Materiais Sustentáveis no Design de Interiores: Tendências e Opções Eco-friendly

Com a crescente preocupação da população mundial com o meio ambiente, utilizar móveis e materiais eco-friendly nos seus projetos tem o potencial de gerar um grande diferencial competitivo, que pode ajudar a aumentar os valores cobrados pelo seu trabalho e garantir uma boa demanda.

Esse tipo de material gera diversos impactos positivos e, com escolhas de móveis de uma empresa que oferece qualidade, como a Flexform, você consegue entregar projetos incríveis e que consideram aspectos de sustentabilidade.

Quer entender melhor sobre os motivos a fim de incorporar materiais sustentáveis no design de interiores? Então, continue a leitura e confira o conteúdo que desenvolvemos especialmente para você!

O que são materiais eco-friendly?

Os materiais eco-friendly nada mais são do que aqueles que têm um impacto ambiental reduzido quando comparado com os materiais convencionais. De acordo com uma pesquisa publicada pela Mintel em 2022, a preocupação dos consumidores com questões ambientais cresceu e atingiu mais de 45%.

Com esses dados, nota-se a importância de adequar os seus projetos de design de interiores e incorporar móveis eco-friendly a fim de atender as demandas dos seus clientes e garantir maior sustentabilidade.

Esses móveis são projetados para serem mais sustentáveis em termos de recursos naturais, energia, emissões de poluentes e resíduos. Por isso, vale a pena considerá-los na hora de desenvolver os projetos.

Por que os materiais sustentáveis são tendência na arquitetura?

Os móveis produzidos de forma sustentável e com materiais ecológicos estão se tornando uma tendência no design de interiores por várias razões. A seguir, apresentamos algumas delas para você se aprofundar no assunto e considerar essa tendência nos seus projetos. Confira!

Gera maior sustentabilidade ambiental

Com o crescimento da consciência ambiental da população, mais pessoas estão em busca de profissionais que ofereçam suporte na hora de realizar projetos que envolvam aspectos relacionados ao eco-friendly.

Nesse sentido, móveis são projetados considerando os aspectos ambientais, utilizando materiais reciclados, renováveis e de baixo impacto começam a ser tendência e devem ser incorporados em seu portfólio de trabalho.

Eleva a saúde e bem-estar

Contar com móveis que elevam a qualidade de vida dos seus clientes também é um aspecto importante que deve ser considerado nos projetos, não é mesmo. Esse é mais um dos motivos pelos quais os móveis eco-friendly estão ganhando espaço no mercado.

Por exemplo, eles são produzidos com menores índices de produtos químicos que podem gerar poluição e prejudicar a saúde da população. Desse modo, gera melhora na qualidade do ar e contribui para um ambiente mais saudável.

Aumento da durabilidade

Ter móveis com alta durabilidade e qualidade também é um ponto essencial a fim de construir uma boa imagem sobre o seu trabalho. Por meio da escolha de móveis de empresas confiáveis e que tem preocupações ambientais, você atinge esse objetivo.

Nesse sentido, os móveis eco-friendly, em geral, são projetados para serem duráveis e de alta qualidade. Esse fator tende a reduzir a necessidade de substituição frequente dos itens da casa e, consequentemente, diminuir o desperdício.

Como fazer uma boa decoração com materiais eco-friendly?

Agora que você já sabe que o eco-friendly é uma tendência e as principais razões para isso, que tal descobrir como colocar esse conceito em prática? A seguir, destacamos várias dicas que podem ajudar. Confira!

Aposte em estilos mais eco-friendly

A primeira prática que você pode incluir na hora de fazer os seus projetos é pensar em estilos do design de interiores que mais combinam com esse conceito. Essa ação tende a gerar ideias que vão simplificar o seu trabalho.

Por exemplo, o estilo minimalista pode ser uma ótima opção para criar um ambiente ergonômico, incrível e, ao mesmo tempo, adequado aos conceitos de sustentabilidade cada vez mais demandados pelos clientes.

Busque por móveis de qualidade

Contar com itens de marcas reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos ajuda a alcançar ainda mais vantagens a partir do uso da tendência que é o eco-friendly. Por isso, vale a pena fazer uma boa procura.

Observe o que outros consumidores falam sobre a marca escolhida nas redes sociais, em sites de reclamação e até mesmo no Google. Assim, fica mais fácil encontrar móveis com materiais sustentáveis para compor o seu projeto.

Escolha empresas com certificações ligadas a sustentabilidade

Encontrar empresas certificadas pela responsabilidade ambiental que empregam no processo produtivo é mais um passo para incorporar esse conceito nos seus projetos e atender as demandas que são crescentes.

Existem diversas certificações que podem ser observadas na hora de buscar por parceiras para os seus projetos, como a ISO 14001, que é obtida por empresas que monitoram sua performance ambiental constantemente para aperfeiçoá-la, e NBR ISO 14020/24, que é oferecido para empresas com critérios de excelência a nível ambiental.

Por que os produtos da Flexform podem ser opções?

Fazer uma boa decoração considerando a tendência eco-friendly pode ser ainda mais simples ao contar com os móveis da Flexform. Somos uma empresa certificada e reconhecida pelo nosso compromisso com aspectos ambientais, contando, inclusive, com as certificações destacadas acima.

Além disso, temos produtos exclusivos que podem te ajudar na hora de criar um projeto que atenda as demandas dos seus clientes e esteja adequado a essa nova tendência que vem ganhando mercado.

Por isso, vale a pena observar todos os produtos disponíveis em nosso site, dando uma atenção especial para nossos sofás e poltronas, que podem te ajudar a compor ambientes encantadores e aconchegantes para os seus clientes.

Com os produtos da Flexform, você conta com alta tecnologia, responsabilidade ambiental, durabilidade e muitos outros benefícios que vão te ajudar a construir uma reputação incrível no mercado.

Ao compreender como incorporar as opções eco-friendly nos seus projetos, sem perder a qualidade e coerência deles, você começa a se destacar no mercado. Por isso, vale a pena seguir cada uma das dicas que foram descritas ao longo deste texto, e não se esqueça, para ter móveis de qualidade, uma parceria conosco é uma excelente alternativa.

Quer saber mais detalhes sobre nossos produtos? Então, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.