Ergonomia, Escritório 19/06/2025

Cultura de bem-estar no trabalho: 7 dicas de móveis e decoração

A discussão sobre o bem-estar no trabalho tem se tornado cada vez mais importante. Isso porque os cenários não são positivos e geram repercussões de impacto. Por exemplo, segundo reportagem do G1, dados do Ministério da Previdência Social apontaram quase 500 mil afastamentos por saúde mental em 2024. Isso significa um aumento de 68%, em relação a 2023. 

Promover o bem-estar é uma forma de criar um ambiente favorável, no qual todos os elementos contribuam para o conforto e a produtividade dos colaboradores. O resultado é uma influência positiva na saúde mental, o que ajuda as pessoas a melhorarem sua produtividade e diminuírem os afastamentos. 

Neste post, entenda como é possível colaborar para o bem-estar no ambiente corporativo, usando dicas que ajudam a criar o projeto ideal. Boa leitura! 

7 dicas para promover o bem-estar no trabalho 

É possível tomar diversas medidas para o bem-estar em uma empresa. Algumas, como ter uma cultura colaborativa, é responsabilidade da organização. Mas, além disso, é possível fazer boas escolhas no projeto arquitetônico, que igualmente ajudam nesse aspecto. Veja a seguir! 

1. Psicologia das cores 

A Psicologia das Cores estuda o efeito delas na mente do ser humano, inclusive, em seus comportamentos e emoções. Por exemplo, cores quentes e vibrantes, como o vermelho, podem deixar as pessoas em estado de alerta constante. Já um tom de azul-claro é frio e ajuda a tranquilizar. 

Assim, conhecer esse campo, e aplicar sua teoria em projetos, ajuda as pessoas a terem um ambiente equilibrado, que influencie positivamente em seu estado mental, com ajuda das cores. 

Nesse caso, vale a pena considerar os significados gerais das cores, dentro de um contexto cultural. Por exemplo, no ocidente, algumas delas significam o seguinte: 

  • amarelo: criatividade, sol, otimismo e doença;
  • verde: natureza, saúde, inveja e calma;
  • azul: limpeza, frio, tristeza e estabilidade;
  • vermelho: paixão, perigo, velocidade e fogo;
  • laranja: energia, extravagância, entusiasmo e aventura; 
  • violeta: realeza, espiritualidade, poder e crueldade; 
  • branco: paz, simplicidade, frieza e esterilidade;
  • preto: elegância, formalidade e sobriedade;
  • cinza: monotonia, introspecção, neutralidade e equilíbrio. 

Cada tipo de cor pode ter significados positivos e negativos. Por isso, dependendo de sua tonalidade e combinação com outras cores, é possível destacar um ou outro significado. 

Por exemplo, em uma sala de reuniões totalmente em cores cinza e branco, o ambiente pode ficar neutro demais, despertando tédio nas pessoas. Já o uso de cinza com uma cor vibrante, como laranja, pode colaborar para o foco e a criatividade em projetos. 

2. Iluminação adequada 

O tipo de luz que se usa em um ambiente de trabalho também importa para o bem-estar. Isso porque luzes frias, como as de tonalidade azulada, podem manter a mente em estado de alerta, o que influencia na irritabilidade e na ansiedade. 

Dessa forma, é importante incluir no projeto quais as melhores soluções de iluminação para a empresa, conforme as necessidades das pessoas. Nesse caso, vale considerar aspectos como: 

  • funções que os colaboradores exercem; 
  • tipos de espaço, se compartilhados ou pessoais; 
  • presença de luz natural nos ambientes; 
  • colaboradores com dificuldades visuais; 
  • presença de móveis; 
  • ângulos de incidência das luzes. 

Assim, é possível fazer o melhor planejamento, definindo o tipo de luz e luminária ideal para cada espaço. 

3. Elementos naturais no ambiente

Estar perto da natureza ajuda o corpo e a mente a relaxar. Por isso, vale a pena integrar elementos que colaborem para isso dentro do ambiente corporativo. Nesse caso, existem diversas possibilidades. 

Por exemplo, em cada escritório ou sala é possível trazer plantas que vivam bem na sombra e possam ser um ponto de referência, até para o descanso da vista. Outra escolha é criar um jardim de inverno, ou um ambiente mais amplo, em que as pessoas possam ficar em seus momentos de pausa. 

Caso seja difícil usar plantas de verdade, ou em grande quantidade, pode ser interessante trabalhar com papéis de parede de temática de natureza, pinturas com tonalidades de verde, entre outras possibilidades. 

4. Espaços de descompressão 

Os espaços de descompressão são áreas de relaxamento, em que as pessoas podem ficar na hora do almoço, antes ou depois do expediente. Seu objetivo é o alívio do estresse e do relaxamento. Por isso, podem ser adaptados conforme a cultura e necessidade dos colaboradores. 

Porém, é importante ter cuidado. Isso porque, embora sejam áreas públicas, eles devem atender pessoas com diferentes necessidades. Por exemplo, durante o descanso, alguém pode se sentir mais relaxado lendo ao lado de uma fonte de água. Já outra pessoa pode relaxar jogando videogame, sentado em um pufe macio. 

Assim, vale a pena conhecer os gostos das pessoas e tentar montar pequenas áreas variadas, para que todos encontrem o melhor lugar para si. 

5. Decoração humanizada 

Algumas escolhas de decoração podem ser equivocadas, quando o foco está em algo bonito ou que combina com a empresa, mas que acaba atrapalhando o bem-estar no trabalho. 

Por exemplo, em um espaço colaborativo amplo, um quadro de arte moderna, cheio de cores vibrantes, pode ocupar bem o espaço de uma parede. Porém, suas tonalidades podem causar agitação na mente e distrair o foco de quem está ali. 

Assim, o ideal é que a decoração seja pensada para as pessoas, com o objetivo de dar suporte aos outros elementos, a fim de criar um ambiente de trabalho harmonioso e confortável. Aliás, dependendo da situação, ela pode até ser personalizada ou seguir tendências mais neutras. 

6. Móveis ergonômicos 

Outro fator que ajuda muito no bem-estar no trabalho é o uso de móveis ergonômicos. Isso porque eles são pensados para o conforto da pessoa, ajudando-a a manter uma boa postura e evitando problemas de saúde, como dores nas costas, que podem levar a afastamentos.. 

Além disso, também é importante pensar em sua disposição ideal, para que atenda ao trabalho e gere um bom resultado, ao ser combinado com outros elementos. 

Por exemplo, uma mesa com elevação possibilita diferentes ajustes para as pessoas, além da possibilidade de trabalhar em pé, o que pode ser confortável para variar. Outra vantagem é ser movida dentro do espaço, conforme a necessidade. 

7. Equilíbrio entre espaços abertos e privados 

Por fim, vale a pena que a empresa invista em espaços públicos e privados, a fim de alcançar o bem-estar no trabalho. Isso porque escolher uma ou outra opção não é o ideal. 

Por exemplo, em uma empresa criativa, trabalhar em conjunto é importante, o que funciona em salas abertas. Porém, em alguns momentos, as pessoas podem querer focar em suas ideias, o que é difícil com tantos colegas ao redor. Nesse caso, é importante que tenham salas privadas ou cabines que possam ser usadas com privacidade. 

Alcançar o bem-estar no trabalho é um dos aspectos mais importantes para as empresas atualmente. Afinal, quando o ambiente corporativo não é equilibrado, pode influenciar de forma negativa nos colaboradores, gerando problemas de saúde, especialmente mentais, e levando a afastamentos e perda de produtividade.

Para reduzir os riscos, atitudes simples, como um projeto de decoração humanizado e a escolha de bons móveis fazem diferença, pois cria espaços corporativos em que as pessoas se sentem confortáveis e prontas para o trabalho. 

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