decoração de interiores

Decoração de interiores: 6 principais tipos

Em um projeto de arquitetura, a decoração de interiores ganha cada vez mais espaço. Afinal, ela faz toda a diferença em um ambiente, já que pode criar um clima específico, deixar o cômodo mais bonito e até transmitir sensações diferentes, por meio das linhas e cores presentes em móveis, paredes e acessórios. Por isso, vale a pena conhecer alguns de seus estilos para criar composições criativas, originais e que atendam às necessidades dos seus clientes.

Neste post, veja 6 tipos de decoração que você pode aplicar em seus projetos. Saiba também quais pontos considerar para eles e como a Flexform pode ajudar. Boa leitura!

Decoração de interiores: 6 estilos que você pode seguir

Ao longo do tempo, a decoração de interiores evoluiu e, com ela, alguns estilos foram sendo criados. Eles são um guia para quem vai criar um projeto e oferecem uma base de referências que o profissional pode adotar e adaptar, conforme suas ideias originais e os gostos de seus clientes. A seguir, confira 6 deles que separamos para você!

1. Retrô

Um estilo bastante popular nos últimos anos, o retrô remete aos estilos usados nas décadas passadas. Nesse caso, seu foco é a releitura de elementos clássicos, trazendo nostalgia. Ou seja, diferentemente do estilo vintage, que realmente usa peças antigas, o retrô costuma usar móveis e outros artigos modernos, mas inspirados no passado.

Além disso, é caracterizado por iluminação indireta, molduras e estampas. Quanto às cores, seus tons são vivos e pastéis, podendo ser usados em móveis de destaque ou em detalhes, como em um tapete. Quanto à forma, a mobília segue padrões arredondados.

2. Rústico

O famoso estilo rústico está ligado diretamente à natureza, com um toque de “casa de fazenda” e bastante conforto. Seus materiais principais são os naturais, como a madeira nas paredes e nos móveis, o couro, as pedras e as fibras em tapetes e tecidos. Quanto às cores, os tons terrosos são os mais usados.

Outro destaque desse estilo vai para a iluminação, que segue um tom mais amarelado, seja em lustres ou abajures. Além disso, as plantas também complementam os ambientes, e as peças artesanais, a decoração.

3. Industrial

Criado na década de 1970, o estilo industrial segue em alta. Prático, com um visual “forte” e até meio frio, ele remete aos antigos galpões industriais, inclusive com espaços integrados. Por isso, é popular pelo uso de metal, cores escuras e mezaninos.

Além disso, caracteriza-se pela valorização de materiais aparentes, como tubulações e instalações elétricas, bem como pelo uso de materiais rústicos, como o concreto.

Dessa forma, para quebrar o clima “pesado”, é possível equilibrar o uso desses materiais, optando por um ou outro, ou, ainda, usá-los com cores mais claras e vivas nas paredes e em objetos específicos.

4. Oriental

O estilo oriental foca em um visual equilibrado. Por isso, é comum que use elementos do Feng Shui na criação das composições. Além disso, existe um grande campo de referências a serem exploradas, pois você pode focar em elementos de uma cultura asiática específica, como a chinesa ou a tailandesa, ou se basear em diferentes países para produzir uma decoração de interiores mais complexa.

No geral, o estilo oriental vai seguir algumas características que você pode variar em seus projetos. Por exemplo:

  • materiais naturais, como o bambu;
  • linhas simples para móveis e acessórios;
  • peças como lanternas, biombos e fontes;
  • flores na decoração, como bonsais;
  • cores suaves em tons terrosos e branco.

5. Escandinavo

Baseada na decoração de interiores dos países nórdicos, o estilo escandinavo também tem foco no conforto, já que cria um ambiente acolhedor em casa, especialmente para passar o inverno. Para isso, ele segue uma característica mais simples, em termos de móveis e cores neutras, como preto, branco e cinza. Além disso, opta pela alta qualidade e também pelo uso de materiais naturais.

Dessa forma, alguns de seus componentes mais utilizados são os tecidos, presentes em almofadas, mantas e tapetes felpudos, os espelhos, com formas arredondadas e que ajudam a espalhar a luz natural, e as estampas nórdicas.

6. Minimalista

Na decoração minimalista, o destaque é para o conceito “menos é mais”. Por isso, os móveis não são excessivos, os espaços são amplos e fluidos e há a valorização da iluminação natural. Dessa forma, o branco é uma cor predominante, para propagar luz e trazer a ideia de limpeza.

Apesar das formas básicas e do pouco uso de elementos decorativos, esse estilo não é tão simples de seguir. Afinal, é preciso escolher cada componente do projeto com cuidado, para que o espaço não fique monótono. Já para quem gosta da ideia de minimalismo, mas quer complementá-la, seus elementos conversam bem com outros tipos de decoração.

Por exemplo, em uma sala minimalista com paredes brancas e um piso de madeira, você pode colocar um sofá de couro e uma estante de metal na cor preta, para combinar com o estilo industrial.

Os pontos importantes para criar sua decoração e como a Flexform pode ajudar

Agora que você conhece mais sobre os estilos que pode usar na decoração de interiores, é importante considerar alguns pontos na hora de criar um projeto.

  • gosto do cliente: é o que vai conversar com as suas ideias e guiar o projeto para resultar em uma decoração original, mas que atenda ao que a pessoa quer e gosta;
  • ideias e referências: toda a sua bagagem e experiência relacionada a um ou mais estilos de decoração precisa ser considerada para ter ideias novas para os espaços;
  • iluminação: um dos pontos mais importantes de um cômodo, ela precisa ser estudada antes de definir os elementos;
  • conforto e mobilidade: qual é a utilidade do espaço, quantas pessoas o frequentam e como deixá-lo receptivo e confortável são as prioridades desse aspecto;
  • qualidade: a qualidade dos materiais e móveis usados na decoração de interiores, bem como a confiança em uma empresa de referência no mercado, são essenciais para o projeto dar certo.

Falando em qualidade e confiança, para a decoração de interiores de qualquer espaço, você pode contar com a Flexform. Afinal, desde a década de 1960, acompanhamos a evolução de cadeiras e poltronas para criar modelos não só exclusivos em design, mas ergonômicos e com alta qualidade, para atender ao que cada pessoa precisa.

Hoje, expandimos nossa atuação para oferecer mais soluções em móveis e decoração, com mesas, armários e acessórios ideais para o seu projeto de decoração, independentemente do estilo que queira seguir.

A decoração de interiores é um dos aspectos mais importantes em um espaço. Isso porque, dependendo dos elementos escolhidos, você pode criar um ambiente único e bonito, além de transmitir sensações de conforto, que geram bem-estar nas pessoas. Para isso, é possível escolher um ou mais estilos nos quais se inspirar, mas sempre seguindo suas próprias ideias e o que os clientes desejam. Além disso, é importante contar com peças originais e de qualidade, como as da Flexform, para você oferecer o melhor para quem confia em seu trabalho.

Quer saber todas as opções de móveis e decoração que temos disponíveis? Acesse o nosso site e confira!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.