Ergonomia 22/07/2024
Ergonomia na Saúde, Educação e Tecnologia: entenda por que importa!
Investir em cadeiras de trabalho e outros móveis que priorizam a ergonomia é fundamental para a produtividade a curto prazo e sua saúde ao longo do tempo.
Se você busca a melhor cadeira de escritório para a sua função ou quer investir nelas para uma empresa mais eficiente, precisa entender a relação entre opções de qualidade e seu impacto na rotina profissional.
Para isso, vamos mostrar neste artigo a importância da ergonomia no trabalho e como ela influencia três setores dos mais importantes atualmente: Saúde, Educação e Tecnologia. Continue lendo para saber mais!
A importância da ergonomia no trabalho
Muitas profissões hoje exigem que pessoas passem mais tempo sentadas em frente a uma tela. Uma tendência que só tem aumentado com a popularização do home office. Impulsionadas pela pandemia, as posições de trabalho remoto, em que o profissionais ficam em casa, aumentou consideravelmente.
Um estudo recente mostra que 63% dessas pessoas caminha apenas para ir ao banheiro ou à cozinha. Então, como viver esse tipo de rotina sem esforço excessivo em partes do corpo ou comprometimento da saúde a longo prazo?
Além dos exercícios, a melhor forma de evitar problemas físicos e mentais no futuro é investir na ergonomia do espaço de trabalho. Cadeiras, mesas, apoios, móveis de suporte, tudo isso precisa ser pensado para comportar o corpo humano e permitir a realização de suas funções da maneira correta, aumentando a produtividade e o bem-estar.
A ergonomia na área de Saúde
Para avançar ainda mais na discussão, vamos nos aprofundar na importância da ergonomia em áreas importantes e bem amplas de nosso mercado, começando pela Saúde.
A área da Saúde é bastante variada em funções, mas muitas delas são realizadas em configuração de escritório, com cadeiras e mesas para o trabalho — como consultórios, recepções, triagem, etc.
Por isso, a escolha de móveis adequados nesses ambientes faz com que a ergonomia impacte diretamente no sucesso do negócio e seus colaboradores.
Para você entender melhor a relação, separamos os benefícios do investimento em ergonomia em três frentes. Confira.
Impacto produtivo
Boas cadeiras de trabalho, com mesas e telas apropriadas que incentivem bons hábitos de postura, diminuem o esforço para tarefas sentadas que podem se tornar uma distração no desempenho do profissional de saúde.
Os móveis ideais para home office e escritórios são aqueles que facilitam o trabalho, permitindo acesso rápido a recursos como computadores, impressoras e ferramentas no caso de médicos e atendentes.
Assim, cada colaborador otimiza sua função para, em um fluxo coletivo, otimizar a produtividade de empresas de Saúde e atender melhor seus clientes.
Impacto no bem-estar
Dores e outras consequências de posições inadequadas de trabalho aumenta a carga de estresse, o cansaço e problemas psicológicos.
Isso afeta não só o atendimento do profissional, como a longevidade produtiva. Em levantamento pré-pandemia, foram quase 40 mil pessoas afastadas por LER/Dort no Brasil em 2019. Número que só tende a aumentar com a popularização do home office.
Investir em cadeiras de escritório de qualidade e outros móveis que focam na ergonomia é dar boas condições de trabalho hoje e garantir o bem-estar por mais anos no futuro.
Impacto mercadológico
Na área da saúde, a ergonomia tem papel importante no sucesso de empresas. Afinal, do paciente que espera na recepção até o médico que atende, a ergonomia está envolvida em todas as etapas de um atendimento no setor.
A organização do espaço, a escolha de longarinas adequadas, a configuração da recepção e a otimização de consultórios combinam para o resultado ideal de mercado: uma empresa que atende bem, com rapidez e que dá aos profissionais a condição ideal para realizarem seus trabalhos.
A ergonomia na área de Educação
Assim como na área da Saúde, a área da Educação deve prezar tanto pela ergonomia dos profissionais como dos alunos. Afinal, ambos ficam por muito tempo sentados em sala de aula.
Nesses casos, o impacto produtivo é duplo. A ergonomia do mobiliário, como cadeiras de trabalho para professores e carteiras adequadas, diminui o cansaço do profissional e ajuda no foco do aprendizado para os alunos.
Falando em quem trabalha na área, a importância da ergonomia é ainda maior quando pensamos nas funções fora de sala.
O home office sempre foi uma realidade dessa classe, que precisa preparar aulas, corrigir provas e estudar bibliografias para melhorar cada vez mais seu desempenho.
São ações que exigem muito da concentração, dos olhos e das articulações superiores do corpo. Ter uma cadeira apropriada é evitar a sobrecarga que leva a doenças no futuro, capazes de atrapalhar o rendimento ou até mesmo afastar o profissional.
A ergonomia na área de Tecnologia
Poucas área de mercado dependem tanto hoje da ergonomia como a de tecnologia. E é também um dos setores que mais contrata em home office.
Isso significa que investir em cadeiras de escritório, mesas e apoios se torna quase que uma obrigação para quem quer ter uma carreira duradoura na área.
O setor é bastante homogêneo, mas existem algumas características muito comuns para quem trabalha nele: tempos extensos sentado, olhos na tela, com muita digitação e uso de mouse.
Muitas vezes, a flexibilidade de horas e de local de trabalho criam situações pouco ideais, como utilização de assentos que não foram feitos para o trabalho, mesas com altura indesejada ou até mesmo pessoas que trabalham deitadas.
O maior problema para uma área tão dependente do uso de computadores é que as consequências negativas demoram a aparecer: dores nos ombros e costas, desconfortos, formigamento nas pernas, enxaquecas, tendinites, etc.
Portanto, para quem trabalha com Tecnologia, é fundamental se antecipar a esses problemas. Investir em um home office bem planejado, com cadeira de escritório de qualidade e móveis que permitam o posicionamento correto de telas e periféricos, é reduzir as chances de problema no futuro.
Além de ter mais produtividade hoje, você investe na sua saúde amanhã. Seja para você, seja para uma empresa, contar com boas cadeiras de trabalho e espaços adequados à ergonomia é fundamental para o sucesso.
Quer saber mais sobre o que faz de um assento ser ideal para o trabalho? Veja este comparativo sobre as cadeiras de escritório Flexform mais vendidas!