parte, mas não devemos esquecer os móveis que compõe a estrutura do local, para garantir o conforto necessário.

Quer saber mais sobre como ser um gamer, entender como tudo isso funciona e ver alguns passos que podem ajudar você nessa jornada? Então continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

Como funciona a carreira de gamer?

Se alguns anos atrás você falasse para uma mãe que o filho dela poderia ganhar dinheiro e ter uma profissão fixa apenas jogando videogames, ela provavelmente não levaria a ideia a sério. Mas hoje em dia essa é uma grande realidade, e pessoas de várias idades já têm o controle financeiro de suas vidas apenas atuando nessa carreira.

Um gamer profissional tem diversas maneiras de trabalhar e ganhar dinheiro. Você pode começar fazendo gameplays dos jogos que quiser e as monetizando em redes sociais, como o YouTube e o Twitch. A partir disso, assim que a visibilidade crescer, a pessoa pode iniciar ganhando com parcerias, marcas, anúncios e propagandas exibidas em seu canal.

Além do modo individual, muitas pessoas trabalham em grandes equipes que, geralmente, são destinadas a um único jogo. Assim, é possível participar de competições e torneios, com grandes remunerações.

Como conciliar essa carreira com a rotina?

Se você pensa em viver dos jogos, tenha consciência de que vai passar muito tempo na frente de um monitor, jogando, editando, postando vídeos e produzindo seus diversos conteúdos, e isso consome mais horas de trabalho que o comum.

É preciso ter muito empenho pessoal para dar certo, o que, muitas vezes, exige a construção de um bom cronograma diário para não abrir mão de outros afazeres do dia a dia. A dedicação é o principal ponto para começar com o pé direito, mas ela deve vir acompanhada da consciência de saber o tempo exato para se dedicar.

O que é necessário para ser um gamer?

Seguir uma vida gamer, tanto por hobby quanto por profissão, não é algo que vai acontecer do nada. Por mais que o princípio seja ter o equipamento, gostar de jogar e se divertir com o que faz, ainda existem alguns passos extras a serem seguidos se você quiser levar isso um pouco mais a sério. Veja abaixo nossas principais dicas de como ser um gamer de sucesso e alavancar a carreira nesse meio.

Estude bastante

Ao jogar por hobby, você não tem a obrigação de ser incrível em nenhum jogo, basta jogar. Mas, se pretende seguir no ramo, é fundamental estudar o game. Estude estratégias, treine suas habilidades e crie metas e desafios a serem superados. Faça tudo isso para melhorar cada vez mais suas táticas e desempenho, independentemente do jogo.

Invista em equipamentos

Se estiver pensando em começar a investir do zero, prepare-se, pois o caminho até formar a máquina perfeita para jogos é longo. Para uma boa performance de jogo, é necessário que você possua um equipamento à altura, seja ele um console ou computador.

São muitos equipamentos a serem comprados: um monitor, mouse, teclado, headset e todos os componentes que formam o gabinete do computador, ou, em outro caso, o console de sua escolha.

Mantenha o controle

Jogar é bom, mas como qualquer coisa, quando não dá certo, acabamos extremamente frustrados e podemos acabar com os nervos à flor da pele.

Nos momentos de nervoso, procure dar uma pausa, tomar um ar e relaxar até os ânimos baixarem. Isso porque, além de prejudicar seu rendimento e seu humor, jogar estressado pode causar algum acidente indesejado com seus equipamentos.

Tenha uma vida saudável

Passar o tempo jogando traz divertimento e dinheiro, mas não podemos nos esquecer de focar na nossa saúde também. Sempre separe um momento do dia para manter a vida saudável, faça exercícios, caminhe, pratique esportes e não deixe que a vida gamer acabe o deixando sedentário, pois além fazer mal à sua saúde como um todo, pode prejudicar o desempenho nos jogos.

Capriche na iluminação

Na hora de montar um ambiente único e ideal para um quarto gamer, existem muitas coisas que podem criar um local aconchegante, sendo a iluminação uma delas.

É muito comum o uso do LED nessas situações, em uma única lâmpada no teto, em fitas ou até mesmo em placas inteiras. O LED RGB pode deixar o quarto com a cor que você preferir, podendo variar de acordo com o jogo do momento.

Tenha cuidado com a estrutura

Outra condição importante é ficar atento à estrutura e ao mobiliário para otimizar o cômodo em que você vai trabalhar. Além de investir em prateleiras e nichos para deixar o espaço organizado e funcional, é fundamental ter uma mesa e cadeira com ergonomia para longas horas de serviço.

Diante disso, vale a pena comprar móveis de qualidade, com estrutura e material mais encorpado. Como diferencial, escolha tons que combinem com a profissão, sendo o amarelo, o vermelho e o azul os mais frequentes.

Priorize o conforto

Para jogar bem, é preciso não somente estar com a mente boa, mas também com um bom posicionamento corporal. Passar muito tempo no mesmo lugar exige preparo do corpo. Assim como a vida saudável pode contribuir para a melhora desse aspecto, o ideal é que todo o espaço de jogos seja adequado e confortável. O desconforto pode acarretar desconcentração e causar problemas no seu desempenho, bem como causar algum problema de saúde.

Quais móveis não podem faltar para ser um gamer?

Não somente de um bom computador ou console vive um gamer, é sempre necessário ter alguns itens a mais, como a mobília. Como vimos, o conforto é um ponto fundamental para jogar, mas como alcançar isso com os móveis?

O conjunto de uma cadeira e mesa gamer é a melhor escolha que você pode fazer. Com os dois, além de garantir o conforto e deixar o seu corpo da melhor maneira, também é possível garantir um melhor desempenho. Afinal, eles são projetados para funcionar com as movimentações necessárias, sem causar cansaço. E, claro, ainda dão um visual incrível ao seu setup.

Entendeu como ser um gamer? As dicas que mostramos não são tão difíceis de serem seguidas, mas saiba que o investimento e a dedicação serão, com toda certeza, seu principal apoio nessa jornada. O mercado para jovens que querem seguir com essa profissão é muito amplo, e as oportunidades não faltam, basta se equipar, preparar, focar na área que deseja seguir com seus jogos e dar tudo de si para melhorar seu desempenho cada vez mais!

Gostou das nossas dicas? Então, certamente você também vai gostar de ler nosso artigo sobre como prevenir dores ao trabalhar longas horas sentado. Assim, poderá evitar possíveis desconfortos.

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.