Conheça cursos complementares de arquitetura para se destacar!

Para quem está iniciando, a carreira na Arquitetura apresenta um universo de possibilidades. Mas, por outro lado, exige também empenho para alcançá-las.

Se você quer se destacar no mercado além da qualidade do seu trabalho, preparamos um artigo especial sobre cursos complementares de arquitetura além da graduação para rechear o seu currículo.

Veja a importância de investir em capacitação e as que mais impactam em como empregadores e clientes valorizam o seu trabalho. Confira!

Por que investir em cursos complementares de arquitetura

Cursos complementares de arquitetura são cursos de aprofundamento de um profissional em determinada área além da graduação básica, que levam a diplomas e certificados reconhecidos pelo mercado.

Podem ser divididos em pós-graduações, cursos de especialização, técnicas complementares, proficiência em ferramentas, entre outros.

Além de levarem a um aprimoramento profissional, os certificados obtidos em cursos demonstram o seu esforço em crescer na carreira e servem de prova de seus conhecimentos práticos e teóricos.

Dito isso, veja quais os benefícios de investir em cursos para quem está começando.

Crescimento profissional

Muitos profissionais pensam nos certificados de cursos complementares mais como uma medalha do que o que eles realmente são: a culminação de seu esforço em continuar aprendendo e melhorando na profissão mesmo após se formar.

Cursar programas além da graduação é investir em aprimoramento constante: novas tendências, novas técnicas, novas demandas.

O crescimento profissional é fundamental em qualquer carreira, mas tem um peso ainda maior em áreas como a Arquitetura, em que a evolução tecnológica e cultural mudam a visão de todo o mercado sobre o papel desses profissionais.

Destaque no mercado

Falando em mercado, o que fazer quando uma área é tão competitiva quanto a Arquitetura? O seu estilo é sempre a maior vitrine, mas você pode se diferenciar ainda mais e tornar sua proposta única ao demonstrar o quanto entende do que está fazendo.

Os cursos, querendo ou não, se tornam argumentos na hora de escolher arquitetos para projetos — seja em uma empresa, seja fechando um contrato.

O ideal é buscar aqueles que melhor complementam seu trabalho e, de quebra, alinhem-se com o que seu público-alvo valoriza mais.

Visibilidade para clientes

A internet hoje é um canal crucial para captar novos clientes de arquitetura. Mas como aparecer para mais pessoas e se diferenciar?

Um desses caminhos é por meio de certificados de conclusão de cursos complementares. Redes de relação profissional, como Linkedin e marketplaces de serviços, dão mais visibilidade para perfis que têm mais o que mostrar.

Nesses casos, eles se tornam um chamariz para que o público acesse e conheça o seu trabalho — é ele, no final, que realmente vai convencer novos clientes.

Valorização do trabalho

Os diplomas complementares de arquitetura demonstram também o quanto você investe no seu trabalho e esse valor percebido pode ser transferido para o quanto você ganha.

Além de destaque, quem tem conhecimento formal acima da média do mercado pode naturalmente cobrar mais pelo trabalho, pegando projetos maiores e mais desafiadores.

Quais os principais cursos complementares de arquitetura no mercado

Se você quer ter essas vantagens na carreira e criar um diferencial desde o início, investir cursos complementares de arquitetura é um passo que precisa ser dado.

Para ajudar você a traçar seu caminho de crescimento na profissão, veja alguns deles que fazem muita diferença na hora de captar novos clientes ou conseguir uma boa posição em estúdios.

Pós-graduações

As pós-graduações são cursos acadêmicos de extensão ou complementação do bacharelado dentro de universidades.

Na área de Arquitetura, são voltadas para o aprofundamento em práticas específicas da profissão, bem como o desenvolvimento teórico ligado à relação do arquiteto não apenas com o projeto em si, mas seu impacto no ambiente ao redor.

Esses cursos têm duração variável e muitos podem ser feitos a distância, como a pós de Arquitetura e Cidades da Anhanguera.

Além disso, muitas dos itens a seguir também podem ser ministradas e concedidas pelo caminho da pós-graduação.

Cursos de Iluminação para Arquitetura

A iluminação tem um papel importante no trabalho de arquitetos, tanto em questão de estilo estético quanto no aproveitamento de luz ambiente.

Ou seja, quem se especializa em Lighting Design tem um diferencial interessante no mercado. Cursos como o da instituição Belas Artes podem ser um caminho interessante para sua carreira.

Cursos técnicos em softwares de arquitetura

Com a evolução da tecnologia, as ferramentas digitais se tornaram um diferencial importante para arquitetos, principalmente aqueles que estão começando e não podem pagar pelo serviço.

Nesse cenário, a capacitação no uso de softwares faz muita diferença, como o curso de AutoCAD para Arquitetura da Udemy.

Cursos de Design de Interiores

As graduações de Arquitetura já trabalham bastante com os conceitos de Design de Interiores, principalmente a harmonia entre elementos de uso e decoração e o espaço que ocupam.

Existe uma grande variedade de certificações nesse sentido no mercado, com focos diferentes de acordo com sua área de atuação, estilo arquitetônico e tipo de cliente — residencial, comercial, etc.

Cursos de Arquitetura Sustentável

Arquitetura sustentável é uma das maiores mudanças dentro da área nos últimos anos. Clientes e profissionais se atentam para a necessidade cada vez mais iminente de criar construções e espaços que limitem seu impacto no meio ambiente e preservem a harmonia entre humanos e natureza.

Saber trabalhar com foco em certificação sustentável não é apenas demonstrar sua preocupação hoje, como criar um diferencial inevitável para projetos do futuro. Um exemplo desse tipo de qualificação é o curso da UGREEN.

Cursos de Arquitetura Comercial e Visual Merchandising

Com boa parte do comércio migrando para o digital, empresas modernas buscam tornar seus espaços físicos verdadeiras experiências de marca que atraiam pessoas além do ato de comprar.

Para isso, precisam de arquitetos capacitados em Arquitetura Comercial e Visual Merchandising: estratégias para tornar um ambiente parte da imersão da marca, em formas, cores e estruturas.

Existem diversas opções no mercado, tamanha é a demanda por esse tipo de projeto. Um exemplo é a pós a distância da Uninter.

Certificações para projetos

Falamos bastante dos cursos que você pode se dedicar mesmo depois de já se tornar profissional, mas é importante ficar de olho também nas certificações que seus projetos podem receber.

Fazer novos trabalhos pensando em certificações específicas ajuda você a demonstrar o que pode fazer para clientes, tornando-se um diferencial de mercado.

Um exemplo disso é a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), dada a projetos arquitetônicos que se destacam em práticas sustentáveis. Existe uma versão brasileira que é o Selo Casa Azul.

Mesmo que você não aplique seus trabalhos às certificações, seguir as premissas é um guia importante de qualidade e excelência.

Investir na carreira é um ciclo virtuoso. Quanto mais você se aplica, mais qualidade tem para mostrar como resultado, possibilitando mais clientes e mais oportunidades de crescimento.

Portanto, não espere para buscar cursos complementares de arquitetura no mercado. Quanto mais cedo você começar a aprimorar suas habilidades, mais destaque terá no futuro.

E como demonstrar todo esse esforço para o público e valorizar a sua carreira? Veja 5 dicas de produção em redes sociais para arquitetos!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.