tipos de poltronas para quarto

Tipos de poltronas para quarto: veja aqui!

Saber os tipos de poltronas para quarto é mais uma forma de construir coerência e originalidade para o seu projeto arquitetônico. Conhecer além do repertório básico sobre um móvel tão essencial pode dar ótimos insights para facilitar a tomada de soluções. Afinal, em determinados aspectos de um projeto, o uso de uma poltrona pode ser a resposta para trazer cor, volume e otimizar o diálogo com o mobiliário do local.

A poltrona é um tipo de cadeira com braços, estofada e larga. Basicamente, funciona como um sofá de um único canto. Dessa forma, o móvel pode adquirir um protagonismo em salas, quartos, varandas e, de modo menos usual, até cozinha.

De fato, a inserção desse objeto é uma forma de atrair a atenção e aumentar o tempo de uso nos espaços. Isso porque, ao se sentar com conforto, se torna mais possível a realização de atividades que demandam tempo, como leitura, uma soneca, conversas, navegação na internet ou redes sociais.

Pensando nisso, selecionamos, de forma simples e intuitiva, as principais informações para se considerar ao escolher tipos de poltronas para quarto. Assim, após a leitura deste texto, você saberá quais as variações desse objeto e os quatro aspectos para acertar nesse investimento para o projeto arquitetônico. Confira!

Quais são os principais tipos de poltronas para quarto?

Você já deve ter encontrado os mais diversos tipos de sofás. A peça clássica tem uma similaridade importante na poltrona, como mencionado. No entanto, as dimensões são menores, e o uso é individual.

O fato de haver uma alta demanda por apartamentos em locais com cada vez menos oferta de espaço tem criado plantas de apartamentos menores. Logo, há uma necessidade de repensar formas, procurando adaptar para otimizar os espaços.

As poltronas são um exemplo de objetos da casa brasileira que tem mudado seu design para se adequar às mais variadas realidades. O resultado são móveis multiuso e tecnológicos. No entanto, tudo começa pelo essencial e, tendo em vista esse repertório, é possível ter mais autonomia para criar. Confira os principais tipos de poltronas para quarto.

Pequenas

Muito utilizada como objeto decorativo, poltronas com dimensões menores são ótimas para compor volumes em um ambiente. Por exemplo, o uso de uma cama king size, com 1,98 por 1,85 metros, pode dialogar bem com duas pequenas poltronas no quarto. Isso porque, nesse caso, é usado o contraste, um dos principais recursos estéticos na organização de ambientes.

Grandes

De modo oposto, as poltronas de grandes dimensões são ótimas para destacar algum local. Geralmente, são muito utilizadas para atividades que demandam mais tempo, como a leitura de um romance ou mesmo um cochilo. Há opções reclináveis que facilitam ainda mais o conforto.

Clássica

É um móvel com função sempre útil, independentemente do tempo e de novas linguagens. Clássicos são denominados assim por seguirem valorizados com o passar dos anos. Nesse sentido, o formato de uma poltrona clássica segue esse raciocínio e pode ser um elemento para quem optar por acertar de primeira no projeto arquitetônico.

De couro

A sofisticação e nobreza do material promovem mais peso visual para esse tipo de poltrona, que também pode inserir-se no formato clássico. É um objeto de forte apelo estético, que, ao lado de uma fonte de luz, como um abajur de chão, pode destacar-se no quarto.

Reclinável

Já mencionamos esse atributo em uma poltrona do tipo grande. Além dessa aplicação, há poltronas reclináveis com dimensões menores e várias possibilidades de regulagem. Isso pode ser ótimo para dar mais dinamicidade ao espaço. Afinal, objetos com várias maneiras de uso otimizam o lugar.

Para decoração

Há alguns tipos de poltronas que se destacam explicitamente em seu visual. Logo, são ótimas como objetos de decoração. Isso porque elas podem ter cores mais chamativas, texturas e formatos diferenciados. Por exemplo, uma poltrona esculpida no toco de uma árvore.

Como escolher uma poltrona para o quarto?

Após passarmos por todos os formatos essenciais de uma poltrona, é o momento de aprofundarmos a jornada de conhecimento. Sucede que ajudaremos você a ter mais autonomia ao saber escolher a poltrona ideal para diferentes projetos de quarto. Assim, não deixe de conferir logo a seguir.

Função da poltrona

Lembra quando falamos que a poltrona é um sofá de um único lugar? Partindo desse princípio, o objeto permite acomodar e dar conforto aos habitantes ou visitantes do local. Por isso, a poltrona cumpre uma função de descanso da coluna, gerando mais ergonomia.

Logo, tê-la em um ambiente como o quarto é uma ótima forma de diversificar os usos do espaço. Isso porque ela pode ser mais um canto para trabalhar no home office ou apenas descansar.

Acabamento

Há uma diversidade praticamente infinita de acabamentos de poltrona. Por isso, esse objeto é tão versátil e pode servir para dar coerência à paleta de cores do projeto arquitetônico, trazendo texturas e criando volumes e pontos de atenção.

Combinação com outros móveis

Já falamos da combinação de uma cama king size com poltronas pequenas. Além disso, todos os outros tipos de poltrona podem resultar em combinações originais e orgânicas para o local.

Afinal, elas podem aparecer em formatos arredondados, dando a sensação de mais fluidez ao espaço. De outra forma, poltronas com ângulos mais retos e quadrados têm um peso visual que pode ser ideal para compor propostas minimalistas que trabalhem com o uso de uma única cor.

Tamanho

Uma das correntes mais contemporâneas do design é o trabalho com dimensões até então pouco utilizadas e imagináveis. Logo, há certos tipos de poltronas, assinadas por designers famosos, que brincam com o tamanho. Desse modo, poltronas que se conectam com o tempo, ou que avançam horizontalmente, podem auxiliar na originalidade do ambiente.

Os tipos de poltronas para quarto podem ter variados tamanhos, texturas, cores e formatos. Por aqui, você já viu o quanto essa peça pode trazer soluções incríveis para o quarto. Ela agrega valor estético e usabilidade, criando pontos focais e dialogando com os outros móveis de diferentes dimensões.

Quer continuar essa conversa e entender melhor as suas necessidades de poltronas e outros objetos para o seu projeto arquitetônico? Então, entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.