Entenda o que é e como funciona uma casa inteligente!

Entenda o que é e como funciona uma casa inteligente!

A casa inteligente já é uma realidade pensada no momento do anteprojeto arquitetônico. Os recursos disponíveis para facilitar a experiência de viver bem estão mais diversos e intuitivos.

A ideia futurista de uma casa com inteligência própria voltada para entender as necessidades dos moradores já é uma realidade.

O arquiteto tem sido o responsável por encontrar as formas mais eficazes para viabilizar esses privilégios. Afinal, nada mais sofisticado do que saber investir em escolhas acertadas e que promovam benefícios ao longo da vida.

O uso da tecnologia smart para uma casa inteligente, no projeto arquitetônico, é justamente a solução que tem conquistado clientes que aprenderam a desejar o melhor.

Se você faz parte e gosta do universo da vanguarda arquitetônica, buscando ideias para antecipar as melhores formas de conforto para o seu cliente, continue a leitura e entenda a casa inteligente.

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente é uma moradia em que os aparelhos eletrônicos estão conectados entre si, de modo a simplificar e facilitar comandos.

Para explicar melhor, basta pensar em situações em que os moradores precisam viajar e precisam deixar as luzes acesas durante a noite, por exemplo. Ao investir na compra de lâmpadas inteligentes, esse problema é facilmente solucionado.

Afinal, basta programar, por aplicativo do celular, os horários de atividade das fontes luminosas. Seguindo esse raciocínio, outros aparelhos também podem ser programados. Inclusive, a programação pode ser combinada. Logo, é possível abrir cortinas, acender as luzes e ligar música na caixa de som, por exemplo.

Dessa forma, uma casa conectada significa ter sistemas avançados de automação. Portas, janelas, controle de temperatura, entre outros.

Quais os principais itens de uma casa inteligente?

O avanço das tecnologias tem produzido novidades para o uso da casa inteligente. Aparelhos multifunção, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros móveis inteligentes estão cada vez mais hiperconectados. Selecionamos algumas tecnologias importantes sobre as smart houses. Confira logo abaixo.

Smart speakers

“Alexa, toque uma música para relaxar.” Se você já esteve em uma casa que tinha um smart speaker, provavelmente já escutou uma frase parecida. Isso porque esses aparelhos foram desenvolvidos para serem assistentes pessoais.

Logo, eles trazem mais praticidade e, inclusive, organizam a gestão de outros dispositivos, como controle de luzes, lembretes, timer, entre outros. Para entender melhor, os smart speakers são divididos em três partes. O microfone, a caixa de som e a inteligência artificial.

Dessa forma, o usuário consegue dar comando de voz e iniciar uma comunicação com a caixa, já que ela emite alerta e responde aos comandos. Tudo isso acontece por conta da capacidade do dispositivo interpretar e responder, de forma personalizada, as interações iniciadas pelo usuário.

Iluminação inteligente

Acenda uma lâmpada sem a necessidade de apertar um botão no interruptor. Ou ainda, dê esse comando sem precisar lembrar disso, apenas programando anteriormente. A iluminação inteligente basicamente é isso.

Atualmente, ela está ainda mais acessível para as residências. Afinal, há muitas lâmpadas com preços simpáticos disponíveis no mercado. Por isso, a revolução tecnológica proporcionada pela alta conexão da internet, com sistemas operacionais mais dinâmicos, possibilitou o uso de vários formatos de iluminação.

O resultado é um cenário mais democrático e, em certa medida, até futurístico para o cotidiano dos moradores. Assim, iluminação inteligente é a capacidade de ativar a luz de modo remoto, do lugar onde você estiver, mesmo que não esteja em casa. O funcionamento e regulação dos recursos, como a intensidade e cor, das lâmpadas, está ao alcance do seu celular.

Quer programar o desligamento automático ou o funcionamento em horário predefinidos? Com a iluminação inteligente, isso é possível. Além disso, o uso de sensores de movimento e outras tecnologias também podem ser combinados, facilitando o conforto e a experiência de morar bem.

Sistemas de segurança inteligentes

Outra plataforma tecnológica que mudou a relação com a casa são os sistemas de segurança inteligentes. Eles são responsáveis por executar diversas funções que antecipam soluções de problemas que possam gerar riscos ou perigos para os moradores.

São sistemas que podem identificar invasões e, com isso, automatizar todas as medidas cabíveis, como a conexão direta com centrais de segurança, a gestão de fechaduras, cercas elétricas, entre outros.

Energia inteligente

Com a crise do sistema energético brasileiro, o uso da energia inteligente apareceu como uma importante tecnologia para o presente e o futuro. Isso porque, por meio dela, são viabilizadas formas mais econômicas de utilizar as fontes de energia. Dessa forma, há uma redução de custos. O sistema entende a necessidade de intensidade luminosa ou não, por exemplo.

Quais as vantagens da casa inteligente?

Até aqui você já deve imaginar os benefícios de ter uma casa hiperconectada, com sistemas de automação pensados para atender as individualidades de uma família.

Logo abaixo, detalhamos informações importantes para levar em consideração, principalmente no momento de produzir um projeto arquitetônico voltado para uma casa inteligente.

Facilidade de instalação

É verdade que sistemas de automação em residências e prédios já existiam, mesmo antes dessa tecnologia se popularizar. No entanto, era preciso de uma complexa estrutura hidráulica e elétrica. Isso acabava por inviabilizar o acesso de muitas pessoas.

As possibilidades são mais acessíveis atualmente. Os equipamentos de uma casa inteligente são de fácil instalação e manutenção. Uma smart speaker, por exemplo, basta ser ligada a uma tomada e configurada no aplicativo do celular, para começar a funcionar.

Praticidade

O conforto de, após um dia de trabalho, abrir a porta de casa, entrar e se deparar com as luzes já acesas, a sua playlist preferida tocando em som ambiente são praticidades possíveis com uma smart house. Isso tem um impacto notável na sua vida, afinal, você economiza energia, não apenas a elétrica, mas a psicológica.

Comodidade e segurança

Basicamente, uma casa inteligente é a forma mais rápida de assumir o controle da gestão do lar. Logo, isso traz mais comodidade e segurança. Afinal, você não precisa mais ficar lembrando de tantas tarefas. As suas responsabilidades são reduzidas a apenas dias específicos de consulta e atualização dos processos.

Desejar ter uma casa inteligente já é uma realidade para inserir no projeto arquitetônico dos clientes. Afinal, como você viu neste artigo, com os aparelhos certos, os sistemas de automação são fáceis e econômicos para implementar.

Qual parte do conteúdo você, definitivamente, vai começar a implementar nos seus projetos? Deixe agora um comentário e conte para nós!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.