Escritório, Home Office 25/10/2022

Veja como otimizar espaço no seu escritório!

Você sabia que proporcionar a melhor experiência possível para os funcionários é um excelente motivo para otimizar espaço nos escritórios? Afinal, é nesse ambiente que os colaboradores permanecem a maior parte de seu dia de trabalho.

Além disso, é inegável que, ao garantir condições laborativas em espaços mais eficientes, a empresa também sai ganhando. Isso acontece porque o rendimento das pessoas é exponencialmente maior com espaços otimizados e, consequentemente, organizados e funcionais.

Então, se você quer descobrir a importância da otimização de ambientes e conferir as melhores dicas de otimização para espaços de trabalho, acompanhe o texto. Boa leitura!

Importância de otimizar espaço no escritório

Manter o local de trabalho otimizado é imprescindível para facilitar a realização das tarefas do cotidiano, já que o ambiente fica mais produtivo e eficiente.

Já pensou em como seria bom nunca mais ter que perder tempo procurando objetos que parecem desaparecer e gerar estresse nos colaboradores e nos líderes? Uma das questões que a otimização ajuda a resolver é a desorganização.

Dicas para organizar e otimizar espaço do escritório

Agora, vamos para a parte prática. Acompanhe, a seguir, 9 dicas fundamentais para conseguir otimizar os espaços e facilitar o trabalho no dia a dia de um escritório!

1. Limpe diariamente

Manter o local limpo faz muita diferença na otimização do ambiente. A limpeza é um convite (muitas vezes inconsciente) para não somente conservar a higiene, como também para manter ordenado. Por isso, cuide para que o chão, bancadas e estações de trabalho estejam livres de poeira e outros tipos de sujeira.

2. Organize documentos periodicamente

Às vezes, um documento que você precisa em determinado instante está bem acessível e você não percebe devido à falta de organização. A procura por ele gera estresse e perda de tempo, além de atrasar o trabalho.

Para evitar esse tipo de imprevisto, é recomendável que você organize os documentos (em papel ou em arquivos digitais) regularmente. Ao fazer isso, aproveite para definir quais documentos não são mais necessários e descartá-los. Assim, você reduz o volume de itens e encontra com mais facilidade o que precisa.

3. Utilize caixas de armazenamento

Para guardar tudo de forma adequada, é fundamental investir em soluções que sejam, ao mesmo tempo, práticas e funcionais e que ajudem a economizar espaços. Uma dessas soluções são as caixas organizadoras.

Elas conseguem acomodar grandes quantidades de objetos, como o estoque e os materiais menos usados. Mas não basta colocar tudo lá dentro de forma aleatória. O ideal é preencher cada caixa com um tipo de item e etiquetar tudo.

4. Invista em móveis adequados

Os móveis mais adequados para otimizar espaço são conhecidos os móveis de apoio. Por exemplo:

  • pequenas estações de trabalho;
  • nichos com repartições;
  • cadeiras ergonômicas;
  • armários compactos;
  • bandejas.

Seus benefícios são deixar o local mais funcional e profissional e tornar a rotina de trabalho mais produtiva. Afinal, esses itens ajudam a manter todos os objetos importantes em repartições próprias e sempre ao alcance das pessoas.

5. Use uma iluminação adequada

Ambientes pouco luminosos são um convite ao acúmulo de objetos, que ficam pouco visíveis e, assim, causam menos incômodo visual. Portanto, ao manter o local bem iluminado, as chances dele ficar sempre em ordem são muito maiores.

Para isso, utilize uma boa iluminação central e invista e em pontos extras de luz, a exemplo das ilhas de trabalho. Com isso, os colaboradores serão estimulados a manter o ambiente longe da bagunça.

6. Mantenha só o essencial sobre a mesa

Acumular objetos em cima das mesas de trabalho interfere na concentração, prejudicando na produtividade dos colaboradores. Além disso, é mais difícil limpar uma estação de trabalho cheia de objetos, o que favorece o acúmulo de sujeira.

Então, procure manter na bancada somente o que é necessário à execução das tarefas mais corriqueiras. O que não for de uso diário deve ser guardado em gavetas e outros compartimentos. Além disso, invista em organizadores de objetos pequenos para canetas, blocos de anotações, clipes e outros.

7. Aposte num ambiente modular

Sempre que o tipo de negócio permitir, convém transformar o local em um ambiente único, totalmente aberto, conhecido como open space. Então derrube as paredes (desde que isso não afete a estrutura do local) e as divisórias de drywall.

Se for necessário separar os ambientes, prefira dividi-los com móveis vazados que cumpram bem a função de dividir e organizar o local. Eles ainda podem ser harmonizados com divisórias vítreas ou acrílicas, sem sobrecarregar o ambiente.

8. Prefira móveis inteligentes

Escolha móveis versáteis para o escritório, que se adaptem ao uso segundo a necessidade — por isso conhecidos como móveis inteligentes. Essa estratégia é válida para poupar espaços em escritórios pequenos e também para deixar tudo organizado, independentemente do tamanho do ambiente.

São exemplos de móveis com múltipla função:

  • os monitores giratórios, que podem ser utilizados por toda a estação de trabalho;
  • as estantes modulares, cujos módulos podem ser dispostos segundo a necessidade;
  • os móveis que se transformam em outros, como uma cadeira que vira em escada;
  • os armários para guardar cadeiras que não são usadas (e outros itens);
  • os bancos-baús, onde podem ser acomodados materiais do escritório.

9. Aposte na decoração eficiente

A maneira de compor a decoração dos ambientes é muito importante para causar a sensação de que o espaço é maior — ou seja, otimizá-lo —, além de deixá-lo organizado, agradável e confortável. Só assim, nos sentimos confiantes no ambiente de trabalho.

Há diversos artifícios que deixam o ambiente visualmente mais amplo. Um deles, já abordado, é a iluminação. Outra estratégia bem conhecida é usar espelhos, que ampliam o ambiente e ainda refletem a iluminação, o que representa economia de energia elétrica.

Neste post, você descobriu a importância de otimizar espaço no ambiente de trabalho. Também conferiu as melhores dicas para alcançar essa importante meta. Agora, basta organizar uma equipe, pôr a mão na massa e colher os benefícios de um ambiente otimizado!

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