O que é coliving? Tire esta e outras dúvidas!

O que é coliving? Tire suas dúvidas sobre este tema!

Você sabe o que é coliving? Trata-se de um espaço de moradia onde os moradores costumam ter interesses semelhantes, como empreendedorismo, tecnologia, arte ou sustentabilidade, e procuram uma forma de viver que promova a interação social, a troca de ideias e o apoio mútuo.

Por isso, muitas vezes, as comunidades de coliving são formadas por jovens profissionais, estudantes, nômades digitais e pessoas que estão em transição de vida. Continue lendo e saiba o que é coliving e os tipos de moradia compartilhada!

O que é coliving e como funciona?

Coliving é uma forma de moradia compartilhada em que os residentes têm espaços privativos, como quartos individuais ou suítes, e compartilham áreas comuns, como cozinhas, salas de estar e banheiros. Assim, é considerado uma evolução do conceito de moradia coletiva, que busca proporcionar uma experiência de vida mais comunitária e colaborativa.

Como o estilo coliving surgiu?

O conceito nasceu para responder à necessidade de soluções habitacionais mais flexíveis e econômicas. As primeiras experiências de coliving remetem aos anos 1960 e 1970 com as comunidades como os hippies e os movimentos de comunidades alternativas, que buscavam um estilo de vida comunitário, compartilhando recursos e responsabilidades.

Entretanto, embora a ideia de viver em comunidades compartilhadas não seja nova, o termo “coliving” ganhou popularidade nos últimos anos. Assim, o conceito moderno de coliving começou a ganhar força no início dos anos 2000, com o crescimento das startups, da economia compartilhada e da geração do milênio.

Quais são os tipos de coliving?

Existem muitas variações de moradias compartilhadas cada um com suas características específicas. Confira!

Coliving de curta duração

Nesse caso, ele é voltado para estadias de curto prazo, geralmente entre algumas semanas e alguns meses. Por isso, é popular entre viajantes, profissionais nômades e pessoas que desejam experimentar diferentes colivings antes de se comprometerem com um de longo prazo.

Coliving de comunidade

Esse coliving enfatiza a importância da comunidade e da participação ativa dos moradores. Para isso, são criadas atividades conjuntas para incentivar a interação entre os moradores, como:

  • jantares comunitários;
  • grupos de interesse;
  • workshops e
  • eventos etc.

Coliving tradicional

Aqui os moradores compartilham um espaço físico, como uma casa, apartamento ou prédio, onde possuem seus próprios quartos privativos e compartilham áreas comuns, como cozinha, sala de estar e banheiros.

Coliving corporativo

É uma forma de coliving destinada a profissionais que trabalham para a mesma empresa ou setor. Assim, empresas podem alugar espaços em colivings para seus funcionários, proporcionando um ambiente colaborativo e de convivência.

Coliving temático

Se baseia em interesses compartilhados ou estilos de vida específicos. Dessa forma, eles podem ser voltados para artistas, empreendedores, idosos, estudantes, vegetarianos/veganos, entre outros. A vantagem é poder escolher um coliving com base em afinidades e objetivos comuns.

Coliving de luxo

Neste caso, eles oferecem uma ampla gama de comodidades e serviços, como academia, piscina, spa, limpeza, serviço de concierge, entre outros. Ou seja, são projetados para pessoas que desejam uma experiência de moradia compartilhada mais exclusiva e sofisticada.

Coliving rural

Nesse caso, o coliving está localizado em áreas rurais ou remotas, proporcionando um ambiente tranquilo e natural. É uma opção para aqueles que desejam escapar do ritmo urbano e se conectar com a natureza.

Quais as principais vantagens do coliving?

As várias vantagens fazem dessa forma de moradia atraente para muitas pessoas. Confira-as!

Mais Facilidades e conveniência

Os espaços funcionais de coliving costumam ser projetados para fornecer facilidades e conveniências aos moradores. Isso pode incluir cozinhas compartilhadas totalmente equipadas, áreas comuns mobiliadas, lavanderias, áreas de coworking, salas de jogos e muito mais. Essas comodidades tornam a vida mais conveniente e confortável, eliminando a necessidade de comprar e manter esses itens por conta própria.

Mais parcerias profissionais

As moradias compartilhadas podem ser excelentes oportunidades para fazer novos contatos profissionais, pois você estará cercado por pessoas com interesses e objetivos diversos, podendo gerar contatos profissionais, colaborações em projetos e aquisição de novas experiências e habilidades.

Maior Custo-benefício

O coliving costuma ser mais acessível financeiramente em comparação com alugar um apartamento ou uma casa sozinho. Isso porque, ao compartilhar os custos de aluguel e serviços básicos, como internet e energia, é possível economizar dinheiro. Além disso, muitos colivings oferecem comodidades adicionais, como áreas de lazer, espaços de trabalho compartilhados e serviços de limpeza, sem custos extras.

Mais design moderno

Os espaços de coliving são projetados para atender às necessidades dos moradores contemporâneos, geralmente jovens profissionais ou nômades digitais. Assim, estes espaços costumam ter uma estética moderna e funcional.

O design moderno é caracterizado por:

Maior Flexibilidade

O coliving oferece flexibilidade em termos de duração da estadia. Assim, enquanto os aluguéis tradicionais geralmente exigem contratos de longo prazo, o coliving permite que você alugue um espaço por curtos períodos, como algumas semanas ou meses. Isso é especialmente interessante para pessoas que precisam se mudar com frequência pelo trabalho, estudos ou outras circunstâncias.

Mais sustentabilidade

A sustentabilidade de um coliving depende de vários fatores, incluindo o comportamento dos moradores e o gerenciamento adequado dos recursos. Para isso, é essencial considerar todos esses aspectos ao avaliar se determinada moradia compartilhada é sustentável.

Menos isolamento

Para muitas pessoas, especialmente aqueles que se mudam para uma nova cidade ou país, o coliving pode ajudar a reduzir a sensação de isolamento, que pode levar à solidão. Assim, a presença de uma comunidade acolhedora e as atividades compartilhadas podem criar um ambiente socialmente estimulante, fornecendo apoio e companhia.

Mais interação

Morar em um espaço compartilhado possibilita aos moradores conhecerem e conviverem com pessoas de diferentes origens e culturas. Essa interação resulta em novas amizades, colaborações profissionais e também a uma sensação de pertencimento.

Nesse sentido, listamos alguns pontos relevantes:

1. Uso eficiente de recursos

O compartilhamento de espaços pode levar a um uso mais eficiente de recursos, já que várias pessoas utilizam um único espaço. São exemplos a energia elétrica, água e aquecimento, que podem ser utilizados de forma mais consciente e reduzir o consumo total.

2. Compartilhamento de bens

Os moradores ainda podem compartilhar bens duráveis, como eletrodomésticos, ferramentas e outros recursos, evitando que cada indivíduo tenha seus próprios itens, resultando em uma menor demanda de produção e menos resíduos.

3. Oportunidades de reciclagem

Com um grupo de pessoas vivendo juntas, a implementação de um sistema eficiente de reciclagem pode ser facilitada, como separação adequada de resíduos, compostagem e redução do desperdício.

4. Espaços multifuncionais

Os colivings costumam ser projetadas com ambientes multifuncionais e flexíveis, podendo ser adaptados para diferentes atividades. Assim, observa-se uma melhor utilização do espaço disponível.

Nesse texto você conferiu o que é coliving e que essa pode ser uma excelente alternativa às opções tradicionais de moradia, como alugar um apartamento sozinho ou dividir uma casa com amigos. Ele combina a privacidade dos espaços individuais com os benefícios de compartilhar experiências e recursos com outras pessoas, criando um ambiente de convivência enriquecedor.

Gostou do conteúdo? Para se atualizar sempre, siga-nos agora nas nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramPinterestYouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.