Veja as melhores dicas de como escolher móveis para sala!

Veja as melhores dicas de como escolher móveis para sala!

Como escolher móveis para sala, proporcionando conforto e estética de forma permanente? Afinal, quando um projeto arquitetônico acerta na qualidade, se torna mais fácil manter o sentimento de frescor e novidade do local.

Logo, a assinatura do arquiteto alcança o objetivo desejado e evidenciado por profissionais famosos da história da arquitetura. Isto é, fazer um projeto que seja imune ao tempo, necessitando apenas de mudanças pontuais com o passar dos anos.

A escolha dos móveis para a sala é um recurso importante para garantir isso. Dessa forma, selecionamos este conteúdo gratuito, simples e direto para quem, realmente, quer um design de excelência para o seu projeto. Acompanhe!

Quais os tipos de sala?

Antes de descobrir as melhores dicas para escolher móveis da sala, é preciso deixar claro quais são os tipos de sala. Munido dessas informações, você dá mais um passo para garantir agilidade, estética e funcionalidade ao ambiente.

Jantar

A sala de jantar, geralmente, é o lugar onde as refeições são feitas. A depender do projeto, ela também pode funcionar como um espaço integrado à cozinha. Na verdade, a tendência é essa praticidade e versatilidade para os ambientes. Isso porque, fundir a sala de jantar com a cozinha permite otimizar projetos que têm espaço limitado.

Além desses usos, atualmente, com o crescimento do trabalho remoto ou home office, a sala de jantar também se tornou um espaço de trabalho. Dessa forma, essa região do apartamento ou casa possui um uso intenso e variado – logo, as escolhas de móveis precisam levar isso em consideração.

TV

Fazer uma social com os amigos e a família, comemorar aniversário, tirar um tempo de descanso logo após o trabalho ou esperar dar a hora de algum compromisso. A sala de TV tem essas funções de conforto e lazer.

Ela tem esse nome porque, quase sempre, é acompanhada de um aparelho de TV. No entanto, isso pode ser substituído por outro item que oportunize o bem-estar.

Estar

É um ambiente que também pode funcionar como a sala de TV, a depender das dimensões da planta. Por isso, também é um lugar de lazer e conforto para receber amigos, fazer leituras, tomar café, entre outros.

Lembre-se de que a sala de estar pode ter suas funções ou ser uma extensão de outros ambientes da casa. Além disso, em muitos projetos, é o primeiro espaço da casa visto por quem adentra o apartamento.

Como decorar e escolher os móveis para a sala de jantar?

Agora que as funções da sala de TV, jantar e estar já estão devidamente claras, é o momento de prosseguir no raciocínio e entender como decorar e escolher os móveis adequados. Com isso, a utilidade de cada ambiente é facilmente indicada e praticada.

Entenda os tipos de mesa

Saber o melhor formato de mesa para o ambiente é uma conta simples, mas que precisa de atenção aos detalhes. Afinal, um bom projeto arquitetônico também se faz no entendimento das reais necessidades por trás do desejo de cada cliente. Dito isso, os tipos de mesa são divididos por formatos (quadrada, redonda ou retangular) e dimensões (pequena, média e grande).

A partir desses tipos, há adições. Por exemplo, mesas que são desmontáveis, giratórias e irregulares. De forma geral, esteja atento ao espaço disponível e às áreas de circulação. Isso porque uma mesa circular vai tomar mais espaço e é mais complicada de ser compartimentada.

Há ainda mesas que são híbridas, feitas sob medida, obtendo formatos irregulares para aproveitar, ao máximo, o espaço. Mesas quadradas ou retangulares são escolhas mais clássicas, pois apresentam espaço utilizável e se encaixam com mais versatilidade nos ambientes.

Veja o que fica bem para cada tipo de mesa:

  • quadrada ou redonda — ideal para centralizar em um ambiente;
  • retangular ou comprida — serve para encostar na parede, insere volume ao ambiente, podendo ser um ponto importante de textura e cor.

Lembrem-se de preservar o espaço de circulação, pois isso vai garantir fluidez e bem-estar aos moradores. Afinal, a escolha de bons móveis, como cadeiras confortáveis, deve também contemplar o melhor encaixe para o ambiente.

Aproveite o espaço

Por falar em fluidez, entenda que o maior segredo para acertar na escolha dos móveis para a sala é o olhar atento ao aproveitamento de espaço. Afinal, simplificando, o que todo cliente deseja é se beneficiar de um local que seja de fácil locomoção, associado ao uso de móveis confortáveis.

Dessa forma, para aproveitar melhor o espaço, faça um estudo atento das dimensões do apartamento ou casa. Em seguida, entenda quais são as prioridades dos moradores. Dessa forma, você saberá as funções essenciais que cada tipo de sala deve ter para aquele projeto.

Utilize a melhor iluminação

A iluminação viabiliza a sensação de bem-estar, destaca cores, texturas e pode, inclusive, funcionar como um objeto decorativo, com a vantagem de não ocupar espaço.

Veja as dicas abaixo:

  • utilize lustres modernos para acentuar a cor e formato dos móveis;
  • espalhe pontos de luz na sala para destacar quadros ou objetos pontuais decorativos;
  • escolha chapas de metal próximas às paredes e acople lâmpadas para criar uma iluminação difusa e elegante;
  • separe alguns spots de luz para iluminar próximo à mesa.

Decore pelo simples

Quem conhece projetos de referência na arquitetura sabe a importância de utilizar a simplicidade. Isso não significa simplismo. Isto é, uma proposta simples pode ter muita cor, textura e criatividade.

No caso de móveis para sala utilizando da simplicidade, o segredo é escolher algum ponto específico para aplicá-la. Por exemplo, as formas geométricas do quadrado, círculo, triângulo e retângulo são referências de simplicidade que podem ser replicadas em formatos de móveis.

Logo, é possível aplicar simplicidade utilizando um sofá retangular, combinando com uma mesa de formato semelhante e até uma luminária. Além disso, mesas de centro, tapetes, puffs e outras bancadas de apoio são bons elementos para adicionar à decoração.

Entendeu como escolher móveis para a sala após todas as informações que você acessou por aqui? Já sabemos a importância de apostar em formatos geométricos básicos, utilizando a seu favor a iluminação e entendendo a função de cada tipo de sala.

Gostou deste conteúdo? Seja a primeira pessoa a acessar os nossos novos artigos e assine agora mesmo a nossa newsletter.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.