arquitetos famosos

Conheça 5 arquitetos famosos para você se inspirar

Existem muitos arquitetos famosos que fizeram e ainda fazem trabalhos incríveis em cenários internos e externos de casas, apartamentos, lojas, centros de eventos etc. Esses profissionais talentosos servem de inspiração para aqueles que ainda estão iniciando as suas atividades ou desenvolvendo a sua carreira e pretendem realizar obras únicas para se tornarem reconhecidos no mercado.

Alguns arquitetos contemporâneos já estão conseguindo obter sucesso porque definiram os seus estilos e conseguiram agradar aos seus clientes. Os grandes profissionais da nossa era utilizam técnicas e conhecem movimentos e tendências que são essenciais para a organização dos espaços modernos. Uma delas é a arquitetura sustentável, que ganhou espaço no Brasil.

Quer conhecer alguns arquitetos famosos para acompanhar os seus trabalhos e usá-los como inspiração? Prossiga com a leitura deste artigo!

Entenda a importância da atualização dos profissionais da área da arquitetura

Os arquitetos são profissionais que precisam se atualizar constantemente para se manter no mercado de trabalho, já que o aprendizado da arquitetura não se encerra nas aulas de uma faculdade. Muitos precisam fazer cursos e se especializar para garantir um lugar de destaque nessa área. Veja a seguir alguns motivos para buscar mais qualificação!

Concorrência acirrada

A arquitetura é um setor indispensável para os planejamentos urbanos e a compreensão de imóveis isolados. No entanto, o mercado de trabalho está bastante disputado, e os novos arquitetos precisam enfrentar uma concorrência acirrada. A atualização ajuda esses profissionais a se tornarem especialistas em um segmento, por exemplo, na elaboração de móveis planejados e no design de interiores.

Abertura de portas

Um único diploma não é mais suficiente para abrir portas de empregos para arquitetos. Na atualidade, é preciso ter formação completa, participar de laboratórios de arquitetura e construir outros diferenciais para a captação de clientes. Um curso de especialização é indispensável para oferecer um currículo atrativo e conquistar uma vaga de trabalho em nosso país.

Diante do atual cenário econômico, é aconselhável fazer investimentos em pós-graduações, especializações ou extensões universitárias. Isso é indispensável para se tornar um ótimo profissional da arquitetura e se manter atualizado em relação às inovações tecnológicas que estão em constante evolução. Procure desenvolver as suas habilidades para conquistar um lugar no mercado.

Futuro da profissão

O futuro da arquitetura dependerá do uso das tecnologias que continuarão evoluindo. A realidade aumentada já faz parte das rotinas dos profissionais, mas novas tendências surgirão no decorrer do tempo. Para continuar atuando na área, é necessário criar projetos inovadores e que considerem o bem-estar das coletividades.

Confira os arquitetos importantes no cenário atual e sua área de atuação

A profissão exige muito mais do que a elaboração de projetos ou a definição dos objetos e equipamentos que vão compor os cenários. A maioria dos arquitetos em início de carreira escolhem profissionais da área para se inspirar e criar o seu próprio estilo, que deixará marcas em suas carreiras. Observe abaixo alguns especialistas renomados que podem servir como modelo!

1. Paulo Mendes da Rocha

O famoso Paulo Mendes da Rocha participou da Escola Paulista de Arquitetura Contemporânea Brasileira e é um dos maiores nomes da área no Brasil. O profissional foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo, e somente deixou de lecionar ao ser afastado do seu cargo durante o Regime Militar.

Paulo realizou obras que se tornaram muito conhecidas, e o seu nome é reconhecido também no exterior. O projeto mais marcante de sua carreira foi a sua casa, que hoje é estudada em virtude do experimentalismo e das técnicas que o arquiteto usou para construir a sua residência. O arquiteto recebeu a medalha de ouro do RIBA em 2017.

2. Zaha Hadid

Zaha Hadid é uma arquiteta que entrou nesse espaço, normalmente dominado pelos homens, e se tornou um grande destaque feminino em sua profissão. A profissional iraquiana ficou conhecida por fazer excelentes trabalhos e mudar os paradigmas históricos, pois foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, que equivale a um Oscar para a área da arquitetura.

A arquiteta recebeu a premiação no ano de 2004, no entanto, enfrentou muitas barreiras para obter o reconhecimento. Ela produziu as suas obras com um design inovador, traço futurístico, ousado e totalmente fora do convencional. A profissional também foi considerada a 69º mulher mais poderosa do planeta. Ela planejou a Estação do Corpo de Bombeiros de Vitra, por exemplo.

3. Fernanda Marques

A renomada Fernanda Marques é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e tem o seu escritório na Vila Olímpia, situada na zona sul da cidade. Em seus trabalhos, a arquiteta une o sofisticado com o moderno e cria projetos exclusivos conforme a necessidade e os anseios de seus clientes.

As suas obras são conhecidas no Brasil e também no exterior, por exemplo, em Portugal, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Alguns de seus projetos mais famosos foram denominados como Saint Paul, LX Lisboa, Projeto Eretz, Bookfield Avenida Patrimar, Barbacena, Loja John John Oscar Freire e Showroom Restoque.

4. Ney Lima

O arquiteto Ney Lima formou-se pela Universidade Católica de Goiás e tornou-se um dos nomes mais conhecidos entre os arquitetos contemporâneos do nosso país. O profissional tem uma ampla bagagem, que foi construída no decorrer do tempo, pois está atuando no mercado desde 1986 com o estilo contemporâneo. Até hoje, as suas maiores obras são edifícios e casas.

Ney Lima tem muitos conhecimentos em diversas áreas da arquitetura, mas ficou famoso com os seus traços modernistas, linhas retas nas construções e desenhos autorais. Os seus projetos são voltados para lojas, clínicas médicas, restaurantes, salas comerciais e outros cenários corporativos. Entretanto, ele também realiza trabalhos para ambientes interiores de residências.

5. David Bastos

O nome David Bastos se tornou conhecido pelo desenvolvimento de projetos que criaram ambientes únicos, com objetos modernos e antigos e cenários cheios de personalidade. O profissional obteve a sua formação em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, e o seu trabalho inclui conforto, respeito e informalidade, que representam o seu modo de pensar.

O arquiteto tem dois escritórios em nosso país, um portfólio relevante, diversos projetos de sucesso e participação na Casa Cor. As suas principais obras são: Casa de Praia BA – Interlagos, BA, Casa Praia da Baleia – SP, Casa Terravista 1 – BA, Apartamento 5ª Avenida, Nova Iorque, Unique Eventos – BA, Loja Trousseau – BA e Trapiche Adelaide – BA.

Agora você já conhece 5 arquitetos famosos para se inspirar! Se você quiser alcançar os seus objetivos, aprenda a ser multitarefa e usar o talento e a criatividade, além de se adaptar às evoluções para ter uma carreira promissora. Invista na criação de espaços que impactem a qualidade de vida das pessoas de forma positiva e alcance o sucesso.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este texto em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.