Curadoria 27/09/2023
Cores para interior de casa
A pintura de uma casa serve tanto para contribuir com a sua preservação quanto com sua estética, seja por dentro ou por fora. Além de proteger as paredes contra poeira e desgaste, a tinta também adiciona personalidade ao ambiente. A questão é saber como escolher as melhores cores para o interior de casa.
Claro que não existe só uma forma de pintar sua casa. Você pode escolher diversas combinações de cores e até criar esquemas diferentes para cada ambiente. Porém, para quem não tem muita experiência com decoração e pintura, pode ser uma tarefa difícil. Afinal, há muitos fatores a serem considerados.
Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas que vão ajudar a escolher as cores para o interior de casa. Acompanhe.
Escolha cores que você gosta
É verdade que certos esquemas de cores ficam mais na moda de tempos em tempos ou podem combinar mais com outros elementos. Tanto que algumas pessoas fazem questão de pintar o interior de casa apenas com as tendências mais recentes. Mas, e se você não gosta dessas tendências ou elas só não se encaixam no ambiente que você tem?
A resposta é simples: ignore tudo e faça do seu jeito! Sua casa precisa atender ao seu gosto e ao de mais ninguém. Priorize as cores que mais agradam e depois pense no que combina com elas. Basta ter um pouco de cuidado para não exagerar e criar combinações muito agressivas.
Combine com os objetos já presentes
Se você já tem um ambiente bem definido, com móveis e outras decorações, então a pintura também precisa levar esses elementos em conta. Não adianta muito usar cores fortes em todas as paredes se você tem um sofá marrom e prateleiras de MDF.
A menos que você pretenda trocar toda a mobília, as cores para interior de casa devem seguir a harmonia do local. Ter muita disparidade de estilos no mesmo ambiente, especialmente nas cores, pode até ser cansativo para o olhar.
Pense no efeito que a cor terá no ambiente
Cada cor também desperta emoções diferentes no ambiente. O amarelo, por exemplo, é bem associado à alegria, à fome e à animação. Uma cor muito interessante para colocar em áreas abertas e iluminadas, mas pode atrapalhar seu descanso ter uma cor forte assim em seu quarto.
A escolha entre final ainda depende de você. Não é raro que algumas decisões menos convencionais também criem um bom resultado. Apenas tenha em mente como elas podem afetar a sua maneira de interagir com sua própria casa, especialmente em espaços pequenos.
Aproveite bem a iluminação
Uma cor que parece bem bonita no quintal, onde o sol bate quase o dia todo, pode não ficar tão bem quando usada em um ambiente fechado, como a cozinha, que só usa iluminação artificial. Sendo assim, você precisa levar em conta como certas cores interagem com a luz ao redor antes de escolher qual usar na pintura.
Em áreas externas, pense em quanta luz natural chega no ambiente ao longo do dia e como ela é refletida. Já no interior da casa, a principal diferença está no uso de lâmpadas com luz branca ou luz amarela. E se você usa luzes coloridas em algum local, tenha em mente que ela vai “se misturar” com a cor das paredes.
Atenção redobrada com o acabamento
O segredo para uma boa pintura é o acabamento. Não basta apenas colocar uma camada de tinta e esperar que ela seque. Para que o resultado final fique com o efeito desejado, há todo o trabalho de limpar a parede, adicionar uma base e depois múltiplas camadas de tinta.
Qualquer defeito na parece também afeta as cores para interior de casa. E, em alguns casos, pode ser que a primeira camada não bloqueie completamente a cor. Seja quando você faz a pintura por conta própria ou com assistência profissional, tenha atenção aos detalhes e ao acabamento da pintura. Se não, os defeitos aparecem depois.
Use simuladores de cores para interior de casa
Sabemos que é difícil escolher as cores para interior de casa só olhando na loja ou na própria lata. Mesmo com bastante imaginação, você só pode ter certeza do resultado depois que a tinta seca e alguns dias se passam.
Uma alternativa aqui é usar os simuladores de cores. São aplicativos para celular ou online que permitem tirar uma foto do ambiente e ver como a tinta ficaria em cada parede. Não é perfeito, mas dá bem mais informação para escolher a cor certa para cada ambiente.
Pense se vai pintar tudo ou só uma parte
Outra prática bem comum é pintar deixar as paredes com cor neutra, como branco ou bege, e pintar apenas uma delas com um tom mais destacado, como vermelho, roxo ou azul. Às vezes até escolhem várias cores diferentes, uma para cada parede. Uma boa opção para deixar o local mais vivo e diversificado.
Naturalmente, isso afeta seu planejamento. Primeiro, todas as cores precisam combinar bem entre si e ficar equilibradas. Segundo, todas devem harmonizar com a mobília e outras decorações do ambiente. Por último, você via precisar de quantidades diferentes de cada cor.
Inspire-se em outras casas
Mesmo com todas as dicas que citamos, ainda pode ser difícil escolher apenas uma cor. Sendo assim, por que não procurar inspiração em outras casas? Não faltam exemplos disponíveis online de decoração de interiores que você pode usar como base.
A ideia aqui não é copiar o estilo de outra casa para o seu. Afinal, algumas particularidades importantes não serão as mesmas. Apenas usar esses exemplos como inspiração, algo para dar ideias e facilitar a escolha da sua melhor pintura.
Com essas dicas, você já pode escolher as melhores cores para interior de casa. Mas não tenha pressa para tomar essa decisão. Tire o tempo necessário para experimentar com diferentes cores até encontrar aquela que mais combina com seu estilo.
Quer encontrar mais opções para criar um ambiente único e belo para sua casa? Então veja aqui nosso artigo sobre bioarquitetura.