Manutenção e Limpeza de Cadeiras de Escritório: Mantenha seu Equipamento em Forma

Dentro da rotina de um escritório, muitas vezes o papel central das cadeiras é subestimado. Além de serem importantes para manter a produtividade e o conforto de cada um, elas também são responsáveis por contribuir com a saúde e a postura dos usuários. Por isso, entender como realizar limpeza de cadeiras, bem como a sua manutenção, permite aumentar a vida útil desse item tão importante.

A maioria dos profissionais passam diversas horas do seu dia sentados em frente ao computador. Nesse tempo, há sujeira, resíduo, poluição e demais impurezas que prejudicam a durabilidade de sua cadeira. Se você quer garantir o máximo de conforto e higiene durante seu horário de trabalho, continue a leitura e descubra como fazer a manutenção e limpeza de cadeiras de escritório!

Qual a importância da limpeza e manutenção em cadeiras de escritório?

A limpeza e a manutenção das cadeiras desempenham um papel central na segurança, saúde, conforto e durabilidade das peças, além de colaborar para o aumento da produtividade da equipe.

Durante o processo de limpeza de cadeiras, é possível evitar o acúmulo de poeira, micróbios e sujeiras responsáveis por causar alergias e problemas respiratórios. Além disso, as superfícies limpas evitam o crescimento de bactérias que podem causar diversas doenças.

Já a manutenção, é responsável por manter as estruturas do encosto e do assento adequadas para o usuário, oferecendo um suporte adequado e garantindo a postura correta. Isso evita diversos problemas como dores nas costas ou qualquer acidente devido à falta de cuidados.

Também vale destacar que esse cuidado não é benéfico apenas para a produtividade e qualidade de vida do usuário, mas também é importante do ponto de vista financeiro, pois aumenta a durabilidade da cadeira. Isso porque a poeira pode desgastar o estofamento e demais componentes. Por isso, saber como limpar estofado de cadeira e realizar a higienização adequada é importante.

Como fazer a limpeza e manutenção de cadeiras de escritório?

Realizar a limpeza de cadeiras do escritório adequadamente é essencial para conseguir aumentar a durabilidade do equipamento, mantê-lo em boas condições de uso e garantir segurança a todas as pessoas da equipe. Para te ajudar com a higienização de cadeiras, destacamos dicas que podem ser úteis. Confira, a seguir.

Saiba qual a frequência em que ela deve ser feita

O primeiro fator que você deve ter atenção é com a frequência da limpeza. Manter uma periodicidade adequada para efetuar a higienização de cadeiras é crucial para garantir a durabilidade dela.

A limpeza regular deve ser feita semanalmente ou, pelo menos, mensalmente, dependendo da frequência de uso e do ambiente. Porém, ainda é preciso avaliar o local em que as cadeiras estão. Áreas propensas a ter mais sujeira podem exigir limpeza mais frequente.

Utilize materiais e ferramentas adequadas

Existem alguns materiais que podem ajudar a sua rotina de limpeza de cadeiras, garantindo a higienização de cadeiras de forma adequada. Por exemplo, você pode misturar algumas gotas de detergente em um balde de água morna para criar uma solução de limpeza em situações mais suaves.

Nas partes de metal que precisam de lubrificação, é possível ter que fazer uso de um lubrificante em spray específico para manter essas partes móveis funcionando bem e aumentar a durabilidade da cadeira.

Entenda quais áreas podem receber a limpeza

Compreender como limpar cadeira de tecido ou de outros materiais em cada área e nas situações distintas ajuda no processo de higienização. Por exemplo, se você derramar alguma bebida no assento da cadeira, utilize rapidamente um pano úmido com detergente para remover a sujeira.

As rodinhas podem acumular cabelos e sujeira ao longo do tempo. Você deve verificar regularmente se estão limpos e remover esses detritos, se necessário, para que a cadeira continue a deslizar suavemente.

Use a limpeza profunda quando necessário

Se a sua cadeira de escritório tem, por exemplo, assento de tecido, ela naturalmente vai acumular sujeiras e manchas de difícil remoção, que não saem com a limpeza superficial que indicamos anteriormente.

Nesse caso, você pode precisar fazer uma limpeza profunda, usando um produto específico para remoção de manchas de tecido. Já se o material do assento for de couro, pode ser necessário aplicar algum produto ao longo do tempo para mantê-lo flexível e em boas condições.

Verifique peças desgastadas

Avaliar como está a limpeza de cadeiras no escritório é fundamental para entender a necessidade de manutenção ou trocas também é uma dica que vai permitir que você tenha mais conforto para trabalhar e evite qualquer tipo de acidente por quebra ou desgaste.

Por exemplo, você deve inspecionar se há parafusos soltos, rachaduras no assento, costuras soltas no estofamento, rodas quebradas ou partes metálicas enferrujadas. Caso encontre algum desses sinais, é fundamental substituir ou consertar a cadeira para evitar problemas de segurança e garantir o conforto durante o uso da cadeira.

Ajuste a cadeira corretamente

Por fim, vamos apresentar uma dica que vai reduzir o desgaste da cadeira ao mesmo tempo que proporciona conforto para que você desempenhe suas funções de trabalho de forma produtiva. Fazer ajustes na posição da cadeira é essencial para a durabilidade dela.

Por exemplo, contar com uma peça com ajustes ergométricos para os braços, para sua altura e até mesmo para os pés pode trazer mais bem-estar na hora de realizar as suas atividades e ainda evita o desgaste por mau uso.

Quais cuidados fazem sua cadeira de escritório durar mais?

Para garantir que sua cadeira tenha uma ótima vida útil, é importante adotar algumas medidas preventivas que contribuem para a sua durabilidade. A limpeza de cadeiras de modo regular, a manutenção preventiva, efetuar os ajustar a regulagem e o respeito ao limite de peso, são cuidados essenciais para manter sua cadeira por longos anos.

Outro ponto essencial se refere às características das cadeiras. Mesmo com muita atenção no cotidiano, materiais de baixa qualidade não costumam ter uma longa vida útil. Por isso, é essencial escolher itens de fabricantes referências no setor.

A Flexform, por exemplo, oferece uma garantia de 5 anos para os produtos, especialmente por conta da alta qualidade de seus componentes. Assim, você adquire um item que proporciona conforto e preserva sua funcionalidade por meio dos cuidados com manutenção e limpeza de cadeiras.

Quer ainda mais qualidade de vida e conforto na hora de realizar seu trabalho? Então confira a linha completa de cadeiras de escritório da Flexform e descubra qual delas é perfeita para o seu dia a dia!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.