almofadas decorativas

Como usar almofadas decorativas? Veja aqui!

As almofadas decorativas são itens bastante utilizados e lembrados no momento de pequenas e grandes reformas. Elas podem adicionar mais uma camada de profissionalismo ao projeto arquitetônico. Isso porque são soluções simples para trabalhar a paleta de cores, texturas e volumes dos ambientes.

Embora sejam fáceis de encontrar em lojas, há quem precise de mais tentativas para conseguir acertar nas combinações de almofadas corretas para o espaço. Se você quer aprender, de fato, a utilizar todo o potencial desses objetos versáteis de decoração, continue a leitura.

Neste texto, mostraremos como utilizar os principais tipos de almofadas — estampadas, com listras, de crochê, tamanhos personalizados e tecidos texturizados. Além disso, você aprenderá quais são as melhores para os diferentes ambientes do lar.

Boa leitura!

Quais são os principais tipos de almofadas decorativas?

Falar em decoração significa criatividade. Além disso, podemos dizer que o principal segredo é aprender a utilizar soluções simples. A partir delas, você consegue chegar a resultados com muitos detalhes e impacto visual.

Durante o processo de escolhas da decoração, não apenas para almofadas, há quem prefira seguir o caminho de comprar peças muito chamativas e trabalhadas. Isso pode ser interessante, mas também há mais possibilidades de erros. Uma boa decoração acontece pela junção de objetos. A equação funciona assim: peças mais discretas somadas a outros utensílios com maior protagonismo.

Estampadas

As almofadas desse tipo são uma ótima oportunidade para identificar a personalidade dos moradores. Isso porque, por serem estampadas, podem apresentar referências de muitos gostos, como o universo geek. Por isso, muitas lojas têm a opção de personalizar.

Ou ainda, há muitas pessoas que presenteiam com almofadas. Logo, não é difícil encontrar esses objetos estampados com frases, fotos, desenhos e até paisagens.

Com listras

Um dos grandes clássicos do universo da decoração. As almofadas com listras dão leveza e podem ser responsáveis por criar ambientes específicos para o local. Por exemplo, as com listras azuladas e fundo branco, podem remeter a uma pegada marítima ou praieira. Há muitas possibilidades de listras, lembrando que elas dão um efeito de volume ao objeto.

De crochê

Uma das melhores formas de trazer textura para o ambiente. As almofadas de crochê podem ser ótimos recursos para auxiliar na sofisticação do ambiente, com delicadeza. Para se ter uma ideia, imagine uma sala de estar totalmente branca. A utilização de uma almofada de crochê também branca pode “quebrar” esse branco, dando mais dinamismo ao local, sem sair da harmonia do ambiente.

Tamanhos personalizados

Ainda pouco utilizadas de forma popular, elas são ótimas para dar impacto visual ao ambiente. Afinal, uma almofada de tamanho personalizado pode dar volume ao móvel, além do conforto.

Ainda sobre o exemplo anterior da sala com uma paleta totalmente branca, imagine o uso de um tamanho personalizado. Uma almofada gigante, em formato da cabeça do mestre Yoda, personagem do Star Wars. O destaque seria imediato. Apresentamos um exemplo “extremo” de uso de cores, mas isso segue funcionando de formas mais sutis.

Tecidos texturizados

Além do crochê como uma forma de dar volume, por meio da textura, há muitas outras possibilidades. Aposte em tecidos com materiais que possuem formas rugosas, ásperas, onduladas, macias ou lisas.

Como usar almofadas decorativas?

Agora, a principal questão é conseguir utilizar de forma eficiente esses objetos. Isso significa aprender a distribuir bem as texturas, cores, estampas, volumes e posições.

Posição

Qual o tamanho do sofá ou poltrona? A depender desse fator, a posição e quantidade de almofadas mudará. Por exemplo, um sofá grande pode ser preenchido, por toda a sua extensão, com almofadas. Se ele for menor, com três lugares, você pode utilizar uma combinação, de duas ou três almofadas, nas extremidades.

Cores

Para acertar na harmonização de cores, utilize o círculo cromático. Ele é uma referência para fazer combinações por pares, tríades e outros esquemas de cor. Para acertar, identifique as cores do ambiente, paredes e móvel em que as almofadas vão ser colocadas, cor do piso, tapetes e outros objetos.

Perceba quais são as cores predominantes. Por exemplo, se a maioria dos itens for de tons quentes (laranja, amarelo, vermelho), analise, no círculo cromático, quais são as cores que combinam com ele.

Estampas

Utilizar estampas requer um pouco de mais cuidado. Observe as dimensões de cada estampas e a combinação de cores. Isso será fundamental para conseguir a harmonia. Isto é, uma estampa com bolinhas muito pequenas pode combinar com outra estampa com bolas maiores. No entanto, atenção às cores e texturas.

Combinações

Para acertar: almofadas mais elaboradas devem vir em número menor do que as almofadas simples. Isso não é uma regra, mas pode ser de muita ajuda, principalmente para quem não tem tanta experiência.

Como decorar almofadas nos diversos ambientes do lar?

Siga as funções de cada cômodo para acertar no processo. Isto é, se o quarto é um local de descanso e home office, aposte em tons mais calmos e com personalidade. Agora, para a sala, que geralmente é a estrela e a primeira impressão de um apartamento, você pode colocar cores mais fortes e texturas.

Também observe os tipos de sofá e poltronas. A dica é: se as cores do revestimento forem mais discretas, você pode investir no contraste e utilizar, nas almofadas, uma paleta mais chamativa.

Por que utilizar almofadas na decoração?

Elas deixam o ambiente mais aconchegante, com conforto e personalidade. Além disso, é um modo mais fácil de mudar a decoração. Inclusive, você pode fazer trocas de combinações e obter novas estéticas, com economia e eficiência.

Agora você viu o quanto as almofadas decorativas podem mudar, para melhor, a estética do ambiente. Lembre-se de utilizar a combinação certa de cores, com base na referência do círculo cromático. Além disso, apostar em texturas e formatos personalizados facilita a valorização dos móveis e de todos os outros ambientes. Por último, a dica é: combine as almofadas com poltronas e cadeiras Flexform.

Este artigo foi importante para ajudar você a conseguir fazer escolhas corretas na decoração? Então deixe nos comentários quais as cores e tipos de almofadas que você mais gostou e vai usar.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.