Como comprar móveis para casa com versatilidade?

Comprar móveis para casa de clientes é um dos grandes desafios de quem trabalha na área. É preciso levar em conta gostos particulares, analisar a realidade de uso e alinhar tudo isso às tendências que deixam a sua marca.

Uma maneira de equilibrar esses pontos é investindo em móveis versáteis, capazes de imprimir estilos que dialogam entre si e que podem ser usados em diversas situações.

Quer entregar estética, ergonomia e funcionalidade para seus clientes? Veja dicas para escolher móveis versáteis.

Entenda o perfil e o estilo dos clientes

O primeiro passo para dar mais opções ao cliente é, claro, entender o que ele espera de um projeto de interiores. O estilo de cada casa reflete gostos, aspirações e expectativas de seus moradores, fazendo com que nunca haja dois espaços exatamente iguais.

E um valor muito importante que profissionais precisam desenvolver e entender esses perfis além do que o cliente conta. Uma investigação no espaço atual acaba revelando muito mais do que as pessoas conscientemente sabem sobre seus gostos.

Foque, neste caso, nos móveis que possuem e como os utilizam: para uso prático, para decoração, por ligação emocional. São essas peças que ajudam a completar o quebra-cabeça.

Misture estilos sem perder identidade

Se a casa em que você vai intervir tem mais de uma pessoa morando, com certeza terá que lidar com mais de um perfil de gostos e expectativas.

Por exemplo, se a casa tem duas pessoas, você vai trabalhar com três estilos: de uma, de outra e a combinação das duas.

Essa é uma das partes mais desafiantes e empolgantes do Design de Interiores. É hora de ousar na combinação de cores, formas e texturas para criar um estilo único refletindo os dois perfis.

Neste caso, é ainda mais interessante investir nos móveis versáteis, que possam ser utilizados de maneiras diferentes conforme o gosto e a necessidade de cada um.

Pense em elementos tangentes dos estilos e combine tanto na forma quanto na função. Móveis para casa devem inspirar os moradores, mas também serem práticos no dia a dia.

Leve em conta situações de uso que o cliente dá mais valor

Na hora de escolher móveis versáteis para casa, devemos priorizar a rotina, mas com planejamento de praticidade e identidade em situações especiais.

Afinal, mesmo que o que conte seja nosso dia a dia, queremos sempre impressionar e agradar quando fazemos algo fora da rotina.

Investigue sobre o valor que os clientes dão para situações como as seguintes e planeje de acordo com elas.

Período de férias

Casas com crianças precisam sempre levar em conta o período de férias. Sem ter escola, muitos de seus dias são ocupados dentro de casa.

Neste caso, os móveis devem ser pensados para a segurança e diversão dos pequenos. Priorize ambientes com mais espaço e com itens que possam ser facilmente movidos para não atrapalharem ou até fazerem parte da brincadeira.

Reunião entre amigos

Um grande dilema que as pessoas enfrentam com os móveis de casa é como ter estrutura para receber amigos e parentes, mas sem que isso signifique muitos móveis na maior parte de sua rotina.

Uma boa ideia aqui é investir nos itens multifuncionais: banquinhos que podem virar compartimentos, mesas que podem servir de apoio, sofás e pufes que podem ser reorganizados dependendo da quantidade de pessoas, etc.

Tudo isso, claro, apresentando a personalidade dos moradores para seus visitantes de maneira que os deixem orgulhosos.

Maratona de filmes

Com o crescimento dos serviços de streaming, muitas famílias gostam de se reunir para assistir a um filme ou maratonar aquela série nova que todo mundo está falando.

Com móveis versáteis, principalmente os sofás, poltronas, pufes e almofadas, dá para criar um ambiente aconchegante e curtir a sessão sem que o lugar vire exclusivo para isso no dia a dia.

Aventuras gastronômicas

Outra tendência dos últimos anos é o prazer de cozinhar em família ou com amigos, algo que cresceu bastante no pós-pandemia.

Os móveis para cozinha precisam ser pensados em volta da estrutura fixa do ambiente, para potencializar o uso sem atrapalhar o espaço.

Investir em móveis que servem tanto para o ambiente de sala quanto cozinha também é uma ideia interessante. Os moradores podem levar a reunião de um cômodo para o outro dependendo de onde o papo está melhor.

Home office

O home office cresceu muito durante a pandemia e não deve mais ir embora. Muitos profissionais na área já perceberam o aumento de demanda desse tipo de projeto.

No home office, a prioridade é sempre a ergonomia. Construa um espaço que reflita o estilo e inspire os moradores, mas que também contribua com seus hábitos de trabalho: postura, posição dos braços, distância entre dispositivos, etc.

Abra espaço para personalização

Por mais que os móveis se encaixem perfeitamente no gosto e no uso dos moradores, ela nunca terá 100% da identidade deles sem que possam dar seu toque pessoal.

É por isso que móveis versáteis devem levar em conta customização do espaço, como:

  • possibilidade de acrescentar objetos de decoração e valor emocional;
  • ajustes posicionamento que adaptem o espaço ao fluxo das pessoas dentro do cômodo com o tempo;
  • possibilidade de ressignificar móveis no futuro se estilos e expectativas mudarem ao longo dos anos, etc.

Ou seja, a versatilidade de um móvel não é apenas prática. Leva em conta também as formas como pode ser vista e integrada em um ambiente agradável e pessoal.

Invista em móveis para casa com estilo e ergonomia

Seja para o dia a dia, seja para eventos sociais, os móveis de uma casa devem combinar conforto, praticidade e ergonomia.

Resumindo, devem ser pensados como o que são: parte da vida das pessoas. Devem ser bonitos, fáceis e seguros de usar. Devem permitir ajustes simples de espaço e oferecerem possibilidades para que o próprio morador se sinta em controle de seu ambiente.

Em uma época pós-pandemia, em que mais pessoas trabalham em casa e também buscam um contato social mais próximo, a versatilidade é uma característica fundamental na compra de móveis para casa.

Quer conhecer ainda mais sobre o assunto e escolher o estilo certo para seus clientes? Veja o que mais levar em conta para comprar móveis para casa!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.