Trabalha muito tempo sentado? Veja dicas para diminuir dores e incômodos

Dores nas costas e ombros enrijecidos são um dos sintomas mais comuns de quem passa muito tempo sentado. Já que reduzir o período em frente ao computador não é uma opção para a maioria das pessoas, vale a pena entender quais práticas podem aliviar tal desconforto. A ginástica laboral exercícios e o uso de móveis ergonômicos, são algumas maneiras de minimizar o desgaste que uma longa jornada de trabalho pode causar.

Ao implementar algumas mudanças em seu cotidiano, é possível melhorar a produtividade no curto prazo, além de ter mais qualidade de vida no futuro. Para entender como organizar a rotina e incluir melhorias que afetam seu bem-estar, continue a leitura e acompanhe nossas recomendações!

Como as dores e incômodos prejudicam a rotina de trabalho?

Ficar um longo tempo sentado tem potencial para prejudicar fortemente a rotina de trabalho. A incapacidade de manter uma postura adequada e a falta de movimento regular resultam em desconforto constante nas costas, pescoço e ombros.

Por exemplo, ao sentir dores, você acaba sofrendo com a falta de concentração, o que prejudica a sua produtividade. Sem falar na qualidade de vida e no bem-estar que dispõe ao longo do dia de trabalho.

Além disso, o aumento do estresse físico pode levar a redução na qualidade do sono e na disposição para as atividades diárias, criando um ciclo prejudicial para a saúde e a eficácia no ambiente de trabalho.

Quais são as dicas para diminuir as dores de ficar muito tempo sentado?

Como você viu, as dores e incômodos gerados pelo longo tempo que você fica sentado tem potencial para gerar grandes prejuízos. A boa notícia é que existem práticas que vão te ajudar a superar esse desafio, aumentando a sua qualidade de vida. Explicamos em mais detalhes, a seguir.

Faça pausas regulares

Realizar pequenas pausas é um bom meio de aliviar o estresse de ficar sentado por um longo tempo, além de auxiliar a melhorar a sua produtividade. Existem métodos que podem ser usados para ajudar nesse sentido.

Ao fazer pausas que não atrapalham a rotina e trabalhar com máximo foco durante determinados intervalos, você consegue ter mais equilíbrio entre uma alta produtividade e bem-estar. Uma boa opção é manter atenção durante um bom tempo de atividades contínuas e depois pode levantar, buscar um copo de água e dar uma alongada, sempre que possível.

Esse tipo de prática não apenas reduz a tensão nas costas, pescoço e ombros, mas também melhora a circulação sanguínea e mantém a energia e a concentração ao longo do dia.

Tome cuidado com a postura

Tomar precauções para manter uma postura correta para sentar no pc é fundamental na hora de evitar dores e incômodos. Nesse sentido, é preciso manter as contas retas e os ombros relaxados. Além disso, investir em um apoio para os pés é uma boa ação.

Eles são úteis para distribuir o peso de maneira adequada, reduzindo a pressão sobre a coluna vertebral. Ter cuidado com a altura do monitor também é essencial para evitar dores e desconfortos.

Uma regra utilizada é manter a tela ajustada à altura dos olhos. Ao manter esses cuidados, é possível prevenir dores musculares e melhorar a qualidade do trabalho e da saúde a longo prazo.

Tenha em uma rotina de alongamentos

Ter uma rotina de alongamento para quem trabalha sentado é essencial para reduzir os incômodos causados pelo tempo que você passa sentado. Essa prática é extremamente benéfica para aliviar a tensão muscular e melhorar a flexibilidade.

Por isso, é importante dedicar alguns minutos diários para realizar os alongamentos, mesmo que sejam bem simples. O foco pode estar em áreas que, em geral, sofrem mais, como as do pescoço, ombros, costas, pernas e pulsos.

Ao fazer os alongamentos, você reduz o risco de dores musculares e melhora a postura. Tenha cuidado ao realizar os alongamentos. Eles devem ser feitos de forma suave, sem forçar demasiadamente. Além disso, respire profundamente durante cada movimento, pois isso ajuda a ter melhores resultados.

Invista em uma cadeira ergonômica

É importante ressaltar a relevância do investimento em uma cadeira ergonômica de alta qualidade. Essa escolha proporciona um nível significativo de conforto e contribui para a melhoria da qualidade de vida, especialmente para aqueles que passam longos períodos realizando tarefas enquanto estão sentados.

Além disso, ajuda a manter uma postura correta, com as costas retas e os pés apoiados no chão, prevenindo dores musculares. Porém, é preciso buscar por cadeiras de procedência e qualidade. Para isso, destacamos várias dicas que vão te ajudar na hora de selecionar a melhor opção.

Como escolher uma boa cadeira?

Como a cadeira é um dos principais instrumentos durante sua jornada de trabalho, vale a pena entender o que avaliar nesse tipo de compra. Isso permite que você compreenda quais requisitos considerar na hora de escolher a sua.

Considere aspectos ergonômicos

As cadeiras ergonômicas permitem que você fique confortável e com uma postura adequada, mesmo diante de muitas horas de trabalho. Para tanto, é necessário que o fabricante desse item cumpra com todas as normas estabelecidas pela NR17 que determina os padrões de qualidade para que ela realmente ofereça uma experiência diferenciada. Além do cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pela NR17, a Flexform também conta com diversas certificações como NBR 13962 emitida pela UL Brasil.

Avalie a qualidade dos materiais

Para que a cadeira seja confortável, vale a pena considerar a qualidade de seus materiais a fim de ter uma perspectiva de sua durabilidade. Opções que apresentam uma espuma com densidade 45 a 55 kgf/m3 tendem a oferecer conforto e estabilidade. Para simplificar sua avaliação, é possível considerar o prazo de garantia oferecido pelo fabricante, pois ele serve como referência de qualidade. A Flexform, por exemplo, oferece até 7 anos de garantia para suas cadeiras, mostrando a confiança na durabilidade de suas peças.

Ao entender como diminuir as suas dores e incômodos, seja por meio de ginástica laboral, exercícios e até mesmo uma cadeira, fica mais fácil alcançar melhora na produtividade e alavancar a sua carreira profissional. Para encontrar uma cadeira de qualidade, vale contar com a Flexform na hora de escolher a melhor opção para sua rotina.

Quer ver mais detalhes das nossas cadeiras? Então, acesse nosso site agora mesmo e encontre a mais adequada para você!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.